Amortecedor não tem prazo de validade, não caia neste golpe

Fabricantes de amortecedores elevaram a empurroterapia para um novo patamar em que determinam a vida útil da peça pela quilometragem

amortecedor velho sucata
Durabilidade do amortecedor está relacionado com as condições de uso e não quilometragem (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 13/12/2023 às 19h03

Empurroterapia tem de dois níveis! Ahh… é a sofisticação da empurroterapia? Exatamente. O primeiro nível é aquele que você vai na oficina, o mecânico, alguém te dá uma dica para trocar isso, para fazer aquilo que não precisa. Aí é empurroterapia no primeiro nível, não é? Assim, em um nível mais baixo. Agora tem a empurroterapia mais sofisticada. Mas como assim? A própria fábrica tenta te empurrar o produto dela goela abaixo.

E um dos casos mais típicos de empurroterapia da própria fábrica – Que vergonha! – É o amortecedor que deve ser trocado aos 40 mil ou aos 50 mil quilômetros. Uma fábrica de amortecedor, a Cofap fez isso há 30, 40 anos atrás e o pessoal gostou. Aí vieram as outras, a Monroe e outras dizendo tem que trocar amortecedor a cada 40 mil, a cada 50 mil.

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Nada disso! Amortecedor não tem prazo para troca, nem quilometragem, nem um ano, nem dois anos. Amortecedor pode durar 10. mil quilômetros ou mais de 100 mil. Se você andar numa estrada esburacada, passar num buraco, o amortecedor acaba em 5 mil quilometros, já era. Se você anda s100 mil quilômetros. Amortecedor não tem prazo, mas tem que ser verificado no máximo a cada 10 mil quilômetros.

Leve para um especialista para ele verificar. O amortecedor está em bom estado, está funcionando? Está me ajudando nas curvas, e quando eu freio o carro? Isso é que é importante. Amortecedor não tem prazo. Não expira. Mas tem que ser verificado. Tem que ser levado o carro para um especial lista. Checar se ele está em bom estado.

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7 Comentários
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Antonio 21 de dezembro de 2023

Caro Boris, o problema é justamente este, o próprio tal “especialista” aí que vc diz, é quem vai te empurrar um jogo de amortecedor novo. No braziuuuuu, o que mais tem é “especialista “, um mais LADRÃO que o outro.. basta ir trocar os pneus em qualquer loja que os “especialistas” vão querer te empurrar desde a troca dos bicos, desempeno de rodas, troca de discos e pastilhas, pivôs, molas, amortecedor, passar o “ciborg” pqe o eixo tá torto, alinhar a torre da suspensão e até a rosca do…se você cair no papo dosFDPque só querem o teu dinheiro e não interessa se vc vai ficar contente ou não. Aqui é braziiuuuuuu, o país do (*) do mundo.

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José Carlos Rosa 16 de dezembro de 2023

Eu lembro que quando criança eu via na TV um comercial da Cofap mostrando um Gordini capotando ao entrar numa curva…e a mensagem era: “Troque seus amortecedores a cada TRINTA mil km” …..kkkkk

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Ney Verdandi 15 de dezembro de 2023

Sempre troquei os amortecedores aos 40 mil e da última vez aos 50k, sempre utilizando a marca Cofap; aproveito e troco coifas, batentes rolamentos, etc., deixando tudo em estado de OKM. O fim da vida útil começa quando o carro passa a inclinar além do normal em curvas, e passam a transmitir vibração excessiva na suspensão. Molas devem ser trocadas no máximo aos 90k, caso contrário, os elos ficam mais próximos, diminuindo o curso dos amortecedores e danificando os mesmos, bem como coxins do motor, borrachas das portas, surgem barulhos em forrações, etc. Procurei um Novo Palio 12/13 para a minha sobrinha; todos na faixa de 90k a 110k rodados, bastava fazer um teste drive em uma avenida de paralelepípedos que todos só faltavam desmanchar. Optei por um em que o dono deduziu o valor das molas, conjunto completo de amortecedores, bieletas, coxim estourado, borracha de porta, borracha porta malas e mais alguns itens mecânicos. O velho teste de balançar o carro na dianteira e traseira, bem como analisar o espaçamento dos elos das molas, antes do teste drive, já sabemos que será reprovado. Não concordo com o Boris porque faço isso a mais de 40 anos. O carro fica igual zero km e muito mais seguro.

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Alexandre 15 de dezembro de 2023

CONCORDO PLENAMENTE, EXCELENTE MATÉRIA. 👍

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OSVALDO 15 de dezembro de 2023

Borris, faça ou comente no Auto Papo, o assunto da validade dos pneus dos veiculos. Foi criada uma polemica e fica a duvida quanto à validade.
Em alguns Estados, veiculos estão sendo apreendidos por que seus pneus têm mais de 5 anos de fabricação, mas os sulcos e borracha estão perfeitos.
Procedente? Qual legislação que regulamenta os pneus?

AutoPapo
AutoPapo 15 de dezembro de 2023

Olá, Osvaldo! Tudo bem? Não existe nenhuma legislação que dê embasamento para apreensão de veículo pelo tempo de fabricação de pneu.
https://autopapo.uol.com.br/noticia/validade-do-estepe-pneu-vencido/
Abraço

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Marco Vanetti 15 de dezembro de 2023

Caro colega Boris, concordo com todas as suas afirmações e tenho uma dúvida: a avaliação visual, não é suficiente para identificar a eficácia de amortecimento. O equipamento que poderia fazer a avaliação, não existe em oficinas mecânicas, somente nos centros de desenvolvimento dos fabricantes de amortecedores. Ou seja, para inspecionar corretamente um amortecedor quanto à sua eficiência seria necessário, pelo menos, desmontar o conjunto completo (e separá-lo da mola, no caso da maioria dos amortecedores dianteiros). Nesse caso, o custo de avaliação dos amortecedores seria o mesmo que a mão de obra da troca do conjunto, porém, sem o custo da peça. No fim das contas, qual a sua sugestão de inspeção que seja EFICAZ para análise da eficiência do componente?
É muito fácil criticar né? Sou adepto da critica construtiva, onde VOCÊ sugere uma melhor forma de se fazer aquilo que não concorda.
Meter o pau só pra criar engajamento é MAIS FEIO que a “empurroterapia” que tanto criticamos.

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