Você nem sabia, mas esses 10 carros são classificados como SUVs

Todos eles constam como SUVs nas tabelas divulgadas pela Fenabrave, ainda que a maioria esteja mais para hatch com suspensão elevada

10 carros sao classificados como suvs final
SUVs de Shopping? Sim, é o caso desses carros (imagem: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Fernando Miragaya
24 de março de 2021 15:30

O mundo é SUV. Onze em cada dez lançamentos do mercado são desse tipo de carroceria, todo mundo deseja esse veículo e até as corridas de bigas do Império Romano, se disputadas hoje, seriam com utilitários. Brincadeiras e licenças numéricas à parte, o fato é que essa atenção do mercado faz muitos carros receberem a pecha de SUVs.

Basta ver que a Renault chama o Kwid Outsider de o SUV dos compactos… mas não é uma coisa nem outra. A mesma marca resolveu destacar que o Stepway, o aventureiro do Sandero, agora é um carro “independente” da linha. Na Citroën e na Peugeot, as montadoras fazem questão de colocar a sigla de Sport Utility Vehicle antes dos C4 Cactus e 2008.

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Mas é isso mesmo? Tudo é SUV? Em um passado nem tão distante, o utilitário esportivo era considerado modelo com carroceria alta, boa altura do solo, pneus todo terreno e tração 4×4. Depois, vieram as ondas dos crossovers, que misturavam elementos de duas carrocerias, como stations wagons com maior vão livre e tração integral, vide Audi Allroad e Volvo XC70.

10 carros classificados como SUVs

A banalização começou no início dos anos 2000. E se podemos eleger um culpado, que seja o Ford EcoSport. O carro inaugurou o segmento de SUVs…. para o asfalto. Modelos com porte de utilitário, mas sem qualquer pretensão off-road, feitos mesmo para a pessoa ter um carro mais alto e rodar na cidade. O Eco até teve uma versão 4WD – por insistência da matriz do fabricante -, mas não representava nem 2% da linha.

Na esteira veio o Renault Duster. E de 2015 para cá, a invasão que se seguiu: Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Peugeot 2008, Volkswagen T-Cross etc. Desta leva mais recente, só o Jeep Renegade ainda mantém as raízes, com versões turbodiesel e tração 4×4.

Só que o próprio setor automotivo embarcou na onda. Hoje, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias) classifica como SUV vários modelos que você até contesta que sejam. E aí se valem daquela percepção: distância do solo, ângulos de ataque e de saída misturados ao porte da carroceria, e eis que temos um utilitário esportivo Nutella.

Por esta razão, selecionamos 10 carros que você não sabia que eram SUVs. Tem monovolume alto, crossover, hatch parrudo… Mas, para o mercado, são utilitários esportivos. Lide com isso.

1. Citroën C4 Cactus

novo suv citroen c4 cactus 7

Antes que comecem os xingamentos a este humilde escriba, vamos aos números. Vão livre do solo de 22,5 cm, ângulo de ataque de 22o e ângulo de saída de 32o. Todos números superiores a modelos como HR-V, Creta e Tracker.

A questão do Citroën é que ele é baixinho e largo, e está mais para crossover. Na verdade, mais parece um hatch bombado que cresceu para os lados. Para a Fenabrave, porém, é SUV. E a marca faz questão de evidenciar isso no site, onde o modelo é vendido como “SUV C4 Cactus”.

2. Suzuki S-Cross

suzuki s cross 2019

Mais um daqueles carros que você não sabia que eram SUVs. O S-Cross nasceu como sucessor do SX4, e mais parece um hatch vitaminado, o que não deixa de ser verdade. Mas ele tem altura do solo de 20,5 cm e ângulos de entrada e saída razoáveis (20º e 30º, respectivamente).

Só que o mais importante para esse crossover genuíno ser alçado à categoria de SUV está no sistema de tração. O S-Cross usa tração integral sob demanda.

3. Honda WR-V

honda wr v 2021 15

Pô, mas ele não é baseado no Fit? Sim, mais um exemplo de crossover que se vale de características técnicas para se meter entre os SUVs. São mais de 20 cm de distância para o solo, 21o de ângulo de ataque e 30,1o de ângulo de saída.

Ok, mas olhando bem o WR-V é um Fit que tomou anabolizantes. Ficou mais alto, mais largo e os apliques jipeiros. Acaba por ser um dos carros que você não sabia que eram SUVs.

4. JAC T40

t40 1

Esse quando foi lançado até a própria marca chinesa falava que ele era para concorrer com os hatches aventureiros da época, como Volkswagen CrossFox, Hyundai HB20X e Renault Sandero Stepway. Mas hoje a JAC só vende SUVs e o T40 embarcou na onda.

As capacidades o credenciam mais como hatch pseudo-off-road mesmo: vão livre do solo de 18 cm, ângulo de entrada de 18º e ângulo de escape de 23º.

5. Peugeot 2008

novo peugeot 2008 frente 3

Quando você vê o 2008 de perfil não sabe se é uma station wagon ou um hatch alto. Um distraído pode até ver semelhanças com uma minivan. Mas está lá na Fenabrave na parte dos utilitários esportivos.

O fato é que o Peugeot 2008 tem números também sutilmente valentes. São 20 cm de altura do chão, e ângulos de 23º e 29º (ataque e saída).

6. Mercedes-Benz GLA

mercedes gla 200 1 3 turbo cinza rodando em cidade

Dá uma olhada em um GLA de frente. Você vai jurar que é um hatch com largura generosa. Mas é tratado não só como SUV, como utilitário de luxo. Afinal, é um Mercedes, tem acabamento superior e ostenta a estrela de três pontas na grade frontal

Curiosamente, o hatch bombado gourmet tem um dos piores números desta lista. São apenas 13 cm de distância do chão para o assoalho do carro. O ângulo de entrada é de 18,3º e o de saída, de 22,1º. Mas, e daí? Todo mundo chama de SUV.

7. Caoa Chery Tiggo 2

caoa chery tiggo 2

O menor modelo da marca vendido no país é um SUV, queiramos ou não. O nome Tiggo, inclusive, é o escolhido pelo fabricante para batizar toda a linha de utilitários esportivos. O estilo quadradinho é o que ajuda o modelo ser classificado como tal.

O crossover, contudo, ainda tem capacidades maiores dos que a de muitos modelos desta relação. Oferece vão livre do solo de 16 cm, ângulo de ataque de 25º e ângulo de saída de 30º.

8. Volkswagen Nivus

vw nivus highline
VW Nivus é SUV (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Um dos carros novatos desta lista não só é classificado entre os SUVs, mas como SUV-cupê, graças ao estiloso, bonito e acentuado caimento da terceira coluna. Também é tímido nos números: 17,6 cm de altura do chão, 18º de entrada e 26,1º de saída.

Justiça seja feita, o Nivus é um dos carros que você não sabia que eram SUVs por causa do próprio mercado e das concessionárias. A Volkswagen em si o considera um crossover.

9. BMW X2

bmw x2 m35i
BMW_X2M35i

Mais um SUV acupezado, e de uma marca premium. Assim como o GLA, o X2 aparenta ser um hatch parrudo, robusto e bastante largo. O vão livre do solo de 18,2 cm dá uma ajudinha ao modelo da marca bávara.

Importante salientar que a BMW chama seus SUVs de… SAVs, acrônimo de Sport Activity Vehicle. Marketing à parte, a montadora também classifica com números pares as variantes cupês, vide Séries 2, 4 e 6, X4, X6…).

10. Lexus UX

lexus ux 200 cinza de frente

Olhe com atenção para o UX 250h, o modelo de entrada da marca de luxo da Toyota. É um hatch bombado né? Só que é considerado no mercado automotivo como mais um SUV premium.

O veículo híbrido é um dos com os menores números de capacidade off-road desta lista. Confira: apenas 16 cm de vão livre do solo, parcos 14 graus de ângulo de ataque e 25 graus, na saída.

Vale a pena gastar tanto para estar na moda com um SUV? Veja, em vídeo, a análise de Boris Feldman!

19 Comentários
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Nelson Carrico Filho 10 de outubro de 2021

Acredito que SUV na verdade é todo utilitário com pretensões esportivas derivado de pick-ups, grandes ou médias. Por exemplo? as Chevrolets Bonanza e Veraneio (anos 80) eram derivadas das pick-ups A20 (Álcool), C20 (gasolina) e D20 (diesel); A Chevy Blazer foi derivada da S10; a Ford Explores foi derivada da Ranger: a Dodge Durando foi derivada da Dakuta; a VW Tiguan, da Touareg; a Fiat está preparando uma surpresa que, acredito, vai abalar o mercado de SUVs: ainda sem nome um protótipo com o nome provisório de FIAT FASTBACK. Tive a felicidade de ver este modelo em vídeo na internet e posso até afirmar que, se a Fiat não mexer nem mufar em nada este modelo simplemente acabará com a concorrência; na minha opinião é o SUV mais bonito no Brasil. Este modelo é derivado da Fiat Toro, portanto pode ser chamado de SUV.

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Alex 23 de setembro de 2021

What´s in a name by which we call a rose, by any other name would smell as sweet. A classificação é o que menos importa!

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Luiz Claudio Stefani 8 de junho de 2021

Esportivo mesmo, é o Cactus!

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Derlayne Jerônimo de Souza Santos 25 de maio de 2021

Derlayne Jerônimo de Souza Santos eu não

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Cassiano Diniz 22 de abril de 2021

Nivus não é um SUV, a Fenabrave cometeu um engano nisso, trata-se de um CUV (crossover utilitiy vehicle)

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Guilherme 27 de março de 2021

Quem sabe, sabe! Boa!

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Deuro Rossi Facini 27 de março de 2021

É pena que quase ninguém tem a oportunidade e interesse em ver essa matéria tão valiosa e interessante.
Parabéns Boris !!

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Ayhshsj 27 de março de 2021

Tá somente eu que
Sabia disso, não vi novidade nenhuma

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Marcio 26 de março de 2021

Depois que a Renault chamou o kwid de mini suv, a moda pegou! Agora até eu sou suv!

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Anesio 007 26 de março de 2021

Rsrsrsrs.kwid de mini suv é palhaçada….

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Samarone 25 de março de 2021

Essa moda pegou com força, muito lucro para as montadoras sem esforço, vide Corola e Corolla Cross, Onix e Tracker, e tantos outros, custam o mesmo pra produzir e são vendidos bem mais caros, o Corolla Cross chega a ser pior que o sedan e custa 30 mil a mais, e já tem fila de espera!

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Alander 26 de março de 2021

Melhor SUV de todos os tempos era o Fusca. Se ele não passasse em uma estrada lameada nenhum outro carro passava também. Só picapes!

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Isabelita Ferreira de Souza 25 de março de 2021

O NIVUS?????? MEU DEUS ONDE???
O INMETRO DISSE QUE NÃO

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Sérgio 25 de março de 2021

Tudo agora e suv. Banalizou. Kkk,…meu Fox plus 2009 também é suv.

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Comentarista 25 de março de 2021

O melhor é não ter carro.
⚠️ Ter um carro custa muito caro, dá trabalho, preocupação e até estresse: é o combustível caro, IPVA caro, seguro caro, a manutenção sai cara,  financiamento é caro, tem a depreciação do carro, gastos com estacionamento, o trânsito é  estressante, tem as multas, o licenciamento, seguro obrigatório, pedágio, medo de assaltos, o trabalho pra lavar, secar, limpar, passar aspirador, encerar, polir, calibrar os pneus, a preocupação com a manutenção e com o modo de dirigir para economizar combustível… Ufa! Melhor é  andar só de  Uber, é outra vida. Kkk

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jean michel tavares de mello 28 de março de 2021

Vou lhe ser sincero dependendo no caso cidades de médio a grande porte compensa andar de uber…realmente devido a tds esses fatores por vc destacado no máximo ter um unico veiculo para condução em momentos de lazer…e finais de semana…somente usá-lo necessariamente…

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Sir.Alves 24 de março de 2021

Até fuscão 77 é SUV, basta encher de adesivo e soldar uma junta de metal e levantar de 3cm de suspensão,e fechou a barraca e é só rodar.

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Osmane Damianse 24 de março de 2021

O Tiggo 2 parece ser o SUV do GOL!!! Kkk

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André Luis Santos Valadão 24 de março de 2021

Qual desses é esportivo????

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