Ledo engano: aditivos fazem mal, sim!

Tantas são as ofertas, que o motorista se sente tentado a experimentar um aditivo. E pensa que, se não ajuda, mal não faz...

Por Boris Feldman 09/05/20 às 09h00

Não faltam empresas que se aproveitam da falta de conhecimento técnico do dono do carro para vender produtos e serviços desnecessários. Pior que isso, prejudiciais. Entre eles, aditivos, líquidos e dispositivos “especiais”.

Marqueteiros associados a “técnicos” passam a vida desenvolvendo produtos que “comprovadamente” economizam, ou tornam seu carro mais potente, durável, bonito , econômico e resistente. Imaginam os mais variados  malabarismos pseudo-tecnológicos para enfiar a mão sem nenhum pudor no bolso do motorista.

E tome aditivo para aumentar a octanagem e a potência do motor, reduzir o atrito e o consumo e prolongar sua vida útil. Mas a “empurroterapia” não se restringe ao motor nem se limita a aditivos, mas também a vários outros produtos, alguns quase milagrosos: tem o que limpa mais limpo o para-brisa, outro que aumenta o brilho da pintura, mais um que estabiliza a pressão do pneu e até o que transforma água em combustível.

O óleo do motor é uma das vítimas preferidas destes picaretas. As fábricas do automóvel e do óleo afirmam que seus engenheiros desenvolveram em conjunto o produto mais adequado e correto para a lubrificação do motor, com todos os aditivos necessários para minimizar atrito e temperatura, maximizar performance e durabilidade.

Falo mais sobre esse assunto neste vídeo. Confira!

Mas não faltam dezenas de outras empresas afirmando que seus aditivos “deixam no chinelo” os utilizados na formulação original do óleo. Tem um aí com suficiente cara-de-pau de declarar ser capaz de um verdadeiro milagre, o de restaurar locais desgastados de componentes internos do motor. Fosse verdade, as retíficas poderiam fechar suas portas…

Mesmo deixando os “milagrosos” de lado, engenheiro especializado em lubrificantes alerta: colocar no óleo do motor um outro aditivo pode ser prejudicial, pois ele poderia “não conversar” com os que integram o óleo originalmente. E provocar uma reação química capaz de prejudicar sua capacidade lubrificante. E nem uma “DR” (*) poderia contornar o problema.

Alguns aditivos são necessário

aditivo para radiador (Foto: Shutterstock)
Não se usa água pura no radiador: mistura tem aditivo próprio

Mas problema do aditivo é que alguns são realmente necessários. No radiador, por exemplo, onde no passado se usava apenas água, hoje é necessário adicionar etilenoglicol, na base de 50/50. Então, completar com “água do radiador” ficou ultrapassado: agora é “líquido do sistema de refrigeração”.

Para a gasolina, são dezenas as opções de aditivos no mercado, prometendo mundos e fundos. Maior desempenho e durabilidade, menor consumo e emissões, funcionamento mais “redondo” do motor e outros quetais.

Voltamos então ao problema do aditivo realmente necessário, o que pode deixar o motorista em dúvida: se ele prefere abastecer com gasolina comum (e não com a aditivada), é realmente importante o uso do aditivo do tipo detergente/dispersante para evitar a formação de depósitos carboníferos na câmara de combustão.

Mas aí vem a pi-ca-re-ta-gem de sempre, os famosos aditivos do tipo booster formulados com os mais bizarros componentes químicos. Aliás, alguns contribuem de fato para melhor desempenho do motor, pois oxigenam a gasolina. Mas, só fora do Brasil, onde ela não contenha 27% de álcool.

Mal não fazem? Ledo engano, fazem sim!

A NGK abriu recentemente alguns motores com problemas de funcionamento, para descobrir que a causa da combustão irregular eram as velas danificadas. Os eletrodos encontravam-se completamente oxidados e cobertos por uma estranha camada vermelha. Pesquisa daqui, examina dali, descobre-se que a tal camada que as danificou era óxido de ferro.

E qual a origem deste óxido ferroso?

A NGK pesquisa daqui, examina dali e descobre ser um componente utilizado com frequência em aditivos da gasolina. Os tais que prometem mundos e fundos e que, além de não contribuírem em nada, ainda prejudicam o funcionamento do motor e o bolso do freguês.

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18 Comentários
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    Roberto Carlos 13 de maio de 2020

    O melhor aditivo é ler o manual do proprietário.

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    Lucas 10 de maio de 2020

    Belo artigo!
    O aditivo bardhal prolonga funciona? Pode danificar o motor? Obrigado

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    Esdras Gouveia Malta 10 de maio de 2020

    Boa tarde. Gostaria de saber sobre meu carro. Eu tenho um gol 1000I 95/95 a gasolina. Qual o óleo ideal do motor e qual o aditivo do radiador, devo usar? Só o aditivo ou aditivo e água? Agradeço a atenção, Deus abençoe.

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      Eduardo 11 de maio de 2020

      Em uma rápida procura no google achei o manual do teu carro… Recomendo aprender a fazer isso antes de perguntar. Mas lá vai:
      Óleo recomendado 20W40 API SE ou API SF, quantidade 3,5 litros c/ troca de filtro ou 3,0 litros sem troca de filtro.

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    José Alves de Sousa 10 de maio de 2020

    Gostei muito das informações e orientações sobre aditivos para óleo de motor e água de radiador.

    Quero continuar sendo informado sobre as picaretagens dos maus profissionais em mecânica de autos.

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    Marcelo 10 de maio de 2020

    Sinceramente picaretagem é atacar de modo geral os fabricantes de aditivos, precisa dar nome aos bois, precisa estudar mais meu amigo

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    Rubens 10 de maio de 2020

    Admiro mui um senhor com sua idade e segundo o Sr. com tão vasta experiência falar tanta baboseira. Deveria pesquisar mais antes de falar sobre temas a qual percebo seu total desconhecimento da realidade.

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    Luis 10 de maio de 2020

    Eu tenho um gol 1.0 pôr alguma vezes eu abastecei com gasolina aditivada e o motor na subida e em quebra molas o motor bate pino e pó essa razão que só abasteco com gasolina comum

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    duvida 9 de maio de 2020

    “a “empurroterapia” não se restringe ao motor nem se limita a aditivos, mas também a vários outros produtos, alguns quase milagrosos: tem o que limpa mais limpo o para-brisa, outro que aumenta o brilho da pintura,” BORIS- VC TEM UMA COLEÇAO LINDISSIMA DE CARROS E VC USA EM TODOS PRODUTOS CARISSIMOS PARA POLIMENTO E ENCERAMENTO, LOGO, VC SE CONTRADIZ NO SEU TEXTO… EU CONCORDO COM SEU TEXTO, TEM PRODUTO DE LIMPEZA QUE CUSTA 300 REAIS E TEM A MESMA AÇÃO DE UMA CERINHA COM MASSA DE POLIR DE 40 REAIS. PORTANTO VC PROPRIO SE CONTRADIZ…
    ME EXPLICA ISTO? OU SERÁ QUE NEM FREUD EXPLICA?

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      Peraldiano 9 de maio de 2020

      Sério que você está comparando cêra de polimento com aditivo de motor? Deve ser efeito da quarentena, só pode…..

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        duvida 12 de maio de 2020

        o mesmo efeito da quarentena que faz o sr. nao realizar a leitura completa do comentario e compreender um texto- coisas que se aprendem na 3ªserie fundamental..
        no mais a pergunta foi para o Boris e não para o sr. mas faço questao de repetir e ate desenhar para o sr.
        mais simples = ELE DIZ NO TEXTO QUE TEM PRODUTO MILAGROSO QUE AUMENTA O BRILHO DA PINTURA! logo, ele faz uma critica aberta a este tipo de produto! ENTENDEU? TEM QUE DESENHAR? —ai , eu questiono, se ele critica estes produtos pq ele usa???? SIMPLES! ENTENDEU???? OU AINDA TA DIFICIL??

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    Marcelo 9 de maio de 2020

    Eu venho aqui dizer que todos estão equivocados tenho carros a mais de dez anos sempre usei gasolina aditivada Nunc tive problemas e mais uso militeck no motor do meu carro meu carro já é velhinho ano 96 motor e tão cereno que não faz nem um barulho resebtemente tive que fazer cabeçote dele pois igual falei ele tem mais de 27 anos mecânico ate se asustou quando viu motor nunca aberto antes não tenha uma borra que for nada dava até para jogar comida ali comer me explica isso agora espertos USO CASOLINA ADITIVADA É MILITEC

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      Luiz Carlos 10 de maio de 2020

      Típico isso. A pessoa informa que usa militec que é uma maravilha, que deixa o carro ‘timindo’, mas teve que abrir o motor por algum motivo. No seu caso fazer cabeçote. Você mesmo escreveu. Igual um vídeo que tinha no YouTube, o cara informa que sempre usou militec e dizendo a importância do produto, mas mostrando o bloco do motor todo carbonizado e com borra. Virou piada que apagou o vídeo. Meu carro tem 12 anos, nunca viu militec na vida. Abri a tampa de válvula uns dias atrás para checar, uma maravilha. Zero canonização e borra.

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    Anderson 9 de maio de 2020

    Eu tinha uma moto a gasolina. Para limpeza colocava aditivos para motor flex, pois aditivos para motores somente a gasolina não limpa. Pior, a gasolina já vem com etanol

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    João Santos 9 de maio de 2020

    É a mesmíssima coisa com o corpo humado e os tais de supletivos…..TODOS supletivos fazem mal à saúde

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    Ailton Maia 9 de maio de 2020

    Resumindo, o alcóol ou gasolina aditivados fazem mal ao motor do carro ?

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      Peraldiano 9 de maio de 2020

      Tem jeito não, brasileiro é viciado em gororoba milagrosa , basta dizer que aumenta potência e economiza combustível que o povo cai na conversa e desanda a comprar todo tipo de besteira com nome bonito. E morrem dizendo que funciona…..

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      Peraldiano 9 de maio de 2020

      Ele não falou isso, ele disse que tem muito produto milagroso que na verdade não tem efeito nenhum e que pode até lascar o motor do carro se for usado sem critério. Tudo vigarice prá ganhar dinheiro dos otários.

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