Arla 32: guia completo sobre esse auxiliar no controle de emissões

O Jeep Comapss foi o primeiro carro de passeio nacional a adotar o Arla 32. Tire suas dúvidas com esse guia que o AutoPapo fez para você

bocal de abastecimento de veiculo diesel com injecao de arla 32
O Arla 32 é conhecido em outros países como AdBlue, o bocal de abastecimento tem sempre uma tampa azul (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
18 de agosto de 2021 09:04

Em 2021 a Jeep reestilizou o seu SUV Compass, passando a adotar uma versão atualizada do motor 2.0 turbodiesel equipada com injeção de Arla 32 para o controle de emissões. Esse motor também irá equipar o Jeep Renegade e a Fiat Toro. O novo Jeep Commander é aguardado para estrear já com essa atualização.

Até a introdução desse propulsor atualizado da Stellantis, a injeção de Arla 32 era limitada aos caminhões. Agora com esses SUV e a picape adotando esse líquido para reduzir as emissões, o Arla 32 chega a um público mais abrangente.

jeep compass trailhawk brancopolar 2022 foto em estudio
O Jeep Compass 2022 estreou o Arla 32 em carros de passeio (Foto: Jeep | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

O que é o Arla 32 e pra que ele serve

Arla é uma abreviação de Agente Redutor Líquido Automotivo, e 32 vem dos 32,5% de ureia que vai na composição. Esse líquido não é inflamável e age em conjunto com o sistema de redução catalítica seletiva (SCR) para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) no escapamento de motores diesel.

É importante lembrar que o Arla 32 não é um aditivo ou um combustível. O líquido é injetado no catalisador do veículo, onde ocorre uma reação química entre os gases resultantes da combustão do óleo diesel e o Arla. Nessa reação é reduzida a quantidade de NOx e de material particulado e é produzido nitrogênio e vapor de água.

aviso de nivel do arla 32 em um volkswagem tdi europeu
Um aviso do nível baixo é emitido no painel com antecedência para o motorista não ficar na mão (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Por que o Arla 32 está sendo adotado?

A Stellantis está se adiantando para atender à norma de emissões Proconve L7 (equivalente a norma Euro V), que entra em vigor para veículos leves em janeiro de 2022. Os caminhões já utilizam tal sistema pois o Proconve P7, equivalente ao L7, já estava em vigência para veículos pesados desde 2012.

O sistema SCR junto da injeção de Arla 32 são obrigatórios nos motores para atender a essa norma. Na Europa a injeção de Arla 32, também conhecido como AdBlue, já é uma velha conhecida dos motoristas de carros à diesel.

Os cuidados do motorista

Para o motorista de um veículo à diesel com injeção de Arla 32 a única preocupação é abastecer o tanque quando o nível estiver baixo. A Jeep diz que o tanque de 13 litros desse líquido no Compass rende cerca de 10 mil km. Ou seja, o reabastecimento desse tanque não é constante igual ao do tanque de combustível.

posicionamento do bocal de abstecimento do arla 32 em alguns carros da volkswagen europeia
A posição do bocal de abastecimento pode variar de posição dependendo do carro (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Como o carro não dá partida com o tanque de Arla 32 vazio, um aviso de nível baixo do tanque desse líquido é emitido com algumas centenas de quilômetros de antecedência. O abastecimento pode ser feito em um posto de combustíveis ou até mesmo em casa.

O bocal de abastecimento do líquido no Compass fica junto do bocal do tanque de combustível. Para completar o nível é preciso instalar um bico de abastecimento antes de virar o recipiente de Arla no tanque próprio, tomando cuidado para não transbordar. Caso o tanque esteja vazio pode demorar alguns minutos para a luz-espia do sistema de emissões apagar.

Como comprar o Arla 32

Atualmente o Arla 32 é encontrado principalmente em postos de combustíveis frequentados por caminhoneiros, frequentemente em rodovias e longe de centros urbanos. Com a popularização dos motores diesel equipados com esse sistema de controle de emissões o líquido deverá ser encontrado em mais postos.

propaganda de arla 32 shell evolux
Atualmente o Arla 32 é encontrado em postos de combustível ou vendido em galões (Foto: Shell | Divulgação)

Os galões de Arla 32 podem ser comprados em postos de combustíveis, lojas de peças de caminhões ou de máquinas agrícolas, distribuidoras de combustível e lojas online. Não existe um preço fixo para o produto, em uma pesquisa por sites de venda encontramos preços entre R$5,93 e R$3,59 para o litro do Arla 32.

Posso colocar urina no tanque de Arla?

Quando o Arla 32 passou a ser padrão nos caminhões começou a correr o boato de que esse líquido pode ser substituído por urina para tapear o sistema. Mas apesar de ambos líquidos conterem ureia, a composição é completamente distinta. A ureia do Arla 32 possui concentração bem mais elevada e alto grau de pureza.

Além disso, o próprio sistema de controle de emissões detecta que o líquido no reservatório não é o correto, cortando o funcionamento. Portanto, não tente enganar o sistema fazendo xixi no seu tanque.

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
EU 18 de agosto de 2021

Brasileiro sendo brasileiro, paga 200K num carro e quer economizar fazendo xixi no tanque de Arla.

Avatar
Deixe um comentário