Você nem sabia, mas esses 10 carros são classificados como SUVs

Todos eles constam como SUVs nas tabelas divulgadas pela Fenabrave, ainda que a maioria esteja mais para hatch com suspensão elevada

Por Fernando Miragaya 24/03/21 às 15h30
10 carros sao classificados como suvs final
SUVs de Shopping? Sim, é o caso desses carros (imagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)

O mundo é SUV. Onze em cada dez lançamentos do mercado são desse tipo de carroceria, todo mundo deseja esse veículo e até as corridas de bigas do Império Romano, se disputadas hoje, seriam com utilitários. Brincadeiras e licenças numéricas à parte, o fato é que essa atenção do mercado faz muitos carros receberem a pecha de SUVs.

Basta ver que a Renault chama o Kwid Outsider de o SUV dos compactos… mas não é uma coisa nem outra. A mesma marca resolveu destacar que o Stepway, o aventureiro do Sandero, agora é um carro “independente” da linha. Na Citroën e na Peugeot, as montadoras fazem questão de colocar a sigla de Sport Utility Vehicle antes dos C4 Cactus e 2008.

VEJA TAMBÉM:

Mas é isso mesmo? Tudo é SUV? Em um passado nem tão distante, o utilitário esportivo era considerado modelo com carroceria alta, boa altura do solo, pneus todo terreno e tração 4×4. Depois, vieram as ondas dos crossovers, que misturavam elementos de duas carrocerias, como stations wagons com maior vão livre e tração integral, vide Audi Allroad e Volvo XC70.

10 carros classificados como SUVs

A banalização começou no início dos anos 2000. E se podemos eleger um culpado, que seja o Ford EcoSport. O carro inaugurou o segmento de SUVs…. para o asfalto. Modelos com porte de utilitário, mas sem qualquer pretensão off-road, feitos mesmo para a pessoa ter um carro mais alto e rodar na cidade. O Eco até teve uma versão 4WD – por insistência da matriz do fabricante -, mas não representava nem 2% da linha.

Na esteira veio o Renault Duster. E de 2015 para cá, a invasão que se seguiu: Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Peugeot 2008, Volkswagen T-Cross etc. Desta leva mais recente, só o Jeep Renegade ainda mantém as raízes, com versões turbodiesel e tração 4×4.

Só que o próprio setor automotivo embarcou na onda. Hoje, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias) classifica como SUV vários modelos que você até contesta que sejam. E aí se valem daquela percepção: distância do solo, ângulos de ataque e de saída misturados ao porte da carroceria, e eis que temos um utilitário esportivo Nutella.

Por esta razão, selecionamos 10 carros que você não sabia que eram SUVs. Tem monovolume alto, crossover, hatch parrudo… Mas, para o mercado, são utilitários esportivos. Lide com isso.

1. Citroën C4 Cactus

novo suv citroen c4 cactus 7

Antes que comecem os xingamentos a este humilde escriba, vamos aos números. Vão livre do solo de 22,5 cm, ângulo de ataque de 22o e ângulo de saída de 32o. Todos números superiores a modelos como HR-V, Creta e Tracker.

A questão do Citroën é que ele é baixinho e largo, e está mais para crossover. Na verdade, mais parece um hatch bombado que cresceu para os lados. Para a Fenabrave, porém, é SUV. E a marca faz questão de evidenciar isso no site, onde o modelo é vendido como “SUV C4 Cactus”.

2. Suzuki S-Cross

suzuki s cross 2019

Mais um daqueles carros que você não sabia que eram SUVs. O S-Cross nasceu como sucessor do SX4, e mais parece um hatch vitaminado, o que não deixa de ser verdade. Mas ele tem altura do solo de 20,5 cm e ângulos de entrada e saída razoáveis (20º e 30º, respectivamente).

Só que o mais importante para esse crossover genuíno ser alçado à categoria de SUV está no sistema de tração. O S-Cross usa tração integral sob demanda.

3. Honda WR-V

honda wr v 2021 15

Pô, mas ele não é baseado no Fit? Sim, mais um exemplo de crossover que se vale de características técnicas para se meter entre os SUVs. São mais de 20 cm de distância para o solo, 21o de ângulo de ataque e 30,1o de ângulo de saída.

Ok, mas olhando bem o WR-V é um Fit que tomou anabolizantes. Ficou mais alto, mais largo e os apliques jipeiros. Acaba por ser um dos carros que você não sabia que eram SUVs.

4. JAC T40

t40 1

Esse quando foi lançado até a própria marca chinesa falava que ele era para concorrer com os hatches aventureiros da época, como Volkswagen CrossFox, Hyundai HB20X e Renault Sandero Stepway. Mas hoje a JAC só vende SUVs e o T40 embarcou na onda.

As capacidades o credenciam mais como hatch pseudo-off-road mesmo: vão livre do solo de 18 cm, ângulo de entrada de 18º e ângulo de escape de 23º.

5. Peugeot 2008

novo peugeot 2008 frente 3

Quando você vê o 2008 de perfil não sabe se é uma station wagon ou um hatch alto. Um distraído pode até ver semelhanças com uma minivan. Mas está lá na Fenabrave na parte dos utilitários esportivos.

O fato é que o Peugeot 2008 tem números também sutilmente valentes. São 20 cm de altura do chão, e ângulos de 23º e 29º (ataque e saída).

6. Mercedes-Benz GLA

mercedes gla 200 1 3 turbo cinza rodando em cidade

Dá uma olhada em um GLA de frente. Você vai jurar que é um hatch com largura generosa. Mas é tratado não só como SUV, como utilitário de luxo. Afinal, é um Mercedes, tem acabamento superior e ostenta a estrela de três pontas na grade frontal

Curiosamente, o hatch bombado gourmet tem um dos piores números desta lista. São apenas 13 cm de distância do chão para o assoalho do carro. O ângulo de entrada é de 18,3º e o de saída, de 22,1º. Mas, e daí? Todo mundo chama de SUV.

7. Caoa Chery Tiggo 2

caoa chery tiggo 2

O menor modelo da marca vendido no país é um SUV, queiramos ou não. O nome Tiggo, inclusive, é o escolhido pelo fabricante para batizar toda a linha de utilitários esportivos. O estilo quadradinho é o que ajuda o modelo ser classificado como tal.

O crossover, contudo, ainda tem capacidades maiores dos que a de muitos modelos desta relação. Oferece vão livre do solo de 16 cm, ângulo de ataque de 25º e ângulo de saída de 30º.

8. Volkswagen Nivus

vw nivus highline
VW Nivus é SUV (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Um dos carros novatos desta lista não só é classificado entre os SUVs, mas como SUV-cupê, graças ao estiloso, bonito e acentuado caimento da terceira coluna. Também é tímido nos números: 17,6 cm de altura do chão, 18º de entrada e 26,1º de saída.

Justiça seja feita, o Nivus é um dos carros que você não sabia que eram SUVs por causa do próprio mercado e das concessionárias. A Volkswagen em si o considera um crossover.

9. BMW X2

bmw x2 m35i
BMW_X2M35i

Mais um SUV acupezado, e de uma marca premium. Assim como o GLA, o X2 aparenta ser um hatch parrudo, robusto e bastante largo. O vão livre do solo de 18,2 cm dá uma ajudinha ao modelo da marca bávara.

Importante salientar que a BMW chama seus SUVs de… SAVs, acrônimo de Sport Activity Vehicle. Marketing à parte, a montadora também classifica com números pares as variantes cupês, vide Séries 2, 4 e 6, X4, X6…).

10. Lexus UX

lexus ux 200 cinza de frente

Olhe com atenção para o UX 250h, o modelo de entrada da marca de luxo da Toyota. É um hatch bombado né? Só que é considerado no mercado automotivo como mais um SUV premium.

O veículo híbrido é um dos com os menores números de capacidade off-road desta lista. Confira: apenas 16 cm de vão livre do solo, parcos 14 graus de ângulo de ataque e 25 graus, na saída.

Vale a pena gastar tanto para estar na moda com um SUV? Veja, em vídeo, a análise de Boris Feldman!

SOBRE
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Guilherme 27 de março de 2021

Quem sabe, sabe! Boa!

Avatar
Deuro Rossi Facini 27 de março de 2021

É pena que quase ninguém tem a oportunidade e interesse em ver essa matéria tão valiosa e interessante.
Parabéns Boris !!

Avatar
Ayhshsj 27 de março de 2021

Tá somente eu que
Sabia disso, não vi novidade nenhuma

Avatar
Marcio 26 de março de 2021

Depois que a Renault chamou o kwid de mini suv, a moda pegou! Agora até eu sou suv!

Avatar
Anesio 007 26 de março de 2021

Rsrsrsrs.kwid de mini suv é palhaçada….

Avatar
Samarone 25 de março de 2021

Essa moda pegou com força, muito lucro para as montadoras sem esforço, vide Corola e Corolla Cross, Onix e Tracker, e tantos outros, custam o mesmo pra produzir e são vendidos bem mais caros, o Corolla Cross chega a ser pior que o sedan e custa 30 mil a mais, e já tem fila de espera!

Avatar
Alander 26 de março de 2021

Melhor SUV de todos os tempos era o Fusca. Se ele não passasse em uma estrada lameada nenhum outro carro passava também. Só picapes!

Avatar
Isabelita Ferreira de Souza 25 de março de 2021

O NIVUS?????? MEU DEUS ONDE???
O INMETRO DISSE QUE NÃO

Avatar
Sérgio 25 de março de 2021

Tudo agora e suv. Banalizou. Kkk,…meu Fox plus 2009 também é suv.

Avatar
Comentarista 25 de março de 2021

O melhor é não ter carro.
⚠️ Ter um carro custa muito caro, dá trabalho, preocupação e até estresse: é o combustível caro, IPVA caro, seguro caro, a manutenção sai cara,  financiamento é caro, tem a depreciação do carro, gastos com estacionamento, o trânsito é  estressante, tem as multas, o licenciamento, seguro obrigatório, pedágio, medo de assaltos, o trabalho pra lavar, secar, limpar, passar aspirador, encerar, polir, calibrar os pneus, a preocupação com a manutenção e com o modo de dirigir para economizar combustível… Ufa! Melhor é  andar só de  Uber, é outra vida. Kkk

Avatar
jean michel tavares de mello 28 de março de 2021

Vou lhe ser sincero dependendo no caso cidades de médio a grande porte compensa andar de uber…realmente devido a tds esses fatores por vc destacado no máximo ter um unico veiculo para condução em momentos de lazer…e finais de semana…somente usá-lo necessariamente…

Avatar
Sir.Alves 24 de março de 2021

Até fuscão 77 é SUV, basta encher de adesivo e soldar uma junta de metal e levantar de 3cm de suspensão,e fechou a barraca e é só rodar.

Avatar
Osmane Damianse 24 de março de 2021

O Tiggo 2 parece ser o SUV do GOL!!! Kkk

Avatar
André Luis Santos Valadão 24 de março de 2021

Qual desses é esportivo????

Avatar
Deixe um comentário