Permissão para alterações em rodas, pneus e suspensão é rejeitada

Relator da proposta que queria autorização para modificações em elementos estruturais afirma que customização coloca em risco a segurança dos veículos

Por AutoPapo 28/04/21 às 11h50
Com Agência Câmara de Notícias
carros com suspensão, rodas e pneus alterados em exposição
Resolução Nº 292/2008 do Contran é quem determina os parâmetros para rebaixamento de carros (Foto: Shutterstock)

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 2623/19, que permite, nos termos definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que sejam modificados elementos estruturais dos automóveis, como suspensão, rodas e pneus.

Apresentada pelo deputado Giovani Cherini (PL-RS), a proposta  altera o Código de Trânsito Brasileiro, com o argumento de que a customização de carros é “extremamente popular”.

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O parecer do relator, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), foi contrário ao projeto e ao PL 5236/19, apensado. O parlamentar avaliou:

De fato, a prática de se modificar automóveis é antiga, motivada principalmente pela estética e pela sensação de exclusividade que a personalização proporciona. Contudo, a vaidade, ou o legítimo retorno financeiro de alguns empreendedores, não pode se sobrepor ao interesse coletivo na busca da segurança veicular no trânsito.

“A alteração na suspensão ou no conjunto de rodas e pneus é frequentemente associadas a acidentes, geralmente fatais”, acrescentou o relator. Segundo ele, centenas de acidentes são causados por modificações nesses componentes do automóvel, “seja pela utilização de material de baixa qualidade, por falha na execução dos serviços ou, simplesmente, por incompatibilidade da modificação com as características estruturais do veículo”.

De caráter conclusivo nas comissões, a proposta será arquivada, a não ser que haja recurso contrário.​

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16 Comentários
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Gabriel 30 de abril de 2021

Esse cara deve ser um frustrado. Vou continuar com meu carro baixo e com rodão.

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Cléber 30 de abril de 2021

Como um carro rebaixado todo cuidado pelo dono vai causar acidentes se os caras andam abaixo de 60 km hora pra não estragar seu bem kkkkk
Sabe de nada esse cara .

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Ayan 29 de abril de 2021

Na minha opinião acidente grave acontece até com rodas original também que vale e o motorista só querem ganhar dinheiro com agente deviam proibir os leds de fabrica também porque que agente não podemos colocar nós nossos carros

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Leandro 29 de abril de 2021

O problema não é a customização e sim a customização porca. É a mesma coisa do farol. Por causa de gente que coloca LED e xenon porcaria que cega todo mundo ninguém mais é autorizado a alterar a lâmpada, mesmo que seja infinitamente melhor do que a original.

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Paulo Caldas 29 de abril de 2021

A alteracao da suspensão e amparada pela resolução 282/contran o que em minha opinião é um erro craso, gera uma insegurança jurídica.
Quanto a alteração de rodas e pneus e vedado pela referida resolução!

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Sylas Manobral 29 de abril de 2021

Esses caras que não deixa é pq eles são as pessoas que comem o nosso dinheiro pra legalizar

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Gilberto 29 de abril de 2021

Eu não concordo com a opinião sobre customização ser a causa de acidentes. Na verdade o que causa muitos acidentes com vítimas fatais são irresponsáveis beberem e dirigir em auta velocidade. Pois quem trabalha com customização tem seus produtos certificado testado antes de serem utilizados pós rodas e pneus mais largos deixam o veiculo com mas estabilidade o carro fica mas no chão.voltando a causa de acidentes um outro motivo são rodovias esburacadas. Mal sinalizadas. Por conta dos desvios de dinheiro que muitos desse engravatados de Brasília embolso em sua cuecas e contas em nome de laranjas

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Rosenaldo Barbosa da Silva 29 de abril de 2021

Concordo plenamente!!!
Ele tinham que entrar com uma lei de proibição de ruas mal pavimentadas.
Meu carro é rebaixado e rodas maiores que as originais tudo legalizado.
Queria saber o perigo dessas alteração,a não ser os buracos na rua…?
Os carro de stock car só deveriam fazer alterações no motor,pq altura e rodas é um risco pros pilotos…
(Pq os carros são colado no chão e as rodas 18×10.5 furacão 5×120)e essas medidas são dos carro apresentado nas corrida… como Corolla,cruze,Civic todos fora do padrão original…
Boca fechada não entra mosca.

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Nilton Santos 29 de abril de 2021

Na minha opinião acidentes graves acontece até com o carro original vai de cada motorista infelizmente sempre tem um que quer se a mostrar, modificamos pq gostamos não para desafiar a lei, deveria rever isso e apoiar quem curti.

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Jessi ly lima de paula 29 de abril de 2021

Na minha opinião, c vc passa por uma vistoria isso significa q vc está dentro das normas exigidas pela (contram)
Só acho q esses políticos deveriam focar seus objetivos em assuntos de mais importância como saúde e educação, q por sinal está um caos em todo país, agora se a pessoas é irresponsável em colocar produto do seu carro de baixa qualidade, isso é um risco ele sendo modificado oh não isso depende de cada pessoa e de sua situação financeira, todos nós sabemos q morrem muitas pessoas em trânsito, mais e sinal de irresponsabilidade de motoristas q respeitam as leis de trânsito.
FC aq uma dica para esses parlamentares q não tem nd pra fazer e fica querendo mudar as leis q foram aprovadas, vão tentar mudar esse país com tanto roubo nos cofres públicos, e não venham tirar o sonho de muitos q e6 ter um carro modificado q por sinal não é crime desde q seja legalizado,…. FC a dica deu deputado 😉😉😉😉

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Givanildo rodrigues 29 de abril de 2021

Ja que esta proibido modificar as rodas dos veiculo que tem veiculo com aro 13 simplesmete tera que para de usar o mesmo porque os pneu aro 13 ficou igua encontra ouro no pais

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THIAGO BOAS BIRINO 28 de abril de 2021

Não entendi nada desse proposta, meu carro é modificado e legalizado no Detran e inmetro com rodas e suspensão a ar no documento. A proposta era fazer as modificações sem ter que passar por vistoria?

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Gabriel 29 de abril de 2021

Seria uma boa se aprovasse essa lei , é muita burocracia para fazer a legalização

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Gabriel 29 de abril de 2021

Eu só acho que carro rebaixado não é crime , agente que tem o carro modificado e descriminado mesmo tendo o carro legalizado ,sempre quando e parado o enquadro e mais enteressante pros policiais.
Pelo meu ponto de vista 80% dos carros customizados são bem cuidados pelos seus donos que envestem muito neles .
Gosto é igual * cada um tem o seu kk

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Sir.Alves 28 de abril de 2021

O problema não as pessoas que fazem alterações comuns, como rodas certificadas no mesmo diâmetro, LED correto só no farol com produto com iluminação adequada certificação do Inmetro… o problema é a ”Manolagem” descaracterizam os veículos completamente, e por causa destes.. todos pagam.

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Igor 29 de abril de 2021

Ué se existe empresa para certificar a segurança dos veículos exemplo a certificação de segurança veicular CSV que está autorizada a fazer essa vistoria … Simplesmente, se o carro não cumpre os quesitos de segurança não aprova e pronto . Mas se cumpre todos os requisitos ..porque proibir ?! Se vamos falar em segurança tira os caminhões sucatas que rodam nas estradas …. Façam um asfalto decente aí voltamos a conversar de segurança né hipócritas da política!

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