[Boca no Trombone] Aditivo para tanque, radiador e outros: uso é realmente necessário?

"Não acredite naqueles aditivos que aumentam a potência; booster disso, potência daquilo. Tudo é propaganda enganosa! "

capa portal boca aditivos1
Por Boris Feldman
Publicado em 28/06/2019 às 17h40

Você entra no supermercado e se depara com uma prateleira cheia de aditivos para automóvel. E você se questiona: vale a pena comprar ou não vale a pena comprar? Precisa desse aditivo? Ele é recomendado ou não?

Depende: aditivos em geral não fazem a menor diferença no carro, só no seu bolso. Porque aditivo se usa no tanque de gasolina, se você abastecer com a comum. Aí, você compra o aditivo, que é o detergente dispersante para a gasolina comum.

Não acredite naqueles aditivos que aumentam a potência; booster disso, potência daquilo. Tudo é propaganda enganosa! Cuidado com os aditivos para o óleo, para a bateria. Nada disso funciona.

Aditivo no automóvel é no tanque de gasolina, se você abastecer com a comum; se for com a aditivada não precisa, ela já vem com aditivo. E, também, no líquido do radiador: água mais o aditivo, na base do 50/50. O aditivo nesse caso é o etilenoglicol.

A não ser esse do radiador e o do tanque de gasolina, não vale a pena comprar aditivo nenhum.

aditivo para o tanque
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rubens ALVES dos Santos 30 de dezembro de 2020

Bom dia,eu tenho um gm astra Millenium 2001.Abasteco sempre com aditivada,porém quando viajo para o interior não a encontro.E as vezes a luz da injeção ascende. Já realizei rastreamento porém não foi constatado nada de anormal.O mecânico disse q pode ser gasolina de baixa qualidade. Neste caso é interessante colocar esses aditivos,quando abastecer com gasolina comum.

Avatar
Clésiane Costa 8 de agosto de 2020

Bom dia!
Foi de muita ajuda a explicação obgda.

Avatar
NEI MELLO 20 de setembro de 2019

Nenhum aditivo que seja misturado ao combustível faz aumentar a potência do motor. Se houvesse, as montadoras recomedariam. A gasolina ou etanol, aditivados, possuem um elemento detergente/limpante e não adiciona hps a nenhum motor. É desnecessária a limpesa dos bicos injetores porque: são autolimpantes, existe o pré filtro na bomba de combustível, depois existe o próprio filtro de combustivel (entre a saída do tanque e até o sistema de injeção) e, por último, o bico injetor possui um microfiltro. A menos que todos os filtros estejam estragados, melhor é trocar os bicos.

Avatar
JOSIAS BARROS 1 de julho de 2019

Bom dia,
Discordo completamente a maneira como o tema foi colocado, extremamente sensacionalista!!!
Existem sim, produtos de boa qualidade e com um beneficio real para o carro e motor.
Acredito que a função dos comunicadores de massa e canais de comunicação deva ser fomentar nas pessoas a busca por conhecer o que estão comprando para não serem enganados. Podemos ser enganados comprando uma gasolina aditivada, podemos ser enganados comprando um liquido de arrefecimento de péssima qualidade como também podemos comprar um aditivo para óleo lubrificante que realmente funcione. Para se afirmar produto X ou Y funciona ou não deveriam ser feitos testes e não jogar palavras ao vento!!!!

Avatar
Alexandre Galebe 29 de junho de 2019

O problema é quando você abastece por engano naqueles postos que ainda mantém as cores da bandeira e não tem mais a bandeira e colocam um combustível todo batizado deixando o carro se arrastando. Nessa hora aqueles aditivos que limpam bico injetor podem trazer de volta o vigor do motor do seu carro.

Avatar
Flávio Martíns 28 de junho de 2019

Concordo em gênero, número e grau !!!!
Tudo balela para enganar os consumidores !!!
Boa Feldman .
Abraço

Avatar
Deixe um comentário