Músicas para dirigir: ouvir som melancólico no carro é melhor

Ford faz pesquisa junto com o Spotify e descobre que uma dose de melancolia pode ajudar a melhorar as manhãs ao volante

iStock 492809870
Por AutoPapo
Publicado em 28/09/2017 às 14h06
Atualizado em 08/01/2020 às 16h29

A Ford encomendou uma pesquisa ao Spotify e à Universidade de Nova York para saber como ouvir músicas para dirigir afeta o humor do motorista e fez algumas descobertas. Uma delas é que temas tristes ou melancólicos, como Back to Black, de Amy Winehouse, Sorry, de Justin Bieber, ou The Winner Takes it All, do Abba, podem ajudar a começar o dia com uma carga de energia que dura até duas horas.

A Ford em parceria com a Spotify fez uma pesquisa para descobrir quais músicas para dirigir terão a melhor influência sobre o humor.
Happy teenager with headphones listening to the music inside a car and looking away

O que essas músicas têm em comum é a combinação de uma batida rítmica forte com uma sensação melancólica que, segundo a pesquisa, muitas pessoas preferem ao dirigir. Escute a lista abaixo.

“Em toda a pesquisa, músicas com um alto nível de energia deixaram nossos testadores empolgados para enfrentar o dia”, diz a neurocientista cognitiva da Universidade de Nova York, Amy Belfi, especialista em efeitos da música no cérebro. “Mais intrigante é que, longe de ter de ser alegres, as músicas mais propensas a ter um efeito positivo também podem ser reflexivas e melancólicas”.

Músicas para dirigir devem ser tristes

Ou seja, as músicas ‘tristes’ podem realmente nos fazer sentir bem sobre nós mesmos. Elas podem nos lembrar, por exemplo, de experiências difíceis que superamos e com as quais aprendemos.

Os pesquisadores identificaram duas características chave da música que influenciam o humor: a “energia”, batida e tempo do som; e  que eles chamaram de  “valência”,  que diz respeito a profundidade, emoção e sentimento. Juntos, esses elementos podem servir como um tônico para animar até a viagem mais monótona.

Na pesquisa, motoristas de vários países da Europa ouviram listas de músicas para dirigir selecionadas com diferentes combinações de “energia” e “valência”. O seu humor foi conferido por meio de questionários respondidos imediatamente antes e depois e em intervalos de uma hora após dirigir de manhã.

As trilhas com uma batida energética e alegre, com “alta valência”, funcionaram bem, mas as trilhas tristes, usando a escala menor de notas musicais, com “baixa valência”, mostraram a mesma popularidade.

“Nesse experimento, focamos em como a ‘energia’ e ‘valência’  da música podem afetar o humor ao longo do dia”, entende Koppel Verma, do Spotify, que assessorou o projeto.

“Esse estudo mostrou que não são só músicas pop felizes e energéticas que funcionam de manhã. Quando analisamos as listas de reprodução de motoristas, descobrimos que muitas tinham um número alto de músicas melancólicas. Pesquisas anteriores já mostraram que a viagem da manhã é um período importante e agora podemos usar nossos dados para ajudar o motorista a preparar seu humor para o resto do dia.”

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário