5 filmes que não ganharam o Oscar, mas têm carros irados

Premiação máxima do cinema nem sempre dá destaque para as estrelas de quatro rodas, mas quem realmente se importa?

cena de velozes e furiosos vin diesel paul walker mitsubishi eclipse
Eclipse verde se tornou ícone dos carros tunados (Foto: Universal Pictures | Reprodução)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 12/03/2023 às 17h03

Neste domingo (12) acontece a cerimônia de entrega do Academy Awards, o Oscar, principal premiação do cinema (norte-americano, claro), que irá consagrar os melhores atores e filmes de 2022. No entanto, poucas foram as vezes que a Academia de Cinema deu olhos para filmes que tinham carros como “parte do elenco”.

VEJA TAMBÉM:

“Ford v Ferrari” foi um dos raros acontecimentos, quando faturou, em 2020, os prêmios de Melhor Edição de Imagem e Melhor Edição de Áudio. Nem mesmo o belíssimo “Rush”, que conquistou vários prêmios ao redor do mundo, como adaptação dos duelos entre James Hunt e Niki Lauda na Fórmula 1, foi capaz de cativar o júri da Academia.

Mas para não parecermos com as intermináveis piadas de Billy Crystal, deixaremos de enrolar e vamos aos filmes, que não ganharam o Oscar, mas têm carros e cenas de velocidade fascinantes.

60 Segundos (2000)

60 segundos perseguicao mustang eleanor
Angelina Jolie é linda, mas a musa do filme é “Eleanor” (Foto: Buena Vista Pictures | Reprodução)

Nicolas Cage, Angelina Jolie e Robert Duvall protagonizaram um triller fascinante para que é fã de carros. No longa, Randal “Memphis” Raines precisa tirar seu imrão de uma enrrascada e voltar à vida de ladrão de carros.

Ele organiza sua velha gangue e precisa roubar 50 carros e uma única noite. A lista de alvos conta com modelos como Lamborghini Diablo, Ferrari 365 GTB/4 Daytona, e claro o Mustang Shelby GT500 “Eleanor”.

Baby Driver (2017)

baby driver fuga subaru impreza vermelho
Cena do Subaru é uma das melhores sequências do longa-metragem (Foto: Sony Pictures | Reprodução)

Este longa-metragem está longe de ser um merecedor do Oscar. A trama conta a história de um jovem órfão que se torna um exímio ladrão e pilot de fugas.

Com elenco que conta com Kevin Spacey e Jammie Foxx, o filme tem ótimas cenas de perseguição, inclusive na primeira fuga a bordo de um Subaru Impreza WRX STI Spec C. Uma boa opção para dias chuvosos.

Ronin (1998)

ronin 1998 cena fuga bmw serie 5
Ninguém poderia fazer Vitto Corleone jovem, com DeNiro, e nenhum carro faria esta cena como o Série 5 (Foto: Metro-Goldwyn-Mayer | Reprodução)

Estrelado por Robert DeNiro, este filme não se trata de carros, mas de um mercenário que precisa realizar um último serviço. Intrigante, a trama ainda conta com o marroquino Jean Reno, no elenco.

Na trama que inclui traições, tiros e bombas, o destaque fica para as aluscinantes cenas de perseguição em Paris. Na sequência, a estrela é um BMW Série 5, que se comporta como um kart. Outra estrela do longa é o Audi S8, de primeira geração. O filme é considerado com um dos melhores em perseguições de carros. Vale a pena assistir.

The Italian Job (2003)

the italian job fuga mini cooper metro
Quando o tráfego está congestionado, nada melhor como ir de metrô (Foto: Paramount Pictures | Divulgação)

Esse remake estrelado por Mark Walberg, Charlize Theron, Jason Statham, Edward Norton e Donald Sutherland, coloca um grupo de ladrões diante de um grande roubo. Após a missão, eles são traídos e precisam recuperar toneladas em ouro.

O longa-metragem é ótimo e mostra como a gangue vai conseguir driblar o antigo integrante do grupo. Mas a cereja do bolo é a fuga num comboio de Mini Cooper S. Espetacular.

Velozes & Furiosos (2001) tem carros, mas não Oscar

velozes e furiosos cena perseguicao supra e charger
Carros e Oscar não se bicam, mas quando se leva a vida a cada 400 metros, sua vida é mais ou menos assim (Foto: Universal Pictures | Reprodução)

A franquia poderá chegar a 78 filmes, que não irá ganhar um Oscar. Mas quando se fala de filmes de carros, não há como deixar este ícone da cultura pop de fora.

Certamente você já assistiu (mais de uma vez), mas caso tenha desembarcado na Terra, hoje pela manhã, o filme narra a desventura de um policial disfarçado, Brian O’Conner (Paul Walker). Ele precisa infiltrar numa gangue de ladrões de carga, liderado por Toretto (Vin Diesel) e Letty Ortiz (Michelle Rodrigues).

O enredo é fraco para ganhar um Oscar, mas o filme é uma ode aos carros japoneses. Toyota Supra, Mitsubishi Eclipse, Mazda RX7, Nissan Sylvia, Honda S2000 e mais um montão. Mas o destaque fica por conta do Dodger Charger R/T da sequência final.

Pessoalmente, o carro mais legal do filme é a Ford F-150 Lighting, da oficina em que Brian trabalha. Lindona!

5 Filmes (com carros) que ganharam o Oscar

  • Bullit (1968) – O astro foi o Ford Mustang GT
  • Operação França (1971) – O Pontiac LeMans contracenou com Lincoln Continental Mk3
  • Conduzindo Miss Daysy (1990) – O astro foi Hudson Commodore 8
  • Ford v Ferrari (2020) – As estrelas foram Ford GT40 Mk2 e Ferrari 330 P3
  • 007: Sem Tempo para Morrer (2021) – Aos protagonistas foram os Aston Martin DB5 e V8 Vantage
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário