Acessórios carnavalescos para carros: 5 itens ‘barangos’ já oferecidos

Fabricantes ofereciam itens a título de personalização, mas, na prática, eles não apresentavam utilidade e ainda tinham estática duvidosa

celta off road carnaval portal autopapo
Quebra-mato e outros itens com aspecto off-road para carros urbanos estão entre os acessórios carnavalescos (Arte: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 27/02/2022 às 08h16
Atualizado em 11/08/2022 às 16h25

Carnaval é época de usar adereços: o que vale é chamar a atenção, com roupas e adornos bem extravagantes. Pois saiba que os fabricantes de veículos também já “pesaram a mão” nas alegorias, e olha que nem era apenas para a folia popular. É que várias delas já ofereceram acessórios originais bastante berrantes para os próprios carros.

VEJA TAMBÉM:

5 acessórios originais de gosto duvidoso para carros

O listão especial de carnaval tem tais alegorias como tema: enumeramos 5 acessórios para carros extremamente chamativos – ou, em linguagem mais direta, de gosto duvidoso mesmo – oferecidos pela indústria. Eles não vinham de fábrica, mas tinham a chancela de “originais” e eram disponibilizados na rede de concessionárias. Confira o listão!

1. Renault: Adesivos para a carroceria

renault sandero stepway 2008 vermelho lateral
Renault comercializava adesivo como item de personalização

Quando lançou a primeira safra do Sandero Stepway, em 2008, a Renault oferecia aos proprietários alguns adesivos sob medida para as colunas “C”. Eram seis as opções disponíveis, que incluíam estampas florais e tribais: o fabricante comparava o item a uma tatuagem. O acessório logo saiu do catálogo, ao contrário do carro, que evoluiu e segue no mercado até hoje.

2. Ford e Chevrolet: Kits Trail e Off Road

A primeira década do século XXI assistiu à ascensão dos ditos aventureiros urbanos: versões repletas de adereços que emulam elementos fora de entrada, mas com foco no uso urbano. A Ford e a Chevrolet chegaram a disponibilizar acessórios desse tipo nas redes autorizadas, para carros novos e usados. Assim nasceram os kits Trail, para o Fiesta, e Off Road, para o Celta.

3. Chevrolet: Kit Geo

chevrolet meriva geo 2009 cinza traseira
Estética do kit Geo parecia inspirada pelo filme “Robocop”

Outro kit que a Chevrolet já ofereceu foi o Geo, para a Meriva. Tratava-se, grosso modo, de um pacote que incluía calotas, para-choques e até as carenagens abaixo das lanternas traseiras pintados em grafite. Escurecer alguns componentes pode até gerar bom efeito visual, mas, nesse caso, o fabricante errou a mão. O material de divulgação dizia que a ideia era deixar o veículo com um ar aventureiro, mas o aspecto era de tunning barato.

4. Fiat: Painel com estampas

painel interior do fiat uno attractive arabesco
Fiat disponibilizou moldura com cores e estampas para o painel do Uno tanto como acessório quanto de fábrica, em algumas séries

O Uno de segunda geração chegou ao mercado em 2010 com um design descolado. Porém, a Fiat não pareceu satisfeita e disponibilizou componentes plásticos coloridos e estampados para o painel: a ideia é que os proprietários comprassem esses acessórios na rede autorizada para “personalizar” o carro. Algumas séries do hatch chegaram a vir de fábrica com tais itens.

5. Volkswagen: Capa de chave colorida

capa de chave de carro colorida acessorio volkswagen
Volkswagen ainda oferece capas coloridas para a chave do Fox

Vários fabricantes já disponibilizaram capas de chaves coloridas como acessórios para determinados carros. Uma delas é a Volkswagen, que ainda oferece o item para a linha Fox: feito em silicone, o produto tem preço sugerido de R$ 55 no site do fabricante.

Até a concessionária pode enganar você ao oferecer acessórios para o carro: Boris Feldman explica em vídeo!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 27 de fevereiro de 2022

Agora, a fantasia que colou mesmo, é a atual:
– Aplicar enfeites e levantar a suspensão em hathes e crossovers, e oferecê-los como “SUVs” a preços próximos aos dos SUVs de verdade.
Deu tão certo, com tantos compradores “caindo no samba”, que os tais “SUVs” estão monopolizando cada vez mais o mercado. E não apenas no Carnaval!

Avatar
SERGIO BREIM 25 de abril de 2022

Concordo….o brasileiro paga milhares de reais a mais por plásticos e adesivos sendo que a maioria desses carros servem só para ostentar o que não existe…

Avatar
Antonio Pereira 27 de fevereiro de 2022

Falta de assunto estacionou mesmo porque aqui.

Avatar
Deixe um comentário