Os 10 carros para trabalhar mais buscados da internet

Novo levantamento da Mobiauto revela quais são os modelos preferidos para quem precisa do veículo para a labuta

entregador tirando caixas do carro shutterstock
Seu carro pode virar uma fonte de renda (Foto: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 23/04/2022 às 10h03

O mercado de seminovos e usados também é muito procurado por quem precisa do carro para trabalhar. E aqui não falamos de motoristas de aplicativos, mas sim de comerciantes, pequenos empresários e profissionais liberais que precisam de veículos com espaço e capacidade de carga para transportar toda a sorte de material.

A Mobiauto fez um estudo de veículos dentro deste perfil mais proletário. São comerciais leves, desde picapes compactas e médias, a furgões grandes e pequenos, passando por multivans e modelos veteranos. Veja os carros mais buscados para o trabalho na relação com o índice de anúncios.

1. Fiat Fiorino

fiat fiorino endurance 2022 branco frente 2
Palhetas do limpador de para-brisa do tipo flat-blade são novidades no Fiorino
  • Índice de anúncios: 26,67%
  • Índice de busca: 23,29%

O furgãozinho da Fiat não é só líder disparado em sua categoria como 0 km, como também no mercado de seminovos e usados. É o carro para trabalhar mais buscado, de acordo com o levantamento da Mobiauto. Mais de dois em cada 10 veículos comerciais pesquisados no site de classificados digital são Fiorinos.

O modelo tem uma longa tradição, desde quando era uma picape no fim dos anos 1980 – o nome ainda foi usado antes para a versão fechada da Pick-up 147. Em 2013 adotou uma nova geração baseada no novo Uno e manteve o sucesso comercial. Recentemente passou por uma reestilização, enquanto o velho motor 1.4 foi recalibrado para o Proconve L7 e o carro ganhou até controles de estabilidade e tração.

2. Chevrolet Montana

chevrolet montana 2020 frente
  • Índice de anúncios: 17,86%
  • Índice de busca: 13,98%

A picape se despediu no ano passado, era a menos vendida entre as compactas, mas no segmento de segunda mão faz bonito. É o vice-líder entre os veículos mais buscados para trabalhar, com quase 14% de cliques.

O custo/benefício é um dos atrativos do modelo da GM, desde sua primeira geração, baseada no Corsa II. Mesmo na segunda fase – quando adotou o desenho controverso do Agile e retrocedeu com a plataforma do primeiro Corsa -, destacava-se pelo baixo custo de manutenção e bom volume da caçamba.

3.  Fiat Strada

fiat strada freedom cabine dupla 2021 vermelha vista de lado
  • Índice de anúncios: 13,70%
  • Índice de busca: 13,55%

A picape mais vendida do país há mais de 20 anos não poderia ficar de fora do pódio de carro para trabalhar. O modelo é um fenômeno de vendas, e replica seu desempenho comercial no segmento de seminovos e usados.

Boa capacidade de carga, manutenção simples, robustez e facilidade em encontrar peças, além da grande oferta de modelos e variedade de configurações, são algumas das razões para a Strada ser muito desejada. Um dado curioso que reforça sua vocação para o trabalho é que mais de 80% deste índice de buscas da picape são pelas versões Working.

4. Fiat Doblò

fiat doblo essence
  • Índice de anúncios: 16,12%
  • Índice de busca: 13,49%

Desengonçado e esquisito, o fato é que o Fiat Doblò é um veículo para lá de versátil. Especialmente para a turma que trabalha com eventos, por exemplo, por levar os passageiros com espaço, oferecer opção dos dois bancos extras e ainda ter um porta-malas gigantesco, com mais de 650 litros de capacidade.

A multivan perdurou por mais de 20 anos no mercado, ainda tem suas variantes Cargo e foi outra que se despediu no ano passado. Acaba sendo uma boa e funcional opção de carro para trabalhar.

5. Volkswagen Saveiro

saveiro 2020 1
Volkswagen Saveiro | Divulgação
  • Índice de anúncios: 9,03%
  • Índice de busca: 5,51%

Mais uma picape compacta entre os carros mais buscados para trabalhar. A Saveiro é uma das mais tradicionais do segmento. Lançada em 1982, fruto do Projeto BX que originou a primeira família Gol, o comercial leve seguiu boa parte das mudanças de geração e reestilizações do hatch.

Além da vasta oferta de modelos, anos e versões, a Saveiro sempre vendeu bem a imagem de robustez inerente à marca alemã. Garantida não só pelo acerto dinâmico e boa oferta de motores – desde os saudosos AP até o 1.6 16V MSI -, como também pela capacidade de carga.

6. Chevrolet S10 Cabine Simples

chevrolet s10 cabine simples 2021 prata frente montagem campo
Picapes de entrada também são apenas com três pedais (Foto: Chevrolet | Divulgação)
  • Índice de anúncios: 3,70%
  • Índice de busca: 7,42%

A picape média mais buscada para trabalhar no site da Mobiauto é a S10. Justamente em sua configuração específica para a labuta, a cabine simples. Modelo com quase 30 anos de mercado e duas gerações, o exemplar da General Motors oferece variedade de versões, motores, além de fama de manutenção razoável e boa capacidade de carga.

7. Renault Master

renault master furgao cinza de frente em movimento
Renault Master com novo visual já roda na Europa
  • Índice de anúncios: 3,56%
  • Índice de busca: 4,41%

A linha comercial da marca francesa goza de boa reputação entre frotistas e profissionais autônomos. Por isso mesmo, figura entre os 10 carros para trabalhar mais buscados em suas variantes furgão e chassi-cabine. Lançada em 2002, é elogiada pelo conjunto mecânico de manutenção moderada. Está em sua segunda geração e acabou de ser remodelada.

8. Hyundai HR

Hyunday HR sem implemento
  • Índice de anúncios: 2,28%
  • Índice de busca: 4,83%

O caminhãozinho da marca sul-coreana foi o primeiro veículo a ser montado pelo Grupo Caoa em Anápolis (GO), no fim dos anos 2000. Além de oferecer a melhor capacidade de carga (mais de 2 toneladas, incluindo carroceria), é uma ótima opção de VUC para transporte de mercadorias nos grandes centros. E ainda pode ser guiado por motoristas com CNH categoria B.

9.  Volkswagen Kombi

img 2618
Volkswagen Kombi 1962
  • Índice de anúncios: 2,28%
  • Índice de busca: 6,08%

A quase septuagenária van continua com sua legião de fãs, mesmo quase 10 anos após o fim de sua produção. Primeiro veículo da Volks montado no Brasil, sempre se destacou pela mecânica simples e pela capacidade de carga de uma tonelada a um custo baixo. Prova disso é que ainda é muito pesquisada e querida no mercado de carros usados.

10. Ford Ranger Cabine Simples

ford ranger xl cabine simples 2020
  • Índice de anúncios: 1,84%
  • Índice de busca: 2,45%

A picape média da Ford fecha a lista dos 10 carros mais buscados para trabalhar com credenciais parecidas com as da rival S10. Variedade de configurações, caçamba com ótima capacidade, motores fortes e carga útil acima de uma tonelada ajudam a Ranger a ser bastante pesquisada para quem precisa de carro para trabalhar “pau para toda obra”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
5 de maio de 2022

Olha, falo por mim. Comprei uma kombi 2012, segundo dono, que está atualmente com aproximadamente 40 mil km rodados, sendo que o dono anterior a usava como automóvel, e não para trabalho. Já bateram na minha porta perguntando se eu queria vender.

Avatar
Deixe um comentário