Os 10 carros híbridos mais baratos do Brasil
Novo Civic ampliou a lista dos carros que combinam motor a propulsão com elétricos, nenhum deles é uma pechincha, mas listamos os mais acessíveis
Novo Civic ampliou a lista dos carros que combinam motor a propulsão com elétricos, nenhum deles é uma pechincha, mas listamos os mais acessíveis
Carro híbrido ainda é uma alternativa para quem não quer comprometer o orçamento com combustível, mas não está disposto a se arriscar com um elétrico. O mercado tem boas opções deste tipo de veículo e resolvemos separar os carros híbridos mais baratos do Brasil para você que quer economizar sem precisar se preocupar com o carregamento.
Ainda mais depois dos recentes lançamentos da Hyundai Caoa, que já ocupam o pódio dos carros híbridos mais baratos do país em 2023. Ao mesmo tempo, os modelos da Toyota se seguram nas cifras, enquanto as novidades de marcas chinesas se destacam pelo custo/benefício.
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Bom ressaltar que separamos apenas os modelos híbridos regulares (HEV) e plug-in (PHEV) de marcas generalistas – ou seja, fabricantes premium ficaram de fora. Assim como também estão de fora da relação de carros híbridos mais baratos os chamados híbridos leves (MHEV) – em que um motorzinho elétrico funciona apenas como gerador.
Os preços foram levantados na primeira quinzena de julho de 2023 com base na tabela das montadoras. Confira os 10 carros híbridos mais baratos do Brasil.
O Kona nem bem chegou e já é disparado o carro híbrido mais barato do Brasil em 2023. Misto de hatch parrudo com jeito de SUV, o modelo faz parte da ofensiva eletrificada prometida pelo Grupo Caoa para a Hyundai no início do ano.
O crossover médio chega da Coreia do Sul com o motor 1.6 GDI a gasolina em conjunto com outro elétrico e câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, que promete um dos consumos mais eficientes do país. Entre os itens de série do Kona, destaque para os seis airbags, câmera de ré e head-up display na parte de segurança.
No conforto, ar automático, bancos dianteiros elétricos, com aquecimento e ventilação, chave presencial e carregador de celular por indução. O modelo ainda chega com central multimídia tem tela de 10,2”, conexão com Android Auto e Apple CarPlay e GPS nativo, além de painel de instrumentos digital.
O primeiro híbrido flex do mundo foi lançado em 2019 juntamente com a 12ª geração do Corolla no Brasil. Acaba de perder o posto de carro híbrido mais barato do país para o Kona, mas ainda é o eletrificado bicombustível mais em conta.
O sedã médio combina o motor 1.8 16V capaz de beber gasolina ou etanol com outro elétrico. O que lhe confere também um dos melhores consumos do país pelos padrões do Inmetro para o PBEV.
O conjunto eletrificado equipa as versões mais caras do Corolla por aqui. Desde a Altis, o modelo tem o Toyota Safety Sense, o pacote de auxílio ao motorista, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, assistente de pré-colisão, farol alto automático e sistema de alerta de mudança de faixa com controle de direção.
Completam a lista de itens de segurança sete airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, retrovisor eletrocrômico e controles de estabilidade, tração e subidas. No mais, couro, rodas de liga leve 17″, chave presencial, ar-condicionado automático e multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay.
Outra novidade da Hyundai Caoa que garante pódio entre os carros híbridos mais baratos do país. O Ioniq, porém, foi lançado em 2022 como carro por assinatura dentro da Caoa Locadora. Recentemente, passou a fazer parte do portfólio da marca e a ser vendido na rede de concessionárias da empresa.
O crossover-cupê é importado com o mesmo conjunto do Kona. Porém, é mais espaçoso e equipado. Leva alerta de ponto cego, monitoramento da pressão dos pneus, retrovisor eletrocrômico, ar automático bizona, retrovisores rebatíveis eletricamente, bancos de couro, entre outros. Também tem painel eletrônico em tela de 7” e multimídia com display de 10”.
O SUV médio faz muita gente torcer o nariz – muitos criticam o modelo dizendo que não é Corolla, nem Cross. Fato é que vende bem e usa o mesmo conjunto híbrido do sedã – só que é mais caro que o irmão de plataforma. Mesmo assim, se segura como o quarto carro híbrido mais barato do país apesar das ofensivas coreanas e chinesas.
A despeito de ter menos espaço na cabine e acabamento inferior, o Corolla Cross XRV traz os mesmos equipamentos do Corolla vice-líder do ranking dos carros híbridos mais baratos de 2023. Inclusive, traz o pacote de itens de assistência à condução.
Um dos novatos desta lista chegou em novembro ainda no pódio dos carros híbridos mais baratos do país em 2023, mas perdeu espaço com os lançamentos da Hyundai no mercado. De qualquer forma, o Kia Niro se destaca por ser um SUV médio com design futurista e feito sobre a nova plataforma K3 do mesmo grupo coreano.
O conjunto reúne o motor Kappa aspirado com injeção direta e o propulsor elétrico que resulta em um dos automóveis mais econômicos do país. Além disso, o Niro oferece uma lista de equipamentos recheada, mesmo nesta versão de entrada.
Destaque para os equipamentos de auxílio ao motorista, como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência na faixa, farol alto automático, entre outros. Ar automático bizona, retrovisores com aquecimento e rebatíveis eletricamente e painel de instrumentos integrado à central multimídia em duas telas de 10” também merecem destaque.
A Great Wall Motors (GWM) iniciou os trabalhos no Brasil com a linha de SUVs Haval, totalmente eletrificada. A configuração de entrada é a que figura entre os carros híbridos mais baratos do país em 2023, com um conjunto convencional, já que as demais versões usam sistema plug-in – e passam dos R$ 260 mil.
O modelo vem com um robusto pacote de itens de auxílio à condução. Controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de veículos à frente e tráfego cruzado dianteiro e traseiro, assistente ativo de manutenção e centralização de faixa e alerta de ponto cego são alguns dos equipamentos.
Ainda vem com câmera 360, seis airbags, central multimídia com tela de 12,3” e GPS nativo, wi-fi 4G a bordo, head-up display, reconhecimento de placas de velocidade, retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina com função de conversão estática e ar automático bizona,
A marca sino-brasileira se mexeu com a chegada dos modelos da BYD e da GWM, e também com o Civic Hybrid. O Caoa Chery Tiggo 8 teve seu preço reduzido em R$ 40 mil para melhorar sua posição na lista de carros híbridos mais baratos do Brasil em 2023 – mas é o plug-in mais acessível.
O SUV de 7 lugares esbanja imponência, tecnologia e eficiência. Com dois motores elétricos, propulsor turbo a combustão, câmbio automático com 11 marchas, o modelo é um dos híbridos mais econômicos, com médias acima dos 30 km/l, segundo os padrões do Inmetro.
O Tiggo 8 Pro Hybrid ainda promete autonomia de 77 km apenas em modo 100% EV. Isso porque os motores elétricos se alternam: podem tracionar juntos as rodas ou de forma isolada, com o outro funcionando como gerador.
Na parte de equipamentos, o SUV híbrido tem tudo a que tem direito. Além dos itens de auxílio à condução já listados aqui em outros modelos, recebe bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilação, teto solar, seis airbags, retrovisores rebatíveis eletricamente e com aquecimento, painel de instrumentos eletrônico, entre outros.
A nova versão chegou para ser a primeira picape híbrida do mercado e figurar entre os carros híbridos mais baratos do Brasil. Custa quase o mesmo que a opção a combustão e consumo até melhor que o de muito SUV presente nesta relação.
No recheio de segurança, tem alerta de colisão com frenagem automática de emergência, seis airbags, sensor de ponto cego, detector de fadiga, câmera de ré e assistente de farol alto, mas deve um piloto automático adaptativo. Ar automático bizona, grade dianteira ativa, bancos de couro, acionamento remoto do motor, chave presencial estão entre os itens de série.
A 11ª geração do Civic surgiu no Brasil importada, eletrificada e com preço salgado. Mesmo assim, figura entre os carros híbridos mais baratos do país com um sistema bastante moderno e diferente. Chamado e:HEV, une um motor a combustão com injeção direta a dois elétricos que têm funções distintas.
Desta forma, o novo Civic pode rodar de três formas. Como um EV, como um híbrido no qual o segundo propulsor elétrico alimenta as baterias para que o motor elétrico tracione as rodas ou como um puramente a combustão.
O sedã médio também traz um belo pacote de equipamentos em sua configuração única importada da Tailândia. Tem o Honda Sensing, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, farol alto automático e o detector de ponto cego com imagens na central multimídia.
Oito airbags, quadro de instrumentos eletrônico, bancos dianteiros com regulagens elétricas, multimídia com tela de 9”, carregador de celular por indução, chave presencial com partida remota do motor, ar automático bizona e teto-solar completam a lista.
O Song Plus primeiro híbrido da marca chinesa no paísBYD no Brasil e um dos mais eficientes. Graças ao sistema eletrificado, que permite três modos de condução. Tem o EV, em que o motor elétrico traciona as rodas, o híbrido paralelo – para acelerações mais fortes e retomadas – e o híbrido “normal”, para velocidades de cruzeiro ou moderadas.
Desta forma, a autonomia prometida no modo “Eco” passa dos 1.000 km – dados da BYD. Já o motor elétrico oferece até 51 km de autonomia.
O Song Plus chama a atenção pelo custo benefício e fecha a lista dos carros híbridos mais baratos do Brasil. É um híbrido plug-in com pacote de condução semi-autônoma (ACC, frenagem autônoma, câmera 360, sensor de ponto cego, assistente de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito), seis airbags, quadro de instrumentos eletrônico em tela de 12,3” e tela multimídia rotativa em display de 12,8”.
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Faltaram muitos modelos, nada haver esta lista hein.
2 sistemas para dar manutenção.
O Tiggo 5x híbrido saiu da grade de fabricação? 151 mil em dezembro/22 para PCD. 45 dias de espera.
Dentro de poucos dias teremos mais uma opção e será a primeira camionete híbrida do mercado. A Maverick híbrida é a campeã de vendas nos EUA e por lá está com fila de espera de mais de um ano.
Bastaria zerar o IPI e reduzir pela metade o ICMS dos carros hibridos e elétricos por cinco anos e após o prazo, aumentar gradativamente até 10 anos do início, exigindo 80% de componentes nacionais. Exigindo produção nacional para o benefício.e esses prêços cairiam.
“Exigindo produção”
KKKKKk cara, ninguem vai querer vender aqui se foi exigido produxir o produdo… só ver que a FORD pulou fora pra fabricar no exterior e vender aqui entro e ta lucrando mais do uqe antes.
produzir aqui dentro com CLT/CNT em vigor é jogar dinheiro no lixo.
E você acha que o problema é CLT e CNT com o salário mixuruca que eles pagam… Gado
É apenas uma questão de produção em escala. Se houver incentivos por parte do Governo, e planejamento por parte das montadoras, os híbridos podem se popularizar em pouco tempo.
Temos tudo pra sermos o paraíso dos híbridos, incluindo os híbridos “leves” (MHEV).
É só usarmos a inteligência. Não precisamos, e nem devemos, ficar adulando os duvidosos elétricos a bateria.