Acessórios para carro: 5 úteis… e 5 inúteis

As concessionárias oferecem um infinidade de equipamentos, alguns homologados e interessantes, outros bastante supérfluos; Cuidado com a cilada!

aerofolio falso
O aerofólio só é útil em carros que têm proposta esportiva (Foto: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 16/08/2022 às 12h12
Atualizado em 17/08/2022 às 12h01

Quem gosta de carro e frequenta concessionária volta e meia se depara com uma “televisão de cachorro” automotiva na loja. São as vitrines com os acessórios originais dos carros da marca oferecidos na rede de revendedores. Tem equipamentos vistosos – como rodas diamantadas -, conectados – como centrais multimídias cheias de recursos – e úteis – como câmeras e sensores de estacionamento.

Fora das revendas também há um cardápio vasto e variado de acessórios para o carro. Contudo, lembre-se que, se seu automóvel ainda estiver na garantia, qualquer equipamento colocado fora da rede de distribuidores e não homologado pela fabricante pode comprometer a cobertura de fábrica.

VEJA TAMBÉM:

Além do mais, tem acessórios para o carro que são totalmente inúteis. São itens dispensáveis, que beiram o supérfluo e muitas vezes são pouco – ou nada – funcionais. E ainda podem atrapalhar o funcionamento de outros sistemas do veículo.

Acessórios úteis e inúteis para o carro

AutoPapo listou 5 cinco itens adicionais que podem vir a calhar no seu carro e podem ser vistos como investimento, e outros 5 que são dinheiro jogado fora. Confira quais são eles.

Carregamento de celular sem fio

kia sportage mhev 2022 carregador celular sem fio
Carregador sem fio vem se tornando item padrão nos SUV (Foto: Kia | Divulgação)

Atualmente, versões mais recheadas de carros 0 km, inclusive no segmento de compactos, já saem com o carregamento de celular por indução. Porém, diferentes marcas oferecem a tecnologia como acessório de concessionária, que está entre os mais úteis para os carros.

Quando original e desenvolvido pela montadora, o equipamento pode ser oferecido como um “tapete” que é encaixado em algum escaninho ou superfície do veículo. Ao mesmo tempo, nos e-commerce da vida, há diferentes tipos de suporte para celular cuja “base” tem o sistema de carregamento por indução.

Mas antes de gastar dinheiro com esses acessórios úteis para carro, verifique se seu smartphone dispõe de tecnologia compatível para ser carregado desta forma.

Tapetes e bandejas especiais. Para cães, gatos, compras…

tapete bandeja acessorio util porta malas
O tapete simplifica a limpeza do porta-malas (Foto: Reprodução)

Revestimentos para o porta-malas são sempre bem-vindos, ainda mais para quem tem bichinhos de estimação ou costuma levar muitas compras, ou mesmo transportar materiais líquidos. Geralmente as bandejas são feitas de material sintético, que são impermeáveis e possibilitam a limpeza fácil – e algumas ainda têm seções organizadoras para acomodar volumes diferentes.

Para quem tem cão ou gato, os tapetes também são uma boa opção para preservar os bancos e evitar pêlos em demasia espalhados pelo assento. Também pode-se optar pelos produtos impermeáveis para evitar molhar e manchar o tecido. Por falar em bichos de estimação, outros acessórios fundamentais são os sistemas de retenção especiais para bichos, ou as cestas e redes que garantem a segurança no transporte de pets dentro do carro.

Sensor de estacionamento

saiba estacionament acessorio util carro
O sensor de estacionamento está cada vez mais presente nos carros e é muito útil nos grandes centros urbanos (Foto: Reprodução)

Modelos de entrada hoje até já dispõem do equipamento, mas muitos carros usados e seminovos ainda são carentes do item. Vale a pena instalar este como acessório de concessionária, para não correr o risco de comprometer a parte elétrica.

Porém, também é possível pesquisar lojas de acessórios de renome e que façam instalações de qualidade. Afinal, o sensor de estacionamento é uma mão na roda, ainda mais para as vagas cada vez mais apertadas nos estacionamentos, garagens de condomínio e mesmo na rua.

Protetor de cárter

peito de aco protetor carter sendo instalado shutterstock 1534114706
O protetor do cárter é muito indicado a quem trafega em estradas de terra (Foto: Shutterstock)

Um dos acessórios mais úteis para os carros pode ser o protetor de cárter. A peça foi desenvolvida para evitar que pedras atinjam o bujão do cárter, o que pode acarretar em vazamento do óleo do motor. É indicado especialmente para quem trafega em estrada de terra, com muitas pedrinhas ou mesmo em vias deterioradas, com buracos e valas.

Porém, antes de mais nada é importante checar no manual do proprietário se o carro já vem com o item – ou mesmo se sua instalação é possível e recomendada (existem carros que já vêm com uma peça de fibra que faz as vezes de protetor.

Quando recomendada, a compra e instalação do equipamento deve ser feita como acessório de concessionária, na revenda autorizada. Itens não originais, que não foram homologados pela marca, podem não oferecer a mesma resistência e nem seguir os pontos de fixação testados pela engenharia da montadora.

Além disso, o protetor de cárter pode se tornar um corpo estranho no automóvel. O acessório pode interferir em diferentes aspectos no funcionamento do carro, desde aquecimento do motor (ao comprometer a ventilação) e interferir no esterçamento do volante, até a mudança da dinâmica de deslocamento do conjunto mecânico em caso de uma batida.

Rede elástica e box organizador

box organizador porta malas acessorio carro
O box organizador é muito eficiente a quem precisa fazer compras, seja no mercado ou no shopping, com frequencia (Foto: Reprodução)

Voltamos ao porta-malas, mais uma vez para quem adora um supermercado ou shopping. Repare que o seu carro pode ter pequenos ganchos lá atrás. Eles servem para você fixar redes que seguram as sacolas e bolsas no assoalho do bagageiro, e evitam que os objetos ou compras se espalhem pelo compartimento como se fosse um jogo de pinball.

Essas redes geralmente são vendidas nas concessionárias como acessórios. Outra solução boa e útil para o porta-malas são os boxes organizadores. De material sintético ou mesmo maleável, permitem que volumes pequenos fiquem bem acomodados e separados.

Acessórios inúteis para o carro

Calha de chuva

Calha de chuva para carros não são tão boas quanto parecem
A calha de chuva se tornou um item obsoleto nos carros modernos (foto: Shutterstock)

Acredite: as calhas de chuvas estão entre os acessórios de carros mais vendidos nas concessionárias. Na época em que desembaçador era artigo de luxo no Brasil, até fazia sentido ter a peça para deixar três dedos de vidro aberto em dias de chuva e o pára-brisa do carro não parecer um vidro de sauna.

Hoje, contudo, todos os modelos saem de fábrica com ar-condicionado e desembaçador. Ainda tem aquelas flanelas químicas vendidas em sites e lojas de autopeças, que evitam que os vidros embacem.

Além de acessórios inúteis nos carros, as calhas alteram (mesmo que em pouca escala) a aerodinâmica do carro, provocam ruídos de vento na estrada e se ressecam com o tempo, ficando quebradiças e esbranquiçadas.

Aerofólio/spoiler

aerofolio falso
Aerofólio em carros populares tem apenas um apelo estético (Foto: Shutterstock)

O spoiler ou aerofólio traseiro que já vem de fábrica, conforme o modelo do carro, pode até ter uma função aerodinâmica. O equipamento tem como função principal minimizar o fluxo de ar na parte inferior do veículo e “desviá-lo” para as laterais. Contudo, isso tem efeito prático em carros realmente com proposta esportiva.

Em modelos “normais”, com potência baixa, não vai muito além de um aplique estético e de barrar a sujeira que vem da traseira e que pode chegar ao vidro.

Além do mais, colocar tais acessórios fora das especificações da fábrica pode dar dores de cabeça. No caso do spoiler, se não for bem fixado (seja na ponta da tampa do porta-malas ou acima do vidro traseiro) vai detonar a pintura do carro. No caso do aerofólio, vai interferir na dinâmica, piorar o arrasto e aumentar o consumo de combustível.

Engate “pino bola”

Esse modelo de engate pode danificar o para-choque do veículo em casos de colisão
Instalar o engate bola para proteger o carro é o mesmo que jogar dinheiro no lixo (Foto: Alexandre Carneiro | AutoPapo)

Esse acessório é inútil quando instalado só como forma de “proteger” o seu carro de batidinhas traseiras. Geralmente, o famigerado pino-bola é fixado na chapa inferior do veículo. Ou seja, se você precisar puxar uma carretinha ou um reboque, ele não vai aguentar o peso e pode esgarçar o metal nos pontos de fixação – ou mesmo arrancar o para-choque.

A colocação desse engate na traseira fora das especificações também interfere no funcionamento do sensor de estacionamento. Além disso, pode causar ferimentos em pedestres e é um item passível de multa. Tem mais: em uma batida para valer na traseira, a distribuição de forças para o qual o automóvel foi projetado será alterada por causa do engate inútil.

Iluminação interna

ford everest platinum interior visto de lado com iluminacao colorida
A iluminação ambiente pode ser personalizada em alguns veículos (Foto: Ford | Divulgação)

Antes exclusivo de marcas premium, aquele pacote de luz ambiente já é oferecido como acessório por marcas “generalistas”. Mas a utilidade dessa iluminação interna, em uma paleta de cores que só um artisia plástico vai saber identificar, é algo bastante questionável. Se não for bem instalado e as luzes forem posicionadas de forma equivocada, ainda pode fazer a cabine do veículo parecer um inferninho parado no tempo.

Faróis de neblina

thumb farol neblina kwid intense 014
Usar o farol de neblina de maneira errada pode gerar multa ao motorista (Foto Renault | Divulgação)

As luzes auxiliares são soluções boas para quem costuma trafegar por regiões com muita serração. Mas a verdade é que a turma gosta de usar os faróis de neblina apenas de maneira “estética”, o que pode resultar em uma infração grave. Isso aí, fique ligado que andar só com lanterna à noite e a neblina ligada resulta em multa e 5 pontos na CNH.

Colocar quaisquer faróis de neblina em qualquer lugar também pode render problemas. Se a instalação não for feita de forma correta, há risco de sobrecarregar o sistema elétrico do carro. Luzes fora das especificações e desreguladas também podem comprometer o funcionamento de outros comandos elétricos do veículo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Andre L. 18 de agosto de 2022

Eu acho um absurdo os carros virem de fábrica hoje em dia sem o protetor de cárter. Pra mim é muito importante.

Avatar
Cadillata 16 de agosto de 2022

Carros com engate “pino bola” rodam normalmente pelo Brasil afora e ninguém faz nada a respeito.
Já até carros de polícia com os faróis de neblina acesos e sem necessidade.
Quanto as luzes fora das especificações e desreguladas, gostaria de saber quem fiscaliza, pois é o que mais se vê nas rodovias.
As leis existem, só que para fiscalizá-las, “dá um trabalho danado”.

Avatar
Deixe um comentário