As 10 marcas de carro que mais venderam no mundo em 2020

Veja a mudança na liderança entre as empresas automotivas que mais emplacaram automóveis no mundo: alemã deu lugar a japonesa

emblema toyota em destaque
Toyota é líder do ranking de vendas mundial em 2020 (Foto: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 06/02/2021 às 15h37

Você outro dia conferiu aqui no AutoPapo o ranking com os 10 carros mais vendidos em 2020. Chegou a hora de conhecer as marcas de carro que mais venderam carros no ano passado. E teve mudança na liderança. Pois é, após cinco anos, a Toyota fez barba e cabelo no top 10 do setor automotivo.

Importante salientar que nesta lista estão computados os emplacamentos de carros marca por marca, e não foram considerados os totais de negociações por grupos automotivos. Veja, então, as 10 marcas que mais venderam em 2020. O levantamento é da consultoria internacional Focus2Move.

1° Toyota: 7,86 milhões

toyota corolla cross suv de frente em movimento em curva

A marca japonesa retomou o primeiro lugar, posto que havia perdido em 2015. Mesmo com queda de 10% nas vendas, foram mais de 7,8 milhões de carros com o emblema da Toyota emplacados em todo o planeta em 2020.

VEJA TAMBÉM:

Detalhe é que, com esta performance, a empresa asiática ainda aumentou sua participação nas vendas globais de veículos em 0,5%, e agora tem market share de 10,5% – ou seja, um em cada 10 carros comercializados no mundo são da Toyota. Não custa lembrar que ela emplacou três modelos entre os carros mais vendidos do mundo em 2020, com o Corolla na liderança absoluta.

2° Volkswagen: 5,73 milhões

volkswagen vw taos rodando em pista com farois acesos

Segundo a consultoria Focus2Move, ao contrário da Toyota, a Volkswagen diversifica sua atuação entre as marcas do grupo (VW, Audi, Seat, Skoda, Porsche…) – enquanto a japonesa trata Lexus como marca de nicho e a Daihatsu tem foco mais na Ásia. Ou seja, pulveriza sua produção, o que tenta explicar a segunda posição entre as marcas que mais venderam em 2020.

Com mais de 5,7 milhões, quase 17% a menos que em 2019, a alemã ficou na vice-liderança com 7,6% de participação mundial. O desempenho comercial da VW deixa em evidência a dependência da empresa em relação à China, que responde por 40% das vendas globais da marca.

3° Ford: 4,18 milhões

ford f 150 2021 tremor supercrew

A Ford completa o pódio das marcas de carro que mais venderam em 2020, apesar de ter amargado uma queda nas negociações de mais de 18%, de acordo com o estudo da Focus2Move. A marca da oval azul, que recentemente decidiu encerrar toda e qualquer produção no Brasil, anotou 4,18 milhões de unidades.

Mais da metade destes emplacamentos se concentra nos Estados Unidos (2,4 milhões), onde a Ford mais uma vez teve o veículo mais vendido do país e o segundo mais comercializado do mundo: a linha F de picapes. Foram mais de 780 mil unidades emplacadas da gama (F-150, F-250, F-350 e cia) por lá.

4° Honda: 3,97 milhões

honda cr v hybrid 300

Com dois modelos entre os mais vendidos do mundo e forte desempenho em mercados estratégicos (como EUA e Japão), a Honda garantiu a quarta colocação entre as marcas que mais venderam em 2020. Foram quase 4 milhões de unidades no ano passado, o que representou para a japonesa um recuo de 16,8% nos emplacamentos globais.

5° Hyundai: 3,71 milhões

hyundai santa fe 2021 branco de frente em movimento

A sul-coreana se segurou na quinta posição entre as marcas que mais venderam em 2020. Segundo a Focus2Move, foram 3,7 milhões de unidades da empresa negociadas em todo o mundo, queda de 15.2% em relação ao ano anterior. O desempenho é garantido pelo domínio no país natal e boa penetração em mercados asiáticos e europeus.

6° Nissan: 3,48 milhões

nissan versa 2021 versao advance 2 frente 45 prata

A Nissan ficou “pouca coisa” atrás da Hyundai e se manteve na sexta posição. A marca japonesa amargou uma forte queda nas vendas em 2020, de mais de 20%, o que atrapalhou qualquer chance de galgar melhores posições no ranking das marcas que mais venderam no ano passado. Ao todo, foram 3,48 milhões de unidades.

7° Chevrolet: 2,96 milhões

chevrolet tracker premier 2020 prata de frente

A Chevrolet foi a marca desta relação que mais sentiu o golpe em 2020. A estadunidense viu suas vendas recuarem 22,4% e fechou o ano passado com menos de 3 milhões de unidades emplacadas – boa parte delas concentrada nos EUA. Mesmo assim, garantiu a sétima posição no ranking da consultoria internacional.

8° Kia: 2,82 milhões

kia niro hybrid azul de grente em movimento

Ao contrário da Chevrolet, a Kia foi a que menos anotou redução nos emplacamentos neste top 10. A marca sul-coreana registrou queda de apenas 4,6% nas vendas globais e ficou no encalço da norte-americana, com 2,82 milhões de unidades – “só” 140 mil atrás da sétima colocada. A empresa se notabilizou por vendas bem distribuídas na Ásia, Europa e EUA.

9° Mercedes-Benz: 2,37 milhões

mercedes benz gla 200 advance azul de frente em movimento

A primeira empresa de luxo a figurar na lista das marcas que mais venderam no mundo em 2020 é a Mercedes. A alemã computou mais de 2,3 milhões de unidades em todo o planeta no ano passado e ficou na nona posição. O bom desempenho comercial tem raízes na China, onde a estrela de três pontas ficou entre as cinco maiores em emplacamentos pela primeira vez naquele país.

10° BMW: 2,05 milhões

bmw m550i xdrive 2021 1

A empresa debuta no ranking da Focus2Move das marcas que mais venderam em 2020 com uma performance elogiável. A bávara fecha o top 10 com pouco mais de 2 milhões de carros emplacados no ano passado. Assim como a rival Mercedes, a BMW teve uma queda de vendas mais controlada que a da maioria das empresas da lista, na casa dos 8%.

Bônus – Tesla: 533 mil

picape da tesla cybertruck 1
Impossível não olhar para o Cyberlaika e não enxergar a inspiração na picape da Tesla (Foto: Tesla | Divulgação)

Apesar de estar na 39ª posição entre as marcas que mais venderam em 2020, a Tesla merece citação neste ranking. Afinal, com um portfólio apenas de elétricos e ainda muito concentrada na América do Norte, a marca estadunidense registrou um aumento de 46,8% nas vendas globais em um ano de pandemia e recessão do setor automotivo. E pela primeira vez passou a marca de 500 mil elétricos. O homem mais rico do mundo, Elon Musk, tem mais um motivo para sorrir de orelha a orelha.

E se fosse por grupos automotivos?

Bem, quando separamos os conglomerados industriais, aí o ranking muda e as primeiras posições se invertem. O Grupo Volkswagen e suas diversas marcas garante a liderança. Confira

Posição Grupo Carros vendidos
Volkswagen 9,31 milhões
Toyota 8,90 milhões
Renault Nissan 7,95 milhões
  Hyundai-Kia 6,52 milhões
  General Motors 6,26 milhões
Honda 4,50 milhões
Ford 4,15 milhões
FCA – Fiat Chrysler* 3,90 milhões
PSA Peugeot Citroën* 2,91 milhões
10º Mercedes Daimler 2,55 milhões

*A Stellantis, fusão entre os grupos FCA e PSA, foi anunciada no ano passado, mas só aprovada em janeiro deste ano pelos acionistas das empresas. Hoje, seria o quarto grupo automotivo em vendas.

Fotos: Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Geremia 24 de fevereiro de 2021

Essa Autopapo está cada vez pior.
Se a Ford vendeu 4,18 milhões de caminhonetes, como pode ter vendido um total de 4,15 milhões de veículos de todos os modelos.
Ele vende menos somando tudo que vendeu do que somente caminhonetes?
Impressionante !!!

Avatar
Francisco Antonio da Silva 8 de fevereiro de 2021

Tenho um Yaris sd 2019 de excelente desepenho em comforto e desepenho mecânico. ok.

Avatar
Lindojackson 8 de fevereiro de 2021

Tesla chegando o futuro começou, estão preparados pro agora?

Avatar
Sir.Alves 6 de fevereiro de 2021

Não tenho bola de cristão,… mas prevejo o óbvio… Testa vai tirar o sono destas marcas que hoje dominam… e todas elas vão se eletrificar acompanhando-a… em torno de 20 anos,… todos os carros a combustão interna serão um pequeno nicho de mercado,na proporção que os elétricos são hoje, usados a combustão para quem não puder comprar seu primeiro elétrico zero, e o nicho dos saudosistas de ronco v6 e v8 também usados…

Avatar
Sir.Alves 6 de fevereiro de 2021

*bola de cristal… hahaha, corretor ortográfico do além…

Avatar
Deixe um comentário