Alfa Romeo Montreal: o carro-conceito que foi para as ruas

A Alfa Romeo Montreal foi projetada para ser exposta como carro-conceito na Feira Mundial de Montreal, em 1967; fez tanto sucesso que entrou em produção

capa alfa
Por Boris Feldman
Publicado em 12/06/2019 às 11h43

A Alfa Romeo Montreal foi projetada por Marcello Gandini, do Studio Bertone, para ser exposta como carro-conceito na Feira Mundial de Montreal, em 1967 – por isso o seu nome. Fez tanto sucesso que entrou em produção e foi fabricada entre 1970 e 1976.

O chassi utilizado foi o mesmo sobre o qual a Alfa Romeo Spider (e outros modelos) era montada.Mas a Alfa Romeo Montreal não podia ser produzida com um motorzinho quatro cilindros de 120 cavalos. Pegaram um motor V8 da Alfa P33 – 3.0 l, 300 cavalos – reduziram para 2.6 litro, 230 cavalos e puseram na Montreal, com a caixa da P33 também.

Por causa da legislação de emissões na época, o V8 não é equipado com carburador, mas um sistema de injeção mecânico, Spica, e funciona muitíssimo bem. O carro não falha, pega fácil, acelera sem tossir e sem espirrar, nada, um reloginho!

A Montreal foi a única Alfa Romeo antiga com motor V8. E talvez esse tenha sido um dos motivos do fracasso desse carro no mercado. Por quê?Porque foi em plena crise do petróleo: fabricado de 70 a 77. O motor V8 era tudo que o mercado não queria.

alfa romeo montreal: carro-conceito foi para as ruas

Até a ideia dos faróis, que funcionam a vácuo abrindo e fechando a tampinha na frente foi mantido como no conceito. O volante em cálice, uma série de detalhes internos, os mostradores superoriginais: velocímetro, conta-giros, ele tem tudo!

Espaço e conforto? Excepcional para o piloto e para o passageiro .Mas ai de quem vai atrás, ai nada, nem cabe ninguém lá atrás.

alfa romeo montreal: foto do interior

Fotos Alfa Romeo | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fernando Georg bruckmann 14 de novembro de 2020

Muito lindo esse Alfa deve ser um monstro no asfalto !

Avatar
Deixe um comentário