“Cross Credo”: acorda Dona Toyota!

Mesmo depois de cometer inúmeros deslizes com o Corolla Cross, Toyota parece não ter aprendido a lição e segue vacilando com o consumidor

Toyota fez gambiarra em escapamento do Corolla Cross
Toyota fez gambiarra em escapamento do Corolla Cross (Foto: Reprodução)
Por Boris Feldman
Publicado em 20/04/2022 às 07h32

É inacreditável que uma fábrica como a Toyota, a maior do mundo e com o conceito internacional que adquiriu de qualidade e confiabilidade, tenha derrapado nas quatro ao lançar o Corolla Cross. (Que até ganhou apelido de “Cross Credo”…).

O pior é que continua derrapando, pois economizou no projeto mas continua contando tostões desde então. Sucesso de vendas pois é um Toyota. E um Corolla. E SUV! E o mercado compra a imagem sem analisar, comparar, nem fazer contas.

Entre as inúmeras escorregadas, ela deixou o silencioso em destaque lá na ponta do escapamento. Tantas foram as reclamações que ela nem pensou em mudar o projeto: muito mais barato pintá-lo de preto para disfarçá-lo.

VEJA TAMBÉM:

Mas acreditem, só o pinta da metade pra trás. Gambiarra mesmo. E o pior, mal pintado e descascando em quase todos os carros. Não bastasse, para compensar a falta de chips (semi-condutores) no mercado, resolveu trocar o fornecedor do sistema de multimídia.

E “ Bingo!”, uma reclamação atrás da outra, pois não espelha celulares e vive travando. Acorda, dona Toyota !

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
60 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Walnei da Costa 25 de abril de 2022

A Toyota acha is brasileiros um lixo. Esse mesmo carro nos EUA é outro carro. Suspensão traseira multlink , freio de estacionamento eletrônico, acabamento interno mais luxuoso, luzes em todos os acionamentos de vidro, espelhos retrovisores, multimídia sem cabo, som de primeira, entre outros. Fora o precinho. Só otario que compra Toyota. Até que enfim eles tiraram de linha aquele carro dos horrores, Etios. Mas lançaram a merda do yares. O bobos mesmo assim compram.

Avatar
Marcio Tadeu 24 de abril de 2022

Já tive um Toyota Corolla, 2018 , na época zero, comparativamente com outras marcas como a Jeep, Hyundai, Chery Caoa, carros tive e alguns tenho ainda, quem compra Toyota compra o logotipo, carro que “não quebra” e só, do resto é um pé de boi. O custo beneficio de outras marcas é muito superior ao da Toyota e isso é indiscutível. Mais Toyota vez a marca e agora deita na cama..kkk

Avatar
DJALMA PINHEIRO 23 de abril de 2022

Pena que troquei de marca e comprei um Corolla Cross, pois o defini como uma carroça com um bom cavalo.
Há de tudo errado nele. Veja que a falta de alinhamento da parte da frente com o meio pelo desencontro das linhas o faz parecer um carro “emendado”. O acabamento é de um carro de segunda linha e não um com o preço dele. A suspensão traseira torna a viagem em via acidentada como se se estivesse numa caminhonete rural.
Pior, a “sacanagem” da marca com o cliente em lançar um carro pelado num ano e disfarçar um pouco no modelo seguinte com alguns acessórios, fazendo o preço do modelo anterior usado cair.
Embora aqui em casa minha filha tenha um Corolla híbrido, assim que achar um carro que me interesse vou vender para nunca mais compra de uma marca que não tem nenhum compromisso com o cliente, qual seja, a Toyota que só sabe fazer, e mais ou menos, carros para motoristas e não para passageiros.

Avatar
Carlos 23 de abril de 2022

Deixa de inventar história, você obviamente não tem um Corolla Cross.
Basta conferir TODOS os canais do youtube mostrando o conforto do modelo. Aliás, essa sempre foi a característica do Corolla. Alguém dizia que o Corolla com eixo de torção parecia uma ‘caminhonete rural’? Pelo contrário.
A Toyota só sabe fazer carros mais ou menos na sua opinião. Pois é, estamos falando do Corolla, carro mais vendido no mundo há muito tempo. Todo mundo está errado, só você está certo…. kkkkkkkkkkk
Enfim, viva a sua fantasia e seus delírios. Compre um Compass: o câmbio derrete e está consumindo mais óleo do motor que gasolina.

Avatar
Gilberto 24 de abril de 2022

Mais um corollamaniáco iludido na praça que só vê o corolla como único carro no mundo… acorda manê….

Avatar
Carlos 2 de maio de 2022

Caro Gilberto
Pelo (baixo) nível da sua resposta, nem é preciso de qualquer outro argumento.
Quem ataca a pessoa sem conseguir responder o fato é porque não tem razão alguma.
Se você for vendedor, há espaço para todos. Fale do seu produto apenas, é mais ético!

Avatar
Reynaldo 22 de abril de 2022

Não gosto do carro, acho feio. É minha opinião. Agora reclamar de um carro por causa do abafador do escapamento é muita frescura….

Avatar
Ricoinside 23 de abril de 2022

O que vc está fazendo em um site de carros então?

Avatar
Reynaldo 23 de abril de 2022

Não entendi sua linha de raciocínio, o que tem a ver eu achar esse carro feio com a reclamação da pintura do escapamento dele e da frescura que isso está ocasionando??? Até parece que é só a Toyota que explora o brasileiro!!!!

Avatar
Fábio Augusto Sampaio Guidon 22 de abril de 2022

Os donos de Corolla Cross ficam apavorados de terem seus veículos desvalorizados, eu concordo pelnamente com a reportagem, a Toyota c.. e anda pro brasileiro, de mim não leva um centavo.

Avatar
Paulo Moureiro 22 de abril de 2022

Concordo. A Toyota confia na própria fama e abusa do consumidor brasileiro. Muito feio isso!!!

Avatar
Luiz lima 22 de abril de 2022

Não é só a toyota, nemhuma montadora está preocupada com o consumidor brasileiro, só visam lucro excessivo e a conversinha é a mesma desde que se instalaram no país,culpando os impostos.

Avatar
SERGIO BREIM 24 de abril de 2022

Essa idéia de Cross pegou o brasileiro de jeito o qual paga milhares de reais a mais por plásticos e adesivos sendo que a maioria desses carros servem só para ostentar o que não existe.

Avatar
José de Jesus 22 de abril de 2022

É pra acabar com os piqui do Goiás,não faz mal não gosto de piqui mesmo….

Avatar
alexandre 22 de abril de 2022

como sempre a Toyota incomodando os concorrentes,5 anos de garantia,7 airbags,motor 177cv, sensor de faixa, piloto aut. adaptativo, etc,e a imprensa batendo forte na pintura de escapamento,é não ter + argumentos para criticar uma montadora que incomoda a todos,Toyota, número um no mundo!!!

Avatar
Leonardo 21 de abril de 2022

Podem falar o quer for , mas o Corolla Cross vende igual água
Por quê?

Avatar
Luiz Lima 22 de abril de 2022

Quando o brasileiro deixar de ser trouxa e exigir qualidade e valor justo nos automóveis, muitas montadoras vão deixar o país porque eles não estão nem aí pros brasileiros, acordem, com os americanos isso jamais acontece porque eles não pagam caro por produtos de baixa qualidade.

Avatar
Hamilton 23 de abril de 2022

Luiz Lima, vamos falar de qualidade então? Qual carro dá defeito? O Compass é o mais vendido e basta procurar os videos das oficinas no youtube para ver como ele dá problemas, alguns bem sérios como o câmbio.
Se você não cuidar do nível do óleo do Compass/Renegad/Toro, ele baixa tanto que funde o motor. Mesmo com tudo isso, o problema de qualidade é um silencioso visível pelo motorista que dirige atrás?

Avatar
Uelton 23 de abril de 2022

Brasileiro é “maria vai com as outras” compram Toyota pela fama! Muitas marcas menos prestigiadas que entregam muito mais.

Avatar
PEDRO LUIZ ROSA ACACIO DA SILVA 26 de abril de 2022

Amo meu Corolla Cross híbrido, antes tinha um Prius e sempre gostei da economia de gasolina dos híbridos da Toyota. Só não comprei o novo Prius pois as ruas do Brasil não estão no padrão dele, ele é muito baixo. Enfim a única coisa que eu não gostei foi o escapamento não sei por que cargas d’água fizeram de cor diferente e tão explícito.

Avatar
Carlos 21 de abril de 2022

O silencioso mais à vista não leva o carro para a oficina. O freio de estacionamento acionado com o pé é comum nos EUA e tem Mercedes que usa. Mas o cambio do Compass que derrete depois de alguns anos leva o carro para a oficina, e custa muito caro o conserto. Basta olhar o Reclame Aqui para ver qual dos dois frequenta o site por causa de problemas crônicos. Já posso adiantar que do escapamento ninguém reclama lá!

Avatar
Juarez 21 de abril de 2022

Mais de R$ 210 mil num Corolla Cross híbrido e vc tem que PINTAR a ponta do escapamento…me poupa Toyota !!!

Avatar
Carlos 21 de abril de 2022

Pela Toyota ser a maior do mundo e a de melhor conceito internacional, ela incomoda os concorrentes que nunca conseguirão estar na poli. Kkkkkk

Avatar
Bruno 21 de abril de 2022

Carro brasileiro, feito para brasileiro é isso. Enquanto idolatrar mos marcas/modelos nos empurrarão aquilo que quiserem porque sabem q seus “fãs” irão adquiri los. Carros de péssima qualidade e acabamento, mas pelo simples fato de carregarem o logo de uma marca/fabricante continuam vendendo bem sem nenhum tipo de crítica.

Avatar
Márcio Cunha 21 de abril de 2022

Brasileiro, compra carro pela marca, e não pelo custo benefício.Paga caro e leva o logotipo pra casa..kkkk

Avatar
Uelton 23 de abril de 2022

Concordo plenamente.

Avatar
Hildeberto Barroso Neto 21 de abril de 2022

Nenhum carro satifaz plenamente. Comprei o Corolla Cross 22/23 e estou satisfeito. Silencioso e desliza no asfalto com maciez e rapidez. É confortável e econômico. O design moderno. Para ser sincero, não me incomoda a questão do silencioso e nem tampouco o freio de pé. Tanto faz. Prefiro o excelente motor e leveza do carro. Testei o Compass e o Taos. O primeiro já está com o mesmo formato a muito tempo. O taos é excelente, mas não tenho confiança na marca que poderá tira-lo de linha caso não venda o suficiente. É isso aí. O resto é crítica dos sites que precisam ter o que falar para sobrevivem. Outra coisa. Comprei um Etios para minha filha e ela rodou 6 anos e não tive um centavo de gastos extras. Só a manutenção anual de praxe. Isso é Toyota. O resto é choro da concorrência que vê o Corolla Cross vender cada vez mais.

Avatar
Carlos 21 de abril de 2022

Também comprei um 22/23.
Estou satisfeito. E os concorrentes que se cuidam, porque logo vai ser o campeão de venda.

Avatar
Leonardo 21 de abril de 2022

Verdade

Avatar
Adriano 21 de abril de 2022

Tenho um Corolla Cross, muito bom não tenho tempo para ficar olhando escapamento ou freio de pé, comprei o carro pra andar, quem desdenha é só não comprar ou prefere ficar só criticando,compra um troca o escapamento e isola o freio de pé

Avatar
Lucas 21 de abril de 2022

A Toyota não faz tanta publicidade como a concorrência. Fizeram de tudo para queimar o Etios , agora o corolla cross e o tema sempre é acabamento e o visual . Nessa era da ” modinha ” do turbo quantos casos verificamos de veículos turbo fundindo o motor sem qualquer divulgação de parte da mídia, já que a mesma é bancada por parte dessas montadoras descartáveis. Ja quando um toyota Etios ultrapassa 1 milhão de km rodados com o motor inteiro sai uma nota pequena ou nem isso fazem . A diferença é que os japoneses ainda primam por qualidade . Não vi nenhum consumidor de Honda ou Toyota reclamarem de motor .

Avatar
Elias 21 de abril de 2022

Bom dia estou desde 2009 com a Toyota realmente seu carros são fortes agora mudança tem que tomar cuidado alinhamento do corolla 2020 sai fácil demais vendi o meu com 20 mil km deu maior comentários até paguei um pneu pra loja disse que os km não condizia com o pneu, ar condicionado falta na traseira mus filhos toda viagem reclamava, vedações muito barulho dentro do carro de vento isso a Toyota pode melhorar, agora ia mudar pro Toyota closs meus filhos não deixaram, antes o escape me incomodava fui ver se algum acessório encobria a nojeira, mas não tinha solução ainda fim sai da Toyota.

Avatar
Wimaranis 20 de abril de 2022

Engraçado que se vc entrar na página Opinião do dono no Carros na Web todas as notas das pessoas que tem o carro só falam bem do suv.

Avatar
Luiz Lima 22 de abril de 2022

Falam bem porque estão pensando na revenda e se falar o real o prejuízo vai ser maior

Avatar
Luiz lima 22 de abril de 2022

Não só a toyota mas as montadoras em geral não dão a mínima pro consumidor brasileiro. No mercado americano a maioria dos carros que elas vendem aqui, não venderia um. Carros no Brasil são os mais caros do mundo e geralmente os piores.

Avatar
Flaviano Alves Ribeiro 20 de abril de 2022

Ao invés de ficar falando mal do Corolla Cross em todas as matérias porque vocês não falam bem dos carros dos seus patrocinadores, vai ficar menos feio tanta reportagem para difamar o Corolla Cross.

Avatar
Rogério 20 de abril de 2022

Tenho Corolla Cross, vou vender, não pelo escapamento, mas por outros problemas que me incomoda, a saber:
– Freio de pé, é péssimo.
– Porta Luvas abre para baixo, e se tiver alguém no banco do passageiro, fica difícil abrir
– espaço para o passageiro de trás, é muito apertado, e para motorista de alta estatura, como eu, não pode levar outro adulto atrás
– multimídia precisa de cabo para espelhar o celular.
– quando piso no acelerador para acelerar rapidamente, o motor muda relação das engrenagens, coloca a rotação do motor em 3 a 4k RPM e parece que está desguelando o motor, com um ruído muito alto. Isso é horrível.

Avatar
Natalino 20 de abril de 2022

Pô amigo, mas que motor que você quer acelerar rapidamente sem subir o giro? é um carro a combustão, a rotação PRECISA subir pra ir rapidamente e qualquer carro a 4k rpm+ vai fazer barulho, o ideal nesse caso é comprar um elétrico.

Avatar
Elias 21 de abril de 2022

Ola estou com o carro mais polêmico do momento new creta, sou velho acho me apaixonei por Toyota mas a vedação da Toyota é péssima meu creta se vc chamar do lado de fora vc não escuta, quando um caminhão passa por vc o barulho é bem pouco não gostei do consumo mas o restante me surpreendeu

Avatar
Fabio 21 de abril de 2022

Mais fake impossível esse comentário.
O freio, o porta luvas, a multimídia e o espaço deu pra ver antes de comprar.
E o motor dele não sobe o giro assim, é óbvio que você não tem o carro!

Avatar
Alessandra 5 de fevereiro de 2024

Vc descreveu tudo que sinto com meu Corolla Cross 2023, só faltou dizer que o amortecedor traseiro é péssimo. Me arrependo de ter saído do HRV

Avatar
Marcos Rogerio 11 de fevereiro de 2024

O último quesito do seu comentário é o que me incomoda no carro. É algo absurdo. Vc pisa no acelerador para fazer uma ultrapassagem e ao invés de sentir o motor, como em outros carros, eu sinto apenas aumentar a rotação do motor , causando um ruído incômodo. Será que é uma característica do câmbio CVT?

Avatar
Rose 20 de abril de 2022

Tenho um Corolla Cross, gosto muito do carro, mas é inadmissível a Toyota trocar o multimídia original por um xing ling, num carro que nas versões mais completas custa mais de duzentos mil reais.

Avatar
Lucas 20 de abril de 2022

Estou na minha primeira experiência com um Toyota e estou gostando muito. O padrão é mais elevado que montadoras mais tradicionais, como Fiat, GM e VW. Não sei de onde tiraram esse apelido de Cross Credo. Pra mim, é pura dor de cotovelo de quem não tem o mesmo sucesso que eles. O maior pecado é o Cross ser menos equipado que o sedan, mas isso é comum à todos os SUVs e será na médios das outras marcas.

Avatar
Marcio 20 de abril de 2022

Eu acredito que outras montadoras assustadas com o sucesso do Corolla Cross estão pagando por essas opiniões. Essa obsessão em criticar coisas pequenas no carro não pode ser a troco de nada. Observação, eu não tenho Corolla Cross, mas essa insistência está chata e sem novidades.

Avatar
Carlos 21 de abril de 2022

Pois é. O Compass 1.3 já teve motor fundido porque o óleo baixou demais – é só procurar na internet. O cambio dele derrete em alguns casos depois de 33 ou 3 anos (há dezenas de vídeos de oficinas mostrando o problema). Ao invés de alertar para problemas mecânicos caros, a moda virou falar de um escapamento à mostra – que por sinal não dá custo algum.

Avatar
Fabí 20 de abril de 2022

Esse Boris adora falar mal da Toyota!!!! É impressionante mesmo! E a Toyota… nem aí pra ele kkkkkkk

Avatar
WILSON GORATO CASSONE 20 de abril de 2022

A TOYOTA sabe que o brasileiro gosta de aparecer. Se colocarem no mercado um LADA com nome Toyota eles compram.

Avatar
Polvo 20 de abril de 2022

Esteticamente esse abafador aparecendo ali é feio, mas acho que quem compra um Corolla Cross não deve estar ligando pela aparência rústica desse elemento do escapamento até porque é um SUV e, em tese, tem aparência mais rústica. Acho que de forma geral, quem compra esse carro procura confiabilidade, desempenho e conforto, mesmo não tendo tantos mimos quanto seus concorrentes. Não gosto de SUV, mas se fosse para comprar um escolheria o Toyota.

Avatar
Rústico 20 de abril de 2022

Aparência “Rústica”???? O carro custa quase 300 mil reais e rústico é normal para ele? Você não entendeu nada da matéria mesmo.

Avatar
Polvo 20 de abril de 2022

Independente do preço, carroceria SUV tem apelo aventureiro e aparência rústica sim, principalmente comparando com sedans e as finadas peruas ou mesmos os antigos hatches médios. No caso do Corolla Cross este silencioso aparecendo ali embaixo não creio que deveria incomodar tanto assim.

Avatar
Marcelo j 21 de abril de 2022

Aonde você viu 300mil, tá louco! Para de exagerar.
E os outros SUVs também não são baratos e a qualidade dos materiais são inferiores, parabéns pra toyota

Avatar
Andre 20 de abril de 2022

Este site tem uma verdadeira obsessão pelo Corolla Cross e pela Toyota. Não sei o porquê, mas que tem isso tem. Chega a ser impressionante a quantidade de matérias sobre ambos. Todas, obviamente, falando mal. Depois não gostam quando alguém diz que não são imparciais. Detalhe: não tenho Corolla Cross, nem meu carro é da Toyota.

Avatar
Lucas 20 de abril de 2022

deve ser porque o corolla cros não é um carro, é uma gambiarra sobre rodas que de corolla sedan, que por sinal é um ótimo carro, não tem nada

Avatar
Marcelo j 21 de abril de 2022

Realmente devem ser pagas, pois tem muitos carros que tem problema não de aparência, más sim de problemas mesmo e ninguém diz nada, essa dor de cotovelo do Boris é antiga

Avatar
Marcio 20 de abril de 2022

Outras montadoras devem pagar por essas opiniões, não tem outra explicação.

Avatar
Marcelo 20 de abril de 2022

Eu reparei a mesma coisa. O Boris repete o ataque à Toyota e ao Corolla Cross incessantemente. Já estou achando BEM suspeito isto, para dizer o mínimo. Eu acho ridículo toda a economia de custo que a Toyota fez em cima do Cross, porém, já encheu essa perseguição toda ao carro. Deixem as pessoas comprarem os carros que elas querem, o dinheiro é delas.

Avatar
Carlos 21 de abril de 2022

Pois é. O escapamento à mostra não é bonito, mas não gera custo nenhum pro dono. Já o câmbio do Compass tem dado prejuízos de até 50 mil para os proprietários. Sobre o que é mais importante falar? Sobre o escapamento…

Avatar
Marcelo 20 de abril de 2022

Minha mãe tem 1. Levei ela p fazer test drive no Compass Taos e Corolla Crosss, e sem opnar deixei ela escolher, mas ela gostou do Corolla Croos, seja pelo desgin e pela macies do carro na cidade, falei que não tinha o turbo… Mas enfim ela gostou… e realmente é mais gostoso de andar nele do que nos outros que são muito duros p o dia a dia na cidade.

Avatar
Elizandra 21 de abril de 2022

Eu acabei de comprar o meu 22/23 e to amando cada detalhe estou maravilhada com o carro ….amandooi

Avatar
Deixe um comentário