Arla 32: guia completo sobre esse auxiliar no controle de emissões

O Jeep Comapss foi o primeiro carro de passeio nacional a adotar o Arla 32. Tire suas dúvidas com esse guia que o AutoPapo fez para você

bocal de abastecimento de veiculo diesel com injecao de arla 32 sutterstock
O Arla 32 é conhecido em outros países como AdBlue, o bocal de abastecimento tem sempre uma tampa azul (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 18/08/2021 às 09h04
Atualizado em 18/08/2021 às 10h49

Em 2021 a Jeep reestilizou o seu SUV Compass, passando a adotar uma versão atualizada do motor 2.0 turbodiesel equipada com injeção de Arla 32 para o controle de emissões. Esse motor também irá equipar o Jeep Renegade e a Fiat Toro. O novo Jeep Commander é aguardado para estrear já com essa atualização.

Até a introdução desse propulsor atualizado da Stellantis, a injeção de Arla 32 era limitada aos caminhões. Agora com esses SUV e a picape adotando esse líquido para reduzir as emissões, o Arla 32 chega a um público mais abrangente.

jeep compass trailhawk brancopolar 2022 foto em estudio
O Jeep Compass 2022 estreou o Arla 32 em carros de passeio (Foto: Jeep | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

O que é o Arla 32 e pra que ele serve

Arla é uma abreviação de Agente Redutor Líquido Automotivo, e 32 vem dos 32,5% de ureia que vai na composição. Esse líquido não é inflamável e age em conjunto com o sistema de redução catalítica seletiva (SCR) para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) no escapamento de motores diesel.

É importante lembrar que o Arla 32 não é um aditivo ou um combustível. O líquido é injetado no catalisador do veículo, onde ocorre uma reação química entre os gases resultantes da combustão do óleo diesel e o Arla. Nessa reação é reduzida a quantidade de NOx e de material particulado e é produzido nitrogênio e vapor de água.

aviso de nivel do arla 32 em um volkswagem tdi europeu
Um aviso do nível baixo é emitido no painel com antecedência para o motorista não ficar na mão (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Por que o Arla 32 está sendo adotado?

A Stellantis está se adiantando para atender à norma de emissões Proconve L7 (equivalente a norma Euro V), que entra em vigor para veículos leves em janeiro de 2022. Os caminhões já utilizam tal sistema pois o Proconve P7, equivalente ao L7, já estava em vigência para veículos pesados desde 2012.

O sistema SCR junto da injeção de Arla 32 são obrigatórios nos motores para atender a essa norma. Na Europa a injeção de Arla 32, também conhecido como AdBlue, já é uma velha conhecida dos motoristas de carros à diesel.

Os cuidados do motorista

Para o motorista de um veículo à diesel com injeção de Arla 32 a única preocupação é abastecer o tanque quando o nível estiver baixo. A Jeep diz que o tanque de 13 litros desse líquido no Compass rende cerca de 10 mil km. Ou seja, o reabastecimento desse tanque não é constante igual ao do tanque de combustível.

posicionamento do bocal de abstecimento do arla 32 em alguns carros da volkswagen europeia
A posição do bocal de abastecimento pode variar de posição dependendo do carro (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Como o carro não dá partida com o tanque de Arla 32 vazio, um aviso de nível baixo do tanque desse líquido é emitido com algumas centenas de quilômetros de antecedência. O abastecimento pode ser feito em um posto de combustíveis ou até mesmo em casa.

O bocal de abastecimento do líquido no Compass fica junto do bocal do tanque de combustível. Para completar o nível é preciso instalar um bico de abastecimento antes de virar o recipiente de Arla no tanque próprio, tomando cuidado para não transbordar. Caso o tanque esteja vazio pode demorar alguns minutos para a luz-espia do sistema de emissões apagar.

Como comprar o Arla 32

Atualmente o Arla 32 é encontrado principalmente em postos de combustíveis frequentados por caminhoneiros, frequentemente em rodovias e longe de centros urbanos. Com a popularização dos motores diesel equipados com esse sistema de controle de emissões o líquido deverá ser encontrado em mais postos.

propaganda de arla 32 shell evolux
Atualmente o Arla 32 é encontrado em postos de combustível ou vendido em galões (Foto: Shell | Divulgação)

Os galões de Arla 32 podem ser comprados em postos de combustíveis, lojas de peças de caminhões ou de máquinas agrícolas, distribuidoras de combustível e lojas online. Não existe um preço fixo para o produto, em uma pesquisa por sites de venda encontramos preços entre R$5,93 e R$3,59 para o litro do Arla 32.

Posso colocar urina no tanque de Arla?

Quando o Arla 32 passou a ser padrão nos caminhões começou a correr o boato de que esse líquido pode ser substituído por urina para tapear o sistema. Mas apesar de ambos líquidos conterem ureia, a composição é completamente distinta. A ureia do Arla 32 possui concentração bem mais elevada e alto grau de pureza.

Além disso, o próprio sistema de controle de emissões detecta que o líquido no reservatório não é o correto, cortando o funcionamento. Portanto, não tente enganar o sistema fazendo xixi no seu tanque.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cláudia 14 de abril de 2022

Eu fiquei bem insatisfeita com essa opção do Arla, visto que não é encontrado em qualquer posto.
E ainda tive um dissabor, primeiro, que quando adquiri o Jeep Compass, que ele faria de 8000 a 10.000 Km com um tanque de Arla, o que não é verdade, pelo menos no meu com 4500 tive que abastecer 2 vezes já, outra coisa, abasteci no posto e o sistema do carro avisou que tinha que ir urgente para a oficina que o carro desligaria em 300 km. Resultado? o Arla que abasteci não era o próprio para o carro e de quebra paguei 1,400,00 para a autorizada retirar o tanque e lavar.
Ou seja, será que de 2.000 em 2.000 km tenho que abastecer, e quando for viajar e não encontrar? @jeep vocês precisam nos ajudar sobre isso!

Avatar
Rodrigo Costa dos Santos 10 de julho de 2022

Estou na Argentina e aqui não tem Arla 32. Não sei como resolver

Avatar
Marisa 5 de janeiro de 2024

Ola , conseguiu encontrar Arla na Argentina ?

Avatar
Sir.Alves 11 de fevereiro de 2022

“Portanto, não tente enganar o sistema fazendo xixi no seu tanque.” ¬¬ kkkkkkkk esse é o meu BrAsil!,

Avatar
EU 18 de agosto de 2021

Brasileiro sendo brasileiro, paga 200K num carro e quer economizar fazendo xixi no tanque de Arla.

Avatar
Deixe um comentário