8 dicas para dirigir com segurança para todos os ocupantes

Confira oito dicas simples que você pode aplicar hoje mesmo para aumentar a segurança de todos os ocupantes do carro

iStock 490390956
Por Bárbara Angelo
Publicado em 27/09/2017 às 17h00
Atualizado em 16/12/2019 às 19h13

Dirigir com segurança, manter o veículo em boas condições de operação e conduzi-lo de forma a nunca perder o controle. Por isso, é importante fazer revisões periódicas, se habituar à maneira correta de guiar o carro e também ficar atento ao funcionamento dos equipamentos de segurança. Veja oito dicas simples que podem ajudá-lo a fugir de problemas:

1. Para dirigir com segurança, evite a banguela

Dirigir com a banguela: Veja oito dicas simples para dirigir com segurança para todos os ocupantes, desde a importância do uso do cinto até o filtro de cabine!
lever switching of transmissions an auto

Uma situação comum é a de motoristas que colocam o veículo em ponto morto quando dirigem sobre declives suaves, controlando a velocidade apenas com o freio. A prática, no entanto, não é segura e deve ser evitada. A famigerada “banguela” diminui a estabilidade do carro e prejudica o controle se uma freada brusca for necessária. O recomendado é que se mantenha o automóvel engatado em marcha lenta, fazendo uso do freio motor.

2. Dirigir com segurança depende de pneus em boas condições

dicas
mechanic changing a wheel of a modern car in a workshop

Também deve-se garantir que os pneus estejam em boas condições de utilização. Para tanto, evite que o desgaste ultrapasse a medida de 3 milímetros de profundidade nos sulcos. A legislação indica que 1,6 milímetro é a profundidade mínima, mas esse é o ideal apenas para terrenos secos. Em caso de chuva, sulcos bem definidos oferecem mais estabilidade.

3. Puxe o freio de mão com força

Freio de mão: Veja oito dicas simples para dirigir com segurança para todos os ocupantes, desde a importância do uso do cinto até o filtro de cabine!
Woman hand pull hand brake of a car

Ao estacionar, puxe a alavanca do freio de mão com vigor. Quando o automóvel está em uso, seus componentes se aquecem e dilatam, o que leva ao falso ajustamento do freio. Passados alguns minutos, as pastilhas e outros elementos esfriam e voltam às dimensões normais, podendo levar à perda do freio.

4. Usar o cinto é a mais antiga das dicas!

dicas
Driver sits in the car and fastens his seat belt

O cinto de segurança deve ser usado por todos, tanto na dianteira quanto na traseira. Enquanto a maioria das pessoas já se acostumou a usá-lo na frente, muitos ainda deixam de fazê-lo nos bancos de trás. Porém, se houver uma colisão frontal, os ocupantes no assento traseiro são lançados para frente. Além de se machucarem, colocam também motorista e carona em risco.

5. Olho nos airbags

Airbags laterais: Veja oito dicas simples para dirigir com segurança para todos os ocupantes, desde a importância do uso do cinto até o filtro de cabine!

É importante estar atento ao funcionamento dos airbags. Atualmente, as bolsas de ar podem ser instaladas em diversos locais do automóvel, como nas laterais, sobre os vidros e nas portas. Contudo, a maioria dos veículos brasileiros conta apenas com dois airbags na dianteira, exigidos por lei. Nesse caso, se houver uma batida lateral, o equipamento não será ativado.

O mesmo ocorre com capotamentos laterais e colisões em baixa velocidade, porque não apresentam o tipo de desaceleração detectável pelo sistema de airbags dianteiros. Então, se possível, prefira um veículo equipado com airbags laterais para dirigir com segurança.

6. Crianças devem usar cadeirinha

Cadeirinha infantil: Veja oito dicas simples para dirigir com segurança para todos os ocupantes, desde a importância do uso do cinto até o filtro de cabine!
Boy Watching DVD in Minivan

Crianças de até sete anos de idade devem ser transportadas em cadeirinhas especiais, presas aos bancos traseiros. O sistema de fixação Isofix é o que oferece a maior segurança, pois está conectado ao chassi do veículo. O dispositivo já é exigido por lei nos carros, mas não está presente em todos os modelos de cadeirinha. Por isso, na hora da escolher uma, fique atento.

7. Mantenha o ar-condicionado limpo

dicas
Car air conditioner in the front interior passenger for adjust airflow, selective focus, Automotive part concept.

O filtro de cabine é outro componente de segurança importante, embora muitas vezes seja esquecido. Sua função é purificar o ar no interior do veículo, livrando-o de partículas nocivas à saúde. O componente se encontra no sistema de ventilação, mesmo em modelos que não contam com ar-condicionado, e deve ser substituído periodicamente, de acordo com o manual.

Para quem circula por estradas de terra e regiões de mineração, a troca deve ser feita com frequência maior. Alguns modelos populares saem da fábrica sem o filtro de cabine e, nesse caso, é recomendável que o proprietário faça a instalação. Afinal, cuidar da saúde respiratória também faz parte de dirigir com segurança.

8. Para dirigir com segurança, atenda a recalls

Veja oito dicas simples para dirigir com segurança para todos os ocupantes, desde a importância do uso do cinto até o filtro de cabine!
Recall road sign

Por último, não deixe consultar se há chamados de recall para o seu automóvel. A informação pode ser encontrada com facilidade, no site da marca do seu carro. As campanhas de recall não têm data de validade e corrigem defeitos que afetam a segurança. Confira nossa lista completa de convocações em 2017, aqui.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Franco Vieira 29 de setembro de 2017

Ajustar e USAR os retrovisores, para alguns, parece enfeite!

Avatar
Deixe um comentário