Carros antigos esbanjam vitalidade no 4º Raid Estrada Real

Pelo quarto ano consecutivo, rali de regularidade reuniu dezenas de carros antigos na cidade histórica de Tiradentes (MG)

raid estrada real puma
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 06/06/2019 às 13h00
Atualizado em 01/07/2019 às 21h51

Quem passava pelas BRs 494 e 381, na região de Campos das Vertentes, MG, no último sábado (1) pode ter tido a impressão de ter voltado no tempo. Ao menos se tiver se deparado com algum dos 60 automóveis que participavam do 4º Raid Estrada Real, um rali de regularidade organizado pelo Clube de Veículos Antigos de Minas Gerais (CVA-MG).

Nesse tipo de modalidade, o que vale é manter-se o mais próximo possível da velocidade média estabelecida pela organização da prova. Não se trata de uma corrida propriamente dita, na qual os participantes devem andar o mais rapidamente possível. E no caso do Raid Estrada Real, só podem participar carros antigos.

raid estrada real puma
Participantes largaram de Tiradentes (MG) e retornaram após percorrerem trajeto de aproximadamente 210 km

No raid organizado pelo CVA-MG, todos os veículos participantes precisam ter, necessariamente, no mínimo 25 anos de idade. A largada e a chegada foram realizadas em Tiradentes (MG). É a quarta vez  consecutiva que a cidade histórica mineira recebe o evento de antigomobilismo do CVA-MG.

Carros antigos em movimento

Luís Augusto Malta, diretor técnico do CVA-MG, destaca o formato dinâmico do raid. Para ele, esse é justamente o maior diferencial em relação às tradicionais exposições. “Os encontro estáticos servem para ver os carros, conhece-los, saber quais foram restaurados. Mas hoje, com as redes sociais, é possível fazer isso tudo em tempo real. Então, essa ideia de curtir o carro, e não apena expô-lo, cresceu”, esclarece.

Malta lembra que já foram realizados outros eventos de antigomobilismo nesses moldes em Minas Gerais, mas nenhum deles se consolidou. “Este foi o quarto Raid Estrada Real e o oitavo rali de regularidade organizado pelo CVA-MG”, destaca.

Confira a galeria de fotos do 4º Raid Estrada Real!

De acordo com o diretor técnico do CVA-MG, os raids contam com um público cativo de aproximadamente 120 colecionadores, que vão se revezando na participação. “Virou realmente uma confraria, que fica esperando esses eventos para se encontrar e bater papo. Mas o principal objetivo é colocar os carros antigos na estrada”, explica.

Assim como nas edições anteriores, a diversidade marcou o 4º Raid Estrada Real.  Para Malta, reunir automóveis com características distintas é um dos diferenciais do evento. “Nós tivemos, como participantes, carros das décadas de 30 a 90, de todas as escolas: americana, europeia e japonesa”, afirma. Isso é possível, segundo ele, justamente devido ao formato da prova. Afinal, como não é um rali de velocidade, os veículos não precisam necessariamente ser muito potentes.

Competidores premiados no 4º Raid Estrada Real

Os vencedores do 4º Raid Estrada Real foram o piloto Rodrigo Giordano e o navegador Marcel Fernandes, a bordo de um Porsche 911 Carrera 1975. Gustavo Brasil e Mariella Moia faturaram o segundo lugar com um Volkswagen Gol Star 1989. O terceiro degrau do pódio ficou com Agostinho Neves e Robert Freitas, em um Volkswagen Gol GTi 1993.

raid estrada real gol star
Volkswagen Gol Star 1.8 1989 ficou na segunda colocação geral e ainda faturou o primeiro lugar na categoria “Old School”

As duplas Mário Lott e Bosco Tomich, em um BMW 318i Compact 1993, e Flávio Christovam e Rudnixon, em um Volkswagen Passat Village 1984, faturaram a quarta e a quinta colocações, respectivamente. Gustavo Brasil e Mariella Moia também levaram o troféu Old School, concedido à dupla que obtém a melhor colocação entre as que utilizam apenas cronômetro e planilha durante a prova (as demais recorrem a programas de navegação via GPS).

O Troféu Espírito Esportivo foi para a dupla André Welter e Cleriston Labaldi. Eles foram rodando de Itapema (SC) até Tiradentes com Porsche 911 SC Conversível 1983 para participar da prova, em um trajeto de aproximadamente 1.500 km. Já a navegadora Luciana Mara Freitas ficou com o troféu Batom, que homenageia as mulheres participantes. Ela vem obtendo bons resultados, sempre a bordo de um Dodge Dart 1970.

raid estrada real porsche 911 cabrio
Porsche 911 SC Conversível 1983 foi rodando de Itapema (SC) até Tiradentes (MG) para participar do evento

A novidade deste ano foi a entrega do troféu Navegador Mirim, concedido a participantes de até 15 anos, que ficou com Daniel Pimentel, de 14 anos. Ele, que nunca tinha participado de um raid, obteve, ao lado do tio Fabiano Folly, o nono lugar da prova, com um Escort XR3 conversível 1991.

Veículos premiados no 4º Raid Estrada Real

A organização também premiou o automóvel mais raro a participar do evento. O chamado troféu Best of Show foi um La Salle Sedan 1939, de José Cândido Muricy Neto. Vale ressaltar que o veículo foi rodando do Rio de Janeiro até Tiradentes para participar do evento. Já o troféu de melhor nacional ficou com o Volkswagen Passat TS 1977 de Edivaldo Souza. Por fim, o prêmio de automóvel mais antigo foi para o jipe Willys CJ5 1951 de Giovani Manzo.

raid estrada real la salle
Raríssimo La Salle 1939 foi eleito “Best of Show”

Fotos Alexandre Carneiro | AutoPapo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Daniel Bazan 6 de outubro de 2022

Exelente reliqueiros e restauradores de carros antigos resgatando o passado exelente trabalho Old Car Restoration

Avatar
Deixe um comentário