Os 10 carros mais roubados no carnaval

Levantamento foi feito pela Ituran aponta que modelos da Fiat e da Volkswagen estão entre os mais visados pela bandidagem

montagem carros roubados no carnaval
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 23/02/2020 às 09h00
Atualizado em 11/08/2022 às 16h27

Carnaval é tempo de festa para muitos, e de fuga para viagens para tantos outros. Mas também é um período no qual o roubo e furto de automóveis cresce consideravelmente. Segundo a Ituran Brasil, empresa de rastreamento veicular, o aumento nas ocorrências deve-se principalmente ao fato de que os automóveis ficam estacionados na rua por mais tempo. A companhia também fez um levantamento dos carros mais roubados e furtados no Carnaval.

Muitos estimulados por uma demanda no mercado criminoso de peças roubadas, ou seja: pessoas que compram peças mais baratas, porém sem comprovação de origem ou nota fiscal. O estudo leva em consideração dados de 2019.

Confira a lista dos carros mais roubados do carnaval

10. Volkswagen Golf – 4%

carros mais roubados do carnaval: golf
Golf (quatro e meio) foi uma gambiarra para dar sobrevida à quarta geração

O hatch médio já foi o terror das companhias de seguro nos anos 1990 e 2000, mas sua reputação voltou ao normal. Só que, no Carnaval, a coisa piora. Modelos da quarta geração continuam cobiçados para fuga e facilidade de revenda em países fronteiriços com o Brasil.

9. Fiat Fiorino – 7%

carros mais roubados do carnaval: fiorino
O furgão Fiorino

O comercial leve da marca italiana é outro bem visado e está entre os mais roubados no carnaval. É um dos queridinhos das oficinas ilegais de desmanche, por ter peças fáceis de revender. Mesmo a geração atual, apelidada de “Fioruno”, por usar a base do hatch compacto, é alvo de muitos furtos.

8. Fiat Grand Siena – 7%

carros mais roubados do carnaval: grand siena

O sedã é muito apreciado pela bandidagem, primeiro pelo espaço e pelo porta-malas, que permite transportar mercadorias ilegais, drogas e até armamento. Mas também é alvo de desmanches, já que é um modelo que ainda vende bem e goza de boa reputação entre motoristas profissionais.

7.  Fiat Uno – 7%

carros mais roubados do carnaval: : fiat uno

Se o Fiorino é fácil de passar as peças frutos do desmanche do roubo, imagine o Uno? O hatch compacto tem mecânica simples e componentes que, infelizmente, têm ótima liquidez no mercado ilegal paralelo, por isso está entre os carros mais roubados no carnaval.

6. Fiat Strada – 9%

carros mais roubados do carnaval: strada
Fiat Strada | Divulgação

A Fiat praticamente domina a lista e a picape mais vendida do país há duas décadas obviamente não poderia ficar fora da mira da criminalidade. Justamente por seu sucesso comercial, é um modelo apreciado pelos bandidos para desmanches e repasse de peças externas e internas.

5. Volkswagen Gol – 11%

carros mais roubados do carnaval: gol
Volkswagen | Divulgação

Ele já foi o carro mais vendido do país por 28 anos seguidos – e também o mais roubado por um bom tempo. Mesmo sem ser líder atualmente, o Gol continua visado pelo volume de modelos na rua e pela mecânica simples. As peças do hatch também rodam bastante no mercado paralelo.

4. Volkswagen Fox – 11%

carros mais roubados do carnaval: fox

Dizem que o hatch é muito visado pelo seu teto alto, o que facilitaria que os meliantes apoiassem seus fuzis em pé dentro da cabine – apesar de ser difícil imaginar uma fuga veloz com um Fox. O fato é que o compacto é o quarto carro mais roubado no carnaval também para desmanche.

3. Hyundai HB20 – 13%

carros mais roubados do carnaval: hb20

O valor do seguro do hatch da marca sul-coreana assusta e desestimula muitos potenciais clientes do carro. Isso porque ele é muito procurado pela bandidagem, já que suas peças valem bem no comércio irregular. No Carnaval, não é diferente e ele é o terceiro mais roubado do período.

2. Ford Ka – 16%

carros mais roubados do carnaval: ford ka hatch
Ka: ambos eram produzidos em Camaçari (BA)

Um dos carros mais vendidos do país também é um dos carros mais roubados no carnaval. O volume de emplacamentos e de unidades do Ka rodando, mais a demanda de pessoas que se dizem cidadãos de bem – mas financiam o crime – por peças do compacto, o tornam o segundo veículo mais visado na folia.

1. Carro mais roubado no carnaval: Fiat Palio – 20%

carros mais roubados do carnaval: palio

Ele já saiu de linha, foi eterno vice do Gol, mas quando o assunto é roubo/furto o Palio está bem à frente. Dois em cada 10 carros surrupiados nos quatro dias de Carnaval são do hatch da marca italiana. Mecânica simples, desmanche fácil e boa liquidez no mercado criminoso de peças roubadas fazem do modelo o carro mais roubado do carnaval.

VEJA TAMBÉM:

Fotos Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
carlos 24 de abril de 2020

porque carros da fiat são os mais roubados? o motivo é simples, o módulo está bem ali a mostra assim que abre o capoo, o ladrão apenas desencaixa o plug e encaixa o dele, dai basta ligar o carro com uma mixa que possui o mesmo chip do módulo adulterado e sair fora.

Avatar
Elizabeth Brito Correia 24 de fevereiro de 2020

EU tive meu fiat Punto preto roubado em 2016, roubado em São Gonçalo e achado 17 dias depois na Tijuca Rio de Janeiro. ESTAVA INTACTO LADRÕES FORAM PRESOS, PARADO EM UMA BLITZ, ESTAVA SEM DOCUMENTOS.ESTAVA COMIGO.

Avatar
Gian baraccani 24 de fevereiro de 2020

Faltou o prisma nessa lista! Todo mundo que conheço teve seu prisma roubado

Avatar
geovanercastro 24 de fevereiro de 2020

Kkkkk
Dizer que o Palio é o eterno vice do Gol é estranho , principalmente quando a Fiat dominou por 13 anos devido ao Palio.

Avatar
José Wanderley da Silva 24 de fevereiro de 2020

Eu acompanho mercado a muito tempo. A FIAT dominou o mercado, mas ela ocupava várias posições entre os 10 primeiros lugares. E soma lhe dava o lugar em vendas, ou a marca mais vendida. Mas não o primeiro lugar

Avatar
Deixe um comentário