Desconto de 40% em multas é aplicado a pagamento antecipado via App

Denatran lança Carteira Digital de Trânsito, uma plataforma digital única que promete centralizar todos os serviços de trânsito

Por AutoPapo 22/09/20 às 06h00

O aplicativo batizado de Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne as versões eletrônicas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) não tem apenas a função de armazenar documentos. A plataforma digital também permite receber infrações de trânsito e emitir boleto para pagamento de multas.

VEJA TAMBÉM:

Segundo o Denatran, multas que forem pagas antecipadamente podem ter desconto de até 40%. Entretanto, para obter tal abatimento, é necessário reconhecer a infração e desistir de interpor recurso administrativo. Essa funcionalidade já está disponível para pessoas físicas. Pessoas jurídicas, porém, ainda precisam acessar o site do SNE Web para gerenciar infrações de veículos.

A novidade foi anunciada nesta segunda-feira (21), durante a Semana Nacional de Trânsito. As funcionalidades da CDT são as mesmas do aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Para quem já usava essa plataforma, é possível utilizar o novo aplicativo com um login único.

celular mostrando o app carteira digital de transito que permite pagar multas com desconto
Todas as funcionalidades do app Carteira Digital de Trânsito já estão disponíveis para pessoas físicas

Quem não utiliza ferramentas digitais poderá fazer o cadastro diretamente no CDT. A partir de então, o usuário passa a receber as notificações de autuação e penalidade pelo celular. Pessoas físicas podem monitorar multas utilizando somente o aplicativo. Também existe a possibilidade de acessar pelo computador, no Portal de Serviços do Denatran.

Descontos em multas não são novidade

Disponível desde 2016, o SNE já gerou, de acordo com o Denatran, mais de R$ 100 milhões de desconto em multas de trânsito para motoristas de todo o país. No momento, as notificações eletrônicas abrangem as autuações de todos os órgãos de fiscalização nacionais, além das emitidas por 15 Detrans e mais de 80 órgãos municipais.

Caso o órgão de trânsito emissor da multa ainda não faça parte do SNE, o motorista recebe a notificação pelo meio tradicional, por carta. Nesse caso, não há direito ao desconto. Confira aqui quais Detrans oferecem as novas ferramentas.

Foto: Serpro | Denatran | Divulgação

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário