Remap só é bom para quem faz, para o frentista e concessionário

Muita gente é adpeta ao remapeamento da central eletrônica para ganhar performance, mas quem faz deve torcer para não ser chamado num recall

chip da central eletrônica motor do carro em detalhe remap
Remap promete potência extra, mas pode der um trabalhão lá na frente (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 12/03/2023 às 15h03
Atualizado em 13/03/2023 às 14h50

Não são poucos os donos de automóveis que, no afã de melhorar o desempenho e a performance, levam o carro para uma oficina que anuncia melhor desempenho, performance, redução de emissões, redução de consumo. Primeiro: é conversa para boi dormir, porque se você aumentar a performance do carro, você vai perder em termos de consumo. Os engenheiros da fábrica procuram mapear a injeção eletrônica do automóvel de modo a ter melhor performance, melhor desempenho, com o mínimo de consumo e emissões.

Isso posto, muitos levam o carro para ter um maior desempenho, melhor performance. Conseguem? Conseguem. O carro realmente passa a andar um pouco mais, ter uma melhor performa se em troca de consumo. Emissões vão para o espaço, vão para o céu.

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A bronca do remap

Agora, além disso, tem outro probleminha grave: o dono do carro que manda remapear (o pessoal chama de remap), que é a troca de um chip da injeção, ou o remapeamento com o mesmo chip. Tanto faz! Quando o carro é levado para um recall, pois  hoje você é obrigado a levar ao recall, pois deve constar no seu documento, e se você não o fizer, não vai poder vendê-lo.

Aí surge uma nova questão. Ao levar o carro lá na concessionária, em geral, tem que ligar a central eletrônica do computador no scanner para zerar a central, para fazer a operação do recall. O reparo é gratuito. Nesse momento, ela vai perceber que o carro teve um remapeamento.

Isso significa que a concessionária vai chamar o dono do carro e falar: “Ou volta para o original ou nós não podemos fazer nada com o automóvel.” E aí? E aí você continua sem o recall e sem poder vender o carro. Ou então você perde tudo o que você pagou e é obrigado a pagar ainda mais para a concessionária para voltar o carro para a regulagem original.

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9 Comentários
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Fabricio 19 de março de 2023

Antigamente eu via os engenheiros como “criadores de soluções”. Depois do choque de realidade, vejo que eles apenas desenvolve projetos de interesse das montadoras. Por isso se vê tato recall. Tem
montadoras que perdi a conta de quantos recall ela já teve.

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Joana Belizario 19 de março de 2023

Sem problemas amigo que

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Oscar 18 de março de 2023

Tem o K-Tuner para Civic turbo, que o scanner não identifica. E o carro anda muito mais e gasta menos, desde que use gasolina premium.

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Polvo 13 de março de 2023

Mesmo se o recall não envolver a parte eletrônica (módulo ECU do motor) é necessário zerar a central?

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Luis bohemia 13 de março de 2023

Apesar que se você chegar e ele se recusar a atender o recall por este motivo basta obter documentação sobre está negativa e ganhar um dinheiro do concessionário e da fabricante. Pois a lei é clara sobre o motivo do recall e do atendimento gratuito e é vedado por lei a venda casada, já que o serviço apesar de não ser pago por você será pago pela montadora a css, então vc não pode ser proibido disso.

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Ruy Rovaris 11 de fevereiro de 2024

Ele está totalmente enganado, a bmw 320 é a 328 é mesmo motor 184 CVC contra 245 só muda programação, minha 320 ficou mais econômica a 100km/h.

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Marcos Barbosa 12 de março de 2023

Porém, o que dizer dos Mercedes C180, C200 e C250 que saem de fábrica com o mesmo motor, apenas “capados” eletronicamente? O remap permite que o dono de um C180 desfrute da performance de um C250.

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Alessandro 12 de março de 2023

Só não se esqueça que existem os remaps autorizados pela marca, como os da oettinger, por exemplo para os vw. Nesse caso não há perda de garantia nem necessidade de voltar pra configuração de fabrica em caso de recall.

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Ingo 12 de março de 2023

Eu andava preocupado tbm, mas agora a ford saiu do brasil nunca vão ver meu weber 24-25 no corcel

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