5 carros nacionais que nunca seriam vendidos nos países das matrizes

Comuns por aqui, projetos destinados aos ditos países emergentes não são comercializados na América do Norte, na Europa ou no Japão

volkswagen gol 2021 vermelho em movimento
Volkswagen Gol (Volkswagen | Divulgação)
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 15/11/2020 às 07h15
Atualizado em 11/08/2022 às 16h26

Os chamados projetos para mercados emergentes tomaram conta do Brasil. Nos segmentos de entrada, a maioria dos carros nacionais foi concebida especificamente para o mercado local, ou então para países fora do eixo Europa-EUA. Esses modelos têm produção mais barata e, consequentemente, preços mais acessíveis para o consumidor.

VEJA TAMBÉM:

Por outro lado, eles oferecem menos equipamentos de segurança e, muitas vezes, não atendem às normas de emissões de poluentes de alguns locais do exterior. Por isso, não podem ser comercializados em mercados mais exigentes. O listão de hoje é justamente sobre eles: enumeramos 5 carros nacionais que não poderiam ser vendidos nos países de origem dos fabricantes. Confira!

1. Volkswagen Gol/Voyage

Os consumidores alemães nunca puderam comprar um Gol em uma concessionária Volkswagen. O fabricante até chegou a exportar o Voyage e a Parati (derivações do hatch com carrocerias sedã e perua, respectivamente) para a América do Norte, nos anos 80, quando as crises do petróleo causaram o desembarque de vários modelos compactos por lá. Porém, não chegaram a fazer grande sucesso.

Atualmente, o foco do Gol são os países latino-americanos. Isso não chega a causar surpresa: afinal, a Alemanha é, há décadas, o mercado automotivo mais exigente da Europa. Os consumidores germânicos têm alto poder aquisitivo e grande consciência ecológica. Além disso, há exigências pesadas por parte da legislação. Por sua vez, o hatch não dispõe sequer de controle de estabilidade e de airbags laterais.

Vale lembrar que, desde a primeira encarnação, lançada em 1980, o Gol sempre foi concebido no Brasil. Por aqui, o modelo é extremamente bem-sucedido sob o ponto de vista comercial e segue fiel à proposta de veículo acessível. A atual linhagem, contudo, já tem 12 anos de mercado e está defasada diante de outros carros nacionais da mesma categoria. Recentemente, a Volkswagen suspendeu o desenvolvimento da nova geração.

2. Fiat Mobi

frente do fiat mobi trekking 2021 vermelho
Fiat tem tradição em produzir subcompactos na Itália, mas o Mobi só é fabricado no Brasil

Assim como o Gol, o Mobi é uma “jabuticaba”, como são conhecidos quaisquer artigos tipicamente brasileiros. Criado no (e para o) Brasil, o modelo é um dos carros nacionais com preços de compra mais baixos. Para manter o valor acessível, a Fiat baseou o projeto na plataforma encurtada do Uno e utilizou a mecânica Fire, gerações atrás dos propulsores fabricados na Itália.

No quesito segurança, o Mobi também está aquém do que os consumidores europeus esperam. Não há muito mais que airbags frontais e freios ABS. Portanto, é impensável vendê-lo na Itália. E olha que veículos subcompactos, com preço acessível e baixo consumo de combustível, são muito apreciados por lá.

Lançado em 2016, o Mobi chegou a ser equipado com o moderno motor FireFly, de três cilindros, unicamente na versão top de linha Drive. Porém, a Fiat descontinuou essa opção, alegando inviabilidade financeira devido à baixa demanda. É que as vendas concentram-se nas versões de entrada. A linha 2021 trouxe uma nova configuração, a Trekking, e algumas mudanças visuais; o propulsor Fire 1.0 é o único oferecido para a gama.

3. Renault Kwid

kwid zen 004
Marca francesa Renault vende o Kwid na América do Sul e na Ásia, mas não na Europa

É verdade que o Kwid é fruto de um projeto global: a subsidiária indiana da Renault foi a responsável pela concepção. Mas a internacionalização do hatch restringe-se aos chamados países em desenvolvimento. Ele, portanto, praticamente não tem relação com a França, e deve permanecer bem longe de lá.

A Renault nunca escondeu que o projeto foi criado para ter preço baixo. Atualmente, o Kwid e o Mobi são os únicos carros nacionais que ainda oferecem versões por menos de R$ 40 mil. Ao contrário do concorrente ítalo-brasileiro, o hatch franco-indiano oferece airbags laterais de série, em toda a gama. Nem por isso, porém, o modelo foi considerado seguro pelo Latin NCAP, que deu a ele três estrelas entre cinco possíveis.

A trajetória comercial do Kwid tem sido bem-sucedida. O subcompacto é, atualmente, o produto mais vendido da Renault, superando o Sandero. Apesar de ter sido chamado de “SUV dos compactos” pelo fabricante na ocasião do lançamento, em 2017, ele é, na verdade, um subcompacto com suspensão elevada.

4. Toyota Etios

etios
Toyota nunca comercializou o Etios no Japão; gama não terá nova geração e sairá de linha em alguns anos

Outro automóvel que foi concebido na Índia e acabou sendo nacionalizado é o Etios. O hatch e o sedã são destinados a mercados subdesenvolvidos ou em desenvolvimento: além da América do Sul e da Ásia continental, são vendidos na África. A gama chegou ao Brasil em 2012, produzida em uma nova fábrica que a Toyota ergueu em Sorocaba (SP) especialmente para ela.

Apesar do alto investimento da multinacional, a gama Etios acabou tendo uma receptividade morna por parte dos consumidores. Nem o hatch nem o sedã conseguiram ameaçar os ponteiros de vendas do país, tornando-se coadjuvantes no mercado. Em outros lugares do planeta, ocorreu o mesmo: na Índia, a gama já saiu de linha, e a Toyota, por sua vez, informou que não desenvolverá uma nova geração.

O desempenho comercial inferior ao esperado geralmente é atribuído ao design sem criatividade e ao interior despojado. Não é difícil entender, portanto, porque a linha nunca chegou ao Japão, terra natal da Toyota, ou a outros mercados de ponta, como o europeu. A marca acabou reforçando a gama de carros nacionais com o Yaris, que logo ultrapassou o Etios em vendas.

5. Chevrolet Onix

novo onix 2020 chevrolet 1
Chevrolet não tem planos de vender o Onix nos Estados Unidos

O Onix é o atual queridinho do consumidor brasileiro. Desde 2015, o hatch é o automóvel mais emplacado do Brasil. O sucesso é tanto que o sedã da gama, inicialmente chamado de Prisma, passou a utilizar o nome do hatch desde o lançamento da atual geração, em 2019. Apesar da enorme aceitação no Sul do continente, a Chevrolet sequer cogita vendê-lo nos Estados Unidos, seu país de origem.

Há, basicamente, duas razões para isso. A primeira perpassa pelas características do projeto, que foi desenvolvido na China sobre uma plataforma própria, batizada de GEM (Global Emerging Markets). Ao menos o modelo evoluiu significativamente em segurança: após a primeira geração ter desempenho fraco em testes de colisão, a atual recebeu seis airbags e controle de estabilidade em todas as versões.

A segunda barreira é o porte, pois os consumidores estadunidenses costumam rejeitar compactos. O único produto do gênero que a Chevrolet vendia por lá saiu de linha recentemente, sem deixar sucessor: era o Sonic. Mais sofisticado, esse modelo chegou, inclusive, a ser importado ao Brasil, mas acabou ofuscado pela onda de sucesso do Onix entre os carros nacionais.

Fotos: Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
65 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jorge Magalhaes 10 de dezembro de 2020

Aqui na europa só queremos BMW, Audi e Mercedes e…a Diesel! 2000 CC e uns poderosos 200 CV

Avatar
Carroça nacional 10 de dezembro de 2020

Tudo carroça, com preço de naves espaciais!!!

Avatar
Pague mais imposto, trouxa 19 de agosto de 2021

Exatamente! E o pessoal paga. Já estão pedindo 80k numa m. de um Onix.

Avatar
Marconi Brito silva 22 de novembro de 2020

É amigos,deveriam se informar melhor viu.Nos Estados Unidos não tem compacto?Que história é essa?E o Chevrolet Spark?Menor ainda do que o Ônix. Estudem primeiro antes de fazerem reportagens como essa.Tenham mais responsabilidade.

Avatar
Tiago 13 de fevereiro de 2023

O Spark SAIU DE LINHA ano passado, fracasso em vendas, o estadunidense rejeita mesmo esses compactos, é meio piada pronta por lá. Mas a matéria mente quando diz que o Onix ofuscou o Sonic, o Sonic e Agile quase fizeram a marca fechar as portas, foi então que renovaram toda a frota e tiraram essas mosntruosidades de Linha, sobrevivendo apenas a Montana, que apesar de feia, era a mais barata da categoria e nunca chegou nem perto da Strada em vendas, que nadou de braçada por mais de 20 anos líder da categoria, mesmo sendo bem mais caras, isso não são opiniões, são fatos.

Avatar
GENILTON RATZKE 22 de novembro de 2020

Me lembro nós início de 1990, o então presidente Fernando Collor de Mello, disse que no Brasil não haviam carros circulando, e sim carroças em comparação ao primeiro mundo, se passaram 30 anos e vejo que continuamos na mesma, ou seja temos carroças comparados aos veículos de primeira mundo.

Avatar
Raphael Martins 16 de novembro de 2020

Lamento que essa seja a visao do jornalista. Ja fui pra Europa Ocidental e vi Fox (modelo novo, made in Brazil) e Sandero, inclusive na Alemanha. Sao carros simples mas qUe possuem seu mercado.
Os produzidos no Brasil e exportados sempre receberam melhoramentos mas não é o fato de serem simples que os fazem ficar fora do mercado europeu.
O Brasil concorre com outros países em termos de custo de produção e exportação e como nossa competitividade eh baixa, os carros acabam nao chegando nos países europeus RICOS. Importante destacar isso, porque a Europa possui países periféricos que veriam com ótimos olhos a chegada desses populares, pelo preço CERTO, eh lógico.

Avatar
Celso Ricardo Romão 16 de novembro de 2020

É ridículo quererem compaparar o Gol que é o queridinho dos Brasileiros com o Mobi e a tranquera do Kwid é o fim mesmo!

Avatar
Amarildo rossi papa 18 de novembro de 2020

Gol é tão tranqueira quanto eles ou mais…

Avatar
Antonio Donizeti Martins 16 de novembro de 2020

O lixo eles vendem para os latino americanos.
Azar de quem compra.

Avatar
Marcelo 16 de novembro de 2020

Mais um blá blá blá… se não está contente vai morar nos Estados Unidos. ?

Avatar
Marques 15 de setembro de 2021

Então vc está contente em pagar 90 mil num gol?

Avatar
Ebecal 16 de novembro de 2020

Vejo muita gente escrevendo bobagem, meu Deus!!! Como podem afirmar que brasileiro gosta de comprar porcaria? por acaso estes que escreveram não são brasileiros? Ué! escrevem bobagem e não pensam. O problema não são as montadoras! O problema são as taxas de impostos sobre cada componente do veículo! até um pneu! um disco de freio! uma simples mangueira! A própria montadora já adquire pagando imposto! E aí no final um carro montadinho na concessionária fica por quanto? Nessa, todos falam em porcaria. Bem… se as montadoras fizessem carros de verdade aqui no Brasil quantos de nós poderia pagar??? Já não são caros as porcarias que existem? E lá na Europa ou EUA, sabe quanto é o salário mínimo? sabe quanto um cara que faz exatamente o que vc faz (profissionalmente) ganha? certamente ganha no mínimo 5 vezes mais. Então eles podem pagar por um “CARRO” de verdade! mesmo que em parcelas. Aqui a responsabilidade são dos nossos governantes que não abrem mão de nenhum imposto! Um carro de 30 mil reais vai para 80 mil reais. Essa é a grande verdade! e Ninguém gosta de porcaria.

Avatar
Ebecal 16 de novembro de 2020

Vejo muita gente escrevendo bobagem, meu Deus!!! Como podem afirmar que brasileiro gosta de comprar porcaria? por acaso estes que escreveram não são brasileiros? Ué! escrevem bobagem e não pensam. O problema não são as montadoras! O problema são as taxas de impostos sobre cada componente do veículo! até um pneu! um disco de freio! uma simples mangueira! A própria montadora já adquire pagando imposto! E aí no final um carro montadinho na concessionária fica por quanto? Nessa, todos falam em porcaria. Bem… se as montadoras fizessem carros de verdade aqui no Brasil quantos de nós poderia pagar??? Já não são caros as porcarias que existem? E lá na Europa ou EUA, sabe quanto é o salário mínimo? sabe quanto um cara que faz exatamente o que vc faz (profissionalmente) ganha? certamente ganha no mínimo 5 vezes mais. Então eles podem pagar por um “CARRO” de verdade! mesmo que em parcelas. Aqui a responsabilidade são dos nossos governantes que não abrem mão de nenhum imposto! Um carro de 30 mil reais vai para 80 mil reais. Essa é a grande verdade!

Avatar
Joelson 12 de dezembro de 2020

Eu concordo totalmente com vc, Ebecal. Diante de tanta asneira que eu li aqui, o seu comentário foi o único comentário realmente sensato e inteligente que eu li. Eh isso aí

Avatar
Joelson 12 de dezembro de 2020

Quem diz que brasileiro gosta de porcaria ou de carroças só pode ser imbecil ou muito esnobe. A questão não eh essa. A questão eh que nosso país eh uma vergonha, os salários pagos aqui em geral são uma vergonha, os governantes são um bando de Ladrões que só pensam em si dar bem as custas do povo que vive sofrido e os impostos cobrados aqui estão entre os mais altos do Mundo. Consequentemente por piores e mais medíocres que sejam alguns carros a maioria das pessoas não podem comprar coisa melhor. Esses imbecis que se gabam porque têm um Corolla ou um Honda Civic fazem parte de uma minoria privilégiada e ainda tiram onda com aqueles que não são tão privilegiados qto eles. Eu tenho vergonha de ser brasileiro

Avatar
Joelson Jose C. Dantas 12 de dezembro de 2020

Eu concordo totalmente com vc, Ebecal. Diante de tanta asneira que eu li aqui, o seu comentário foi o único comentário realmente sensato e inteligente que eu li. Eh isso aí

Avatar
wagner 16 de novembro de 2020

ou seja só porcaria elevado ao quadrado com excesso de plástico, que só brasileiro gosta de comprar e pagar caro pela carroça, depois reclamam, vai entender

Avatar
Leandro Barbosa 16 de novembro de 2020

Não é nem questão de gostar e sim de poder.

Avatar
Pegaso1 15 de novembro de 2020

Carro bom é o meu Fiat Punto 2012…n tem pra ninguém! kkk

Avatar
elioricardoalves 19 de novembro de 2020

E eu estou feliz com o duster 1.6 16válvulas não é um bom motor mais serve no dia a dia ah pegaso1 meu irmão teve um Punto com motor 1.8 da GM o carrinho até que tem conforto pena que ele vendeu e chateado por ter saído de linha e aFIAT poderia usar esse motor ainda nos carros de hoje porque encerrou não entendi

Avatar
Rodrigo 15 de novembro de 2020

Mas é lógico que só vão vender aqui! Já viram europeu aceitar porcaria?

Avatar
Guilherme 15 de novembro de 2020

“O fabricante até chegou a exportar o Voyage e a Parati (derivações do hatch com carrocerias sedã e perua, respectivamente)” – sério que tem que explicar o que foi o Voyage e a Parati?!

Avatar
Leandro 16 de novembro de 2020

Se meu sobrinho de 18 anos ler a matéria ele não vai fazer ideia do que são Voyage e Parati. Então, sim, tem que explicar.

Avatar
Tião da Regulagem 15 de novembro de 2020

Pra quem ainda não entendeu, nós BANCAMOS os carros do primeiro mundo com o lucro brutal que enviamos pra Europa, EUA e Ásia. Não tem ganha-ganha, alguém tem que perder pra outro ganhar, então advinha quem são os perdedores???

Avatar
Para2020 15 de novembro de 2020

Outra coisa de Brasil que reparo em algumas fichas técnicas das montadoras são os motores que a mesma montadora usa em vários modelos em determinadas marcas ou mantém os mesmos motores a décadas que servem para carros de passeio ou SUV, que devido a isso perdem potencia quando estão com todos ocupantes ou precisam ultrapassar um veiculo colocando esses como de valor de entrada já caríssimos. Os melhores motores colocam os carros com os preços fora da realidade brasileira!

Avatar
Helder Oliveira 15 de novembro de 2020

Há anos não uso mais carros populares nacionais, na ponta do lápis não valem a pena!! Depois que comprei meu primeiro Corolla em 2008, vou atualizando e nunca mais vou saír da marca.
Em 2015 tentei o Civic, vendi com 08 meses de uso pq não chega aos pés do Corollão.
Eu não sei como o brasileiro ainda tem coragem de comprar um ONIX 0km, tem que se ferrar mesmo!

Avatar
Tião da Regulagem 15 de novembro de 2020

Tiozinho esperto, é isso aí.. rsrs

Avatar
Leandro 16 de novembro de 2020

Pois é, segui na mesma linha, mas no meu caso me mantive nas gerações do Civic, afinal ainda sou jovem, mas daqui uns 15 ou 20 anos penso em comprar um Corolla que tb é um baita carro.

Avatar
Everton de paula 15 de novembro de 2020

Esqueceram agile e fox.

Avatar
Murilo 15 de novembro de 2020

O Fox foi exportado para a Europa em sua primeira geração, entretanto o final da história não preciso dizer né? rs

AutoPapo
Alexandre Carneiro 16 de novembro de 2020

Olá, Everton.
Caro, a matéria cita unicamente veículos nacionais e que estão atualmente em produção. Como o Chevrolet Agile está fora de linha e ainda por cima era fabricado na Argentina, ficou de fora do listão.
Já o Volkswagen Fox, como o Murilo já lembrou, chegou a ser exportado para a Europa entre 2005 e 2009.
Abraço e obrigado por comentar!

Avatar
Luiz Fernando 15 de novembro de 2020

Minha opinião VCS acham que países de primeiro mundo vão querer carros que não tem qualidade …Só brasileiros pra comprar esses carros , Brasil e um campo de teste o carro que sai enteiro vai ser fabricado pois os brasileiros gostam de carros (0) Não precisa ter qualidade basta ser zero pra dizer que é novo pro vizinho.. rsrsrs .

Avatar
Carlos lima 15 de novembro de 2020

Realmente tenho onix premier azul seelker é posso garantir o carro é de péssima qualidade até a cor dos parachoque são diferentes só vi dps de pagar é levar

Avatar
Leandro 16 de novembro de 2020

Não querendo defender, mas é impossível a fabricante conseguir deixar o para-choque na mesma cor da lataria, são 2 materiais diferentes. Mas realmente, quanto maior o capricho, menos diferença é pra dar.

Avatar
Alex Pereira Nascimento 15 de novembro de 2020

No final das contas, todo povão aqui anda de carro CHINÊS… KKKKKKKKK

Avatar
A verdade 15 de novembro de 2020

Com o dinheiro de um vw-gol novo no Brasil é possivel comprar um Camaro no EUA. O problema é a carga pesada de impostos. As pessoas que trabalham e consomem sustentam toda a orda de brasileiros gananciosos e que não gostam de trabalhar ou estudar. O Camaro no Brasil dever valer mais de 3 vw-gol.

Avatar
Super carros 15 de novembro de 2020

Pesquise… volte para o primário. O Camaro mais barato custa U$ 25.000 algo como R$ 136.000 reais… Deve ter ouvido isso a uns 15 anos e fica repetindo…

Avatar
Vini 15 de novembro de 2020

Nos EUA eles ganham em dólar e não em real, por isso a conversão não faz sentido.

Avatar
Paulo Manuel 15 de novembro de 2020

Então na verdade ele errou, com o valor que pagamos em um Gol zero, o americano compra 2 Camaros zero, pois ele recebe em dólar e nós em reais. Não se pode fazer a conversão dólar/real.

Avatar
Adenir de Moura vertelo 15 de novembro de 2020

Mas vc não pode esquecer que o Camaro e 25000 dólares mas eles recebe em dólares não em reais guardada as devidas proporções , o Camaro lá e mais barato que o gol aqui!

Avatar
Bruno Vasconcelos 15 de novembro de 2020

Carros tem que ser comparados com BIG MACS: A Equiparação mais tradicional entre paises e consumo de produtos e serviços é relacionada a BigMacs, é o que firmas financeiras e estatísticas usam… Pois o Big Mac é um produto internacional. Comparem quanto em BigMacs custa um Camos no EUA e um Gol no Brasil.

Avatar
DRP 15 de novembro de 2020

Há algumas matérias de demonstram q preços absurdos praticados no Brasil tem mais a ver com alta margem de lucro do que carga tributária. Já parou pra pensar q estes mesmos carros produzidos aqui e exportados para Argentina, Chile, Paraguai, etc… São vendidos lá cerca de 30% mais baratos?!
Se produzidos aqui a carga tributária q tanto falam foi aplicada aqui. Então não acho que seja esse motivo da prática absurda dos preços no Brasil. Não nesse caso, ao menos.

Avatar
Mauro Alves 15 de novembro de 2020

No Brasil a ganância é estrapolada. Somos o povo mais explorado da América.

Avatar
Ivan Antonio 15 de novembro de 2020

Nos Estados Unidos: (Camaro 25.000/U$1.256(SM)=20 meses de trabalho. Brasil: (Gol 53.590/BR$1.045(SM)= 51 meses de trabalho. Sem levar em consideração a diferença entre os carros.

Avatar
André 15 de novembro de 2020

Um país que elege Bolsonaro, lotado de gentalha pobre de direita, sem discernimento crítico, de mau gosto, vulgar, burra… Não me surpreende nem um pouco que aceitem passivamente comprar carroças por preços exorbitantes e ainda achem lindo.

Avatar
Gilberto 18 de novembro de 2020

O que tem a ver ideologia com montadoras? Mas realmente, ao tempo de Lula e Dilma, os brasileiros só compravam carros de primeira linha e tudo era baratinho…e sem corrupção.

Avatar
José Maria 15 de novembro de 2020

Também só porcaria e caros. Só o Brasil que aceita isso. Aproveitando, como tem propaganda dentro da matéria.

Avatar
daniel 15 de novembro de 2020

kkkkkkkk concordo totalmente

Avatar
Nascimento 15 de novembro de 2020

O problemas são os altos impostos, o governo que uma BELA FATIA POR CADA CARRO NOVO, então as montadoras repassam para o consumidor. No Brasil somos roubados em tudo, principalmente em veículos e moradias. Sempre tem os atravessadores querendo parte do montante. Somos roubados diariamente para manter o estado pesado e ineficiente.

Avatar
elioricardoalves 19 de novembro de 2020

E Nascimento os veículos subiram bem de 2014 a 2020 ninguém explica isso o salário não teve grandes ganhos se for imposto E dose

Avatar
Tião da Regulagem 15 de novembro de 2020

Carro bom é aquele com carburador, bobina, platinado e motor de ferro fundido que eu posso consertar de boa com chave de fenda, alicate e arame; esse negócio de “dãosaizi”, turbo, injeção direta, ABS, ESC, ASR e sopa de letras é coisa de maricas, como diz o “mito”.

Avatar
André 15 de novembro de 2020

Ainda bem que existem países que exigem essas “coisas de maricas”. Imagine se a Europa, por exemplo, fosse essa zona que é esse país de “machões” chamado Brasil, lotado de gentalha que aceita qualquer porcaria de cabeça baixa. País sem futuro.

Avatar
Tião da Regulagem 15 de novembro de 2020

O que adianta termos carros modernos, seguros e alinhados com o 1º mundo? O povo mal tem grana pra trocar o óleo e esses carros bons ainda ganham a pecha de” bomba” pelos mecânicos celebridades do Youtube, que adoram enaltecer as carroças como carros ideais para o brasileiro.

Avatar
Launer 15 de novembro de 2020

uéu,o hb20,corolla e as versões do mercedez e mitsubichi ficaram de fora ? agora modelos obsoletos da volkswagen são obrigatórios em qualquer lista de obsolescência.

Avatar
FABIO 15 de novembro de 2020

Lamentável a cultura de preços absurdos e
Carros de 5a quinta categoria. #boicotenow

Avatar
Rodolfo 15 de novembro de 2020

… O carro ter itens de segurança é muito bom, mas apesar de tanta legislação de segurança, mas mesmo assim houve falhas nas bolsas infláveis da Takata. É inadmissível acontecer isso, o que era para evitar a morte matar…
… Um colega o carro deu problema no ABS da Chevrolet Blazer dele, quando freava a roda traseira arrastava. O maluco ainda viajava com o carro assim de São Paulo à Ibiúna/SP.
… Fiquei sabendo pelo meu mecânico especializado em freios, que se não fizer a sangria dos freios e troca do fluido de freio a cada 2 anos pode estragar a válvula do ABS, que custa uma dinheirama.
… Minha preocupação agora é o que acontece se o controle de estabilidade falhar? Vai travar a roda?

Avatar
Bruno 15 de novembro de 2020

Com certeza não! Mesmo que as respectivas montadoras quisessem, a legislação daqueles países não permitiria.
A não ser com muitas modificações.
Até o UP! No país de sua matriz, tem ASR/ ESC, ACC como segurança e até mesmo aquecimento de bancos e teto panorâmico como conforto, dentre outros.
Brasil = Povo lixo/ Nicho besta = Grande margens = Altos impostos = Carroça.

Avatar
Jorge Nicolau 15 de novembro de 2020

Esqueceu do Yaris, ou alguém aqui acha que este Etios maquiado seria vendido no Japão?? O verdadeiro Yaris está anos luz à frente deste nosso Etios vestido para festa.

Avatar
Orlando 15 de novembro de 2020

Acertou aa mosca amigo!! Pois é – o Yaris é um Etios maquiado pra se dar bem com compradores que se impressionam com aparências.

Avatar
cylj 15 de novembro de 2020

perpassa pelas??? quer escrever bonito e cai no pleonasmo? o per de perpassar é já o por de pelas. Afffffff

Avatar
calatrava1410 15 de novembro de 2020

Quanto ao Etios, o que lhe falta é um desenho moderninho e só isso. Brasileiro não é muito chegado em qualidade, ele quer mesmo é carro grande, ou então que se pareça grande, para agradar o vizinho, hehe. Ah! e a multimídia no carro deve ser de última geração, mesmo que ele tenha tudo em seu smartphone.
Bem, o Etios se destaca pela facilidade em estacionar, devido principalmente ao ótimo esterçamento da direção.
Outro detalhe é a sua facilidade em contornar rotatórias. Enquanto ele faz tudo rápido e bonitinho, os outros carros parecem ser molengas por não poder acompanhá-lo.
Quanto ao seu desenho, para quem acha o primeiro Ka o carro mais bonito do mundo, até que ele me parece estiloso.

Avatar
elioricardoalves 19 de novembro de 2020

Concordo calatrava 1410 tem desenho polêmico mas é bem confiável trabalhei em um táxi desse modelo muito bom hoje para particular tá caro o Toyota yaris também é um absurdo o preço

Avatar
calatrava1410 15 de novembro de 2020

“O Sonic, mais sofisticado, acabou ofuscado pela onda de sucesso do Onix”.
Sério, é muito difícil entender o consumidor brasileiro.

Avatar
elioricardoalves 19 de novembro de 2020

O que pegou foi o imposto de importação muitos não sabem mais o Sonic era de origem coreana

Avatar
Deixe um comentário