Yamaha Crosser 150 ABS 2023: aventureira mirim
Já como modelo 2023, pequena aventureira ganha modernizações no visual, com bloco óptico futurista em LED nas versões S e Z
Já como modelo 2023, pequena aventureira ganha modernizações no visual, com bloco óptico futurista em LED nas versões S e Z
Pode parecer estranho, mas o modelo Yamaha Crosser 150 ABS, com estilo fora de estrada, é muito apropriado para rodar também nas cidades. Com suspensões de maior curso, bom ângulo de esterçamento do guidão e roda dianteira com aro 19 polegadas, a moto enfrenta melhor o rali diário das cidades com suas atapetadas vias.
VEJA TAMBÉM:
Lançada em 2014, inicialmente como versão única, passou a contar com duas versões, logo depois: Crosser 150 ABS S e a Crosser 150 ABS Z. Esses dois modelos, já como 2023 ganham modernizações técnicas e visuais e chegam ao mercado no fim de abril.
O preço sugerido da Yamaha Crosser 150 ABS versão S é de R$ 16.590, nas cores Black Eclipse e Vermelho Pepper. O preço sugerido da Crosser 150 ABS versão Z é de R$ 16.790 com a tradicional cor da marca, Blue Competion e também Dakar Areia. Todos os preços sugeridos não incluem o frete.
A diferença entre as versões S e Z está no para-lama dianteiro: no modelo Crosser 150 ABS S, o componente é mais baixo, junto à roda e motor pintado em preto fosco, com vocação um pouco mais urbana. O modelo Yamaha Crosser 150 ABS Z, com para-lama dianteiro mais alto, encara melhor a terra.
As duas, contudo, contam com o mesmo robusto conjunto mecânico, com motor de um cilindro do tipo flex, para consumir etanol ou gasolina. As modernizações visuais e técnicas estão no conjunto de iluminação dianteiro, totalmente reformulado. O farol ao estilo projetor agora é em LED, emoldurado por luz de posição diurna, criando um bloco futurista.
Os LEDs também proporcionam maior potência na iluminação, menor consumo de energia e maior durabilidade. Também há LEDs na lanterna traseira, que ganhou novo desenho. Outra atualização foi no painel, que agora é totalmente digital em tela LCD, igualmente com iluminação em LED e fundo blackout para minimizar reflexos.
O novo painel tem ainda indicador de marcha engatada indicador do nível do combustível, com tanque de 12 litros de capacidade, relógio de horas, conta-giros de barras, velocímetro e hodômetros total e parcial, além da luzinha Eco, que sinaliza alertando a forma mais econômica de pilotar.
Outra praticidade incorporada aos novos modelos é a tomada 12v que fica próximo ao painel, para conectar e carregar aparelhos eletrônicos. Na ergonomia, banco em dois níveis com altura de 850 mm do chão e um guidão que pode ser regulado em até 15 milímetros para frente, ajustando ao biótipo do piloto.
O motor de um cilindro, 149 cm3, duas válvulas e arrefecimento a ar é o mesmo que equipa os modelos street Factor 150 e Fazer 150. Abastecido com etanol, fornece 12,4 cv. Com gasolina a potência é de 12,2 cv, sempre a 7.500 rpm. O torque de 1,3 kgfm a 6.000 rpm é o mesmo para os dois tipos de combustível.
O câmbio tem cinco velocidades. Complementando as características mistas, asfalto e terra, a saída do escapamento é elevada, e as rodas, raiadas com aro intermediário de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira.
Os freios são a disco nas duas rodas. Na dianteira, 245 mm de diâmetro e, na traseira, 203 mm. O sistema ABS está presente na roda dianteira, entretanto, não pode ser desligado nem mesmo para rodar na terra. Se o motor é compartilhado com os modelos exclusivamente para o asfalto Factor e Fazer 150, as suspensões tem amplitude bem maior em função da possibilidade de encarar a buraqueira no fora de estrada, por exemplo.
A suspensão dianteira é telescópica, não invertida, com 180 mm de curso com sanfonas de proteção para o garfo. A suspensão traseira é do tipo mono com link e tem 160 mm de curso na roda. O quadro é em tubos de aço do tipo berço semi-duplo, com barras de apoio em alumínio para o passageiro, além de garupeira integrada.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Muito top
Qual é o valor dessa moto????
Míseros 21.5
Moto linda
O painel só mudou o estilo mas já marcava tudo isso que foi mencionado, tenho uma 2018 que gosto muito já tive 3 e acho que agora esse modelo vai a 4 rsrs
Moto ficou top 10 a 0 na Bross
Eu tenho uma xtz 150 ano 2019, é uma moto excelente pra andar no asfalto, porém na areia ou lama, derrapa muito, pois a coroa e pequena,grande espaço entre o pião e coroa,e as bengalas são muito em pé, isso facilita a derrapagens, a engenharia da moradora deveria rever esse projeto pra dar mais segurança ao cliente e deixa os totalmente satisfeitos.
Moto top demais gostei