Esses 5 SUVs NÃO são SUVs; entenda

O Inmetro criou uma norma técnica para classificar quais carros são SUV, esses cinco acabaram fora da categoria devido alguns detalhes

3 toyota corolla cross hybrid 2022
O Compass 4XE é bastante valente, mas uma tecnicalidade faz ele ser classificado como carro de passeio (Foto: Jeep | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/09/2022 às 11h03

Por muitos anos a sigla SUV foi usada apenas por veículos fora de estrada ou versões de passageiro de caminhonetes. Hoje o uso ficou mais abrangente, a ponto do Inmetro ter criado uma norma para definir quais carros são SUV.

Essa norma é controversa, conforme já explicamos, pois utiliza apenas o vão livre e alguns ângulos para classificar os carros. E com isso, alguns carros que são vendidos como SUV ficaram enquadrados em outras categoria. Confira alguns que chamaram nossa atenção.

VEJA TAMBÉM:

1. Volkswagen T-Cross

vista lateral do t cross 2021 branco rodando na cidade
O T-Cross matou o Golf no Brasil, mas para o Inmetro ambos são da mesma categoria (Foto: Volkswagen | Divulgação)

O T-Cross chegou na linha da Volkswagen brasileira para suceder o Golf, tomando até o seu lugar na linha de produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR). E assim como o Golf, o T-Cross é classificado como médio segundo o Inmetro.

Isso se deve ao ângulo de ataque, que deixa o modelo fora da classificação de SUV. Já seus irmãos Nivus e Taos conseguem se classificar como SUV pela norma do Inmetro.

2. Jeep Compass 4Xe

jeep compass 4xe 4 2
As baterias e o motor elétrico do eixo traseiro sacrificam parte do vão livre e ângulo central (Foto: Jeep | Divulgação)

Todas as versões nacionais do Jeep Compass se adequem a norma de SUV do Inmetro. Porém o modelo híbrido 4XE ficou de fora devido ao motor elétrico que fica no eixo traseiro e às baterias. Ele perde em vão livre e no ângulo central, sendo rebaixado para a categoria de carros médios.

O mais irônico nisso é que o Compass 4XE é mais capaz que muitos carros classificados como SUV. Seu sistema híbrido usa um motor elétrico para o eixo traseiro, atuando como uma tração integral mais eficiente. Além disso o carro traz um seletor de terreno que ajuda a configurar o carro para o piso que o condutor pretende enfrentar.

3. Toyota Corolla Cross

1 toyota corolla cross 2022
A diferença de vão livre do Cross para o sedã é de apenas 1 cm (Foto: Toyota | Divulgação)

A Toyota usou o Corolla hatch vendido no exterior como base para o Cross, o que rendeu o entre-eixos mais curto que o do sedã. As aspirações fora de estrada do modelo ficam apenas no nome, pois seu vão livre de 16,1 cm é apenas 1 cm maior que o do sedã.

Para agravar a situação, o famigerado escapamento que fica exposto na traseira afeta no ângulo de saída. Na gama da Toyota brasileira, apenas o SW4 está classificado como SUV, o RAV4 também fica junto dos carros de passeio.

4. Ford Territory

ford territory 2021 branco dianteira - foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo
O Territory compartilha nada com outros carros da Ford (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)

O Territory não é Ford e nem SUV. O modelo de origem chinesa que veio para tentar enfrentar o Jeep Compass foi criado sem qualquer tipo de aspiração para enfrentar estradas de terra. O vão livre de 17,9 cm ainda é acima da média dos hatches e sedãs, mas fica atrás de SUVs pequenos como o Fiat Pulse.

Para quem curte um Ford e quer um SUV valente existe o Bronco Sport. Esse sim é classificado como utilitário, traz uma avançada tração integral e pneus de uso misto.

5. Mini Countryman

mini john cooper works countryman 05
Pode não seguir a tradição de ser pequeno dos Mini, mas não chega a ser um SUV (Foto: Mini | Divulgação)

Muitos puristas ficaram revoltados quando a Mini decidiu diversificar sua gama e lançou o SUV Countryman. Mas no final das contas o modelo nem atende aos requisitos para ser classificado como um utilitário esportivo.

O porte de hatch médio já é um indicativo que o Countryman é apenas uma variante mais prática do Mini. Seu destaque em relação ao Mini hatch ou a perua Clubman é vir com tração integral.

Bonus: Citroën C3 e Fiat Argo Trekking são SUV

Quando a Renault lançou o Kwid com o slogan “o SUV dos compactos”, ela corroborou isso fazendo o carro atender às normas do Inmetro. Mas esse não é o único hatchback que atende aos requisitos para ser classificado como SUV.

O novo Citroën C3 chega às lojas classificado como SUV pelo instituto, porém a marca prefere dizer que é o compacto apenas tem “atitude SUV”.

O Fiat Argo Trekking também atende a esses requisitos, ficando separado do resto da linha na classificação do Inmetro. Nos materiais oficiais a Fiat associa apenas o Pulse à sigla SUV, com o a versão aventureira do Argo sendo tratada como um hatch comum.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Nonato 18 de setembro de 2022

Pra mim, esse velho não sabe dirigir. Kkk

Avatar
Yuri 14 de setembro de 2022

SUV em termos significa Veículo Utilitário esportivo, vamos as métricas, com boa altura em relação ao solo e com motor possante. Dá pra se excluir um monte de veículos que estão nesse segmento erroneamente. O negóvio está tão banalizado que eu pego um gol 1.0 coloco uma mola maior e pronto… SUV. Kkkkkk

Avatar
Andréa Letícia 13 de setembro de 2022

Sai do jeep e comprei um Renault Duster, intenso 1.6 , zero. Mil vezes melhor!

Avatar
Godzila 13 de setembro de 2022

No caso do Corolla cross, no proprio nome já diz se tratar de um cross -over “Corolla Cross” . Eu comprei já sabendo disso. Gosto da praticidade deste tipo de veículo.

Avatar
Rodrigo 12 de setembro de 2022

SUV de verdade é Jeep, Land Rover, Mitsubishi Pajero Full, Nissan Pathfinder, Toyota SW4, Blazer… o resto, é enganação.

Esta mais do que na hora do Inmetro rever essas métricas absurdas…

Trouxa é quem compra um Kwid achando que está no “SUV dos Compactos”… kkkkkkkk está mais para SUV de Pobre… o Uno Mille quadrado e o Fusca eram muito mais SUV do que muitos desses Pseudo-SUV atuais…

Avatar
Keppaty 11 de setembro de 2022

Todos os “altinhos” como o antigo Ecosport são suves. O resto é história.
Coisas do Inmetro.
Interessante e curioso mesmo, é a classificação dos Delivery da Volkswagen e as picapes Ram.

Avatar
Wal Santos 14 de setembro de 2022

Ecosport concordo, apesar da base do Fiesta, era alto e ofereceu 4×4. Já os Ram serem classificados caminhão é mais pela capacidade de carga, que é alta, a mesma coisa, mas no caso o inverso, que faz o Delivery ser classificado picape.

Avatar
Jo 11 de setembro de 2022

O Compass até é questionável. Mas os outros com certeza não são SUV. Mas agregam esse nome pra se beneficiar. Classificação ambígua em favor das montadoras.

Avatar
Deixe um comentário