Avançar sinal vermelho depois das 22h dá multa?

Código de Trânsito não traz de exceções para a infração gravíssima, mas algumas cidades adotam, em nome da segurança, a não incidência de penalidade

semaforo com sinal vermelho em noite escura shutterstock
Em Recife, desde que o veículo respeite a velocidade da via, avanço de sinal vermelho entre 22h e 05h não é passível de multa (Foto: Shutterstock)
Por Laurie Andrade
Publicado em 10/11/2020 às 18h01

É sabido que avançar o sinal vermelho do semáforo é infração gravíssima passível de multa no valor de R$ 293,47. Mas e quando o comportamento é realizado depois das 22h, quando a segurança também é uma questão?

De acordo com o artigo 24 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), compete aos órgãos e entidades executivas dos municípios executar a fiscalização de trânsito, autuar, operar o sistema de sinalização e os equipamentos de controle viário. O que indica que a regra não é a mesma para todas as cidades brasileiras.

LEIA MAIS

semaforo com sinal vermelho em noite escura shutterstock
Projeto de Lei quer estabelecer uma regra federal para o avanço de sinal vermelho durante a noite ou madrugada (Foto: Shutterstock)

Em Recife, Pernambuco, por exemplo, a Lei nº 18.643/2019 estabelece que “Fica estabelecida a não incidência de multa por avanço de semáforo detectadas por quaisquer meios eletrônicos, nas vias urbanas da cidade do Recife, no período compreendido entre 22 e 5 horas da manhã do dia seguinte, desde que o veículo esteja trafegando dentro dos limites de velocidade estabelecidos para a via”.

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, a BH Trans afirma que o motorista só pode avançar o sinal vermelho se estiver correndo risco de assalto. O órgão explica que as imagens do detector de avanço podem ser usadas para a confirmação da situação.

Em 2011 foi aprovado, em São Paulo, o Projeto de Lei 798/2008, que proibia a aplicação de multas em infração de trânsito por avançar o semáforo vermelho entre as 22h e 6h, em velocidades iguais ou inferiores a 20 km/h. O parecer foi publicado do Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 07 de dezembro do mesmo ano.

Projeto de Lei quer legitimar avanço de sinal vermelho à noite

O Projeto de Lei nº 8.329, de 2017, acrescenta parágrafo único ao Art. 208 do CTB para isentar de multa o condutor brasileiro que avançar o sinal vermelho do semáforo, durante à noite, entre 22h30min e 6h, respeitado o limite de velocidade de 30 km/h.

O texto tramita na Câmara dos Deputados e, caso seja aprovado, estabelece o padrão para todo o país.

Sinal amarelo em flash

Em algumas cidades, é comum encontrar semáforos com o sinal amarelo piscando de 22h às 5h ou de 0h às 5h. A sinalização indica observação com prudência. Quando é assim, o motorista pode ultrapassar o sinal sem medo de que o avanço seja registrado como infração.

A possibilidade do sinal amarelo intermitente está prevista no Anexo II do CTB.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
58 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fabio jose da silva 22 de setembro de 2022

Oi bom dia aguei air sabe mim fala olha eu passei no sinal vermelhor de 4 .30 da madrugada. Com rada que era 40 km por hora eu passei a 30 km so que eu passei o sinal vermelho em juazeiro da bahia. Pode gera multa

Avatar
claudio marcelo proença 26 de fevereiro de 2022

os sinalização e os aparelhos de câmeras devem servirem ao transito!!!!! mas para os gestores funcionários públicos, que estão confortáveis em suas salas nós é que devemos servir aos aparelhos!! em certas áreas não existe trânsito antes das 6 horas da manhã!! a cidade de Belo Horizonte está inóspita para velhos e crianças!! não existe áreas seguras para está faixa etária !!! esta cidade é ótima para adultos independentes com seus bares e boates!! oa esplanada quase sempre está ocupada para eventos, a praça da assembléia lotada de noiados a lagoa da pampulha transformou-se na lagoa do fedo,, e agora essas cameras big brother dando multa para o condutor que estiver com o dedo no nariz, esse prefeito zangado , assim como a maioria dos getores só pensam na política do olho gordo no dinheiro

Avatar
leonardo 19 de fevereiro de 2022

Recebi uma multa ano passado por avançar o sinal piscando intermitente laranja na Av Vieira Souto Px446-St Leblon -RIO DE JANEIRO, Enquadramento da Infração:
208 Data da Infração:
03/12/2020 Hora:
00:23
todos estavao piscando, alem disso nao tinha nem carros transitndo, mesmo assim a prefeitura nao aceitou minha previa e como nao recebi carta dizendo que foi aceito meu recurso, creio que agora nao consigo recorrer mais por causa da incopetencia da pessoa saber que na madrugada sinais sao reinicializados e alem disso e perigoso ficar parado no sinal nas madrugadas.

Avatar
Marcelo 29 de abril de 2022

Fui multado no “avance depois das 22H” quando eram 01:00da madrugada na Esquina da Rua Humaita para acessar Túnel Rebouças…tinha placa autorizando avançar…quando recebi o aviso de multa 1 mês depois, fui no local tirar foto e eis que a Prefeitura do Rio tinha retirado a placa…soube que outros passaram por isso. Ficou em aálise naturalmente mesmo sem eu pedir até semana passada (até pq não tinha como pedir) Chegou o valor pra pagar dia 05 de maio próximo…. é mole?

Avatar
Emerson Leandro Barp 23 de dezembro de 2021

Estávamos com meu carro vindo pra casa e o semáforo estava piscando. Quando chegamos embaixo do mesmo ele ficou vermelho de repente. Não tínhamos como parar pois estávamos ultrapassando o sinaleiro. Oque acontece nesses casos?

Avatar
Michael Romano 31 de dezembro de 2021

Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo, em um dia de chuva muito forte. Primeiro estava desligado, depois começou a piscar amarelo, aí bem na hora que eu estava passando sobre o sensor, ficou vermelho. Por sorte tenho câmera onboard e salvei o vídeo para futuros questionamentos, se precisar. Até agora não veio nada…

Avatar
RUBENS LOURENCO DA SILVA 6 de outubro de 2021

Agora sou obrigado a ficar parado as 23:30 da noite em um cemafulo ,para ser vtima de marginais , que podem levar o meu bem ou até tirar minha vida e no caso de que levem minha moto ,o estado de resarce , e pq o mesmo estado não coloca uma viatura policial em cada cemáfulo esta é minha dúvida ! ?????

Avatar
Elisangelo de oliveira 27 de julho de 2021

No Rio de janeiro é perigoso parar em qualquer sinal durante a noite mesmo assim tem sinal que multa

Avatar
DIEGO LOBAO TEIXEIRA 22 de julho de 2021

Em Brasília não existe nenhuma lei sobre isso do horário? chegou uma multa para mim as 01:52, absurdo!

Avatar
elisabete 26 de julho de 2021

eu tmbm recebi uma . como vc resolveu ?

Avatar
José Carlos da Silva 19 de maio de 2021

Na minha opinião deveria multar depois das 32 horas até às 6 da manhã principalmente em áreas de risco.

Avatar
Gilson 18 de fevereiro de 2021

Acabei de receber uma multa de moto de farol vermelho a mesma foi em fevereiro do ano passado,as 2:32 da madrugada uma palhaçada,eles pensam que a zona leste de sp é segura para ficar parando em farol??ainda mais de moto???infelizmente ninguem corre por nois palaçada

Avatar
Marcelo 17 de março de 2021

A gente que se f*** depois pra recorrer.

Avatar
Guilherme 24 de janeiro de 2021

Uma dúvida…
Recebi uma notificação por ter avançado sinal vermelho de trânsito na capital as 22:07 minutos, porém fiz isso numa região com grandes concentrações de moradores de rua e fiz esse ato porque estive na iminência de ser assaltado e arranquei o veículo por questões de segurança. Como posso embasar esse recurso????

Avatar
Carlos roberto trivellato 2 de fevereiro de 2021

Fui fazer um passeio (turístico) e fui multado as 23.40 ( Avançar sinal vermelho do semáforo) multa gravíssima. Acho um absurdo ser multado neste horário pois é muito perigoso ficar parado e correndo risco de ser asassalto, muitas cidades já aderiram à NÃO multar nestes horários, fica minha indignação…

Avatar
Danillo 18 de janeiro de 2021

Durante a pausa dos serviços do Detran/Contran na pandemia (de 26/02/20 a 30/11/20) levei 3 multas por passar no sinal vermelho no centro de são paulo na madrugada (no mesmo sinal perto do mercadão em noites diferentes por radar eletrônico). Local super perigoso, cheio de riscos de violência, malandragem, sinistro …. Como o serviço estava em pausa, estou recebendo todas as notificações da autuação só agora em Janeiro de 2021 (se ainda tivesse recebido na Época que realmente levei as multas, tentaria sei lá fazer algo pra não passar no vermelho, mesmo com os riscos). Vou recorrer todas, mas pelo que vi as chances de serem deferidas não são muito grandes. Com isso o pior: corro o risco de ter a carta suspensa por ter atingido os 20 pontos, ja q se não aceitarem a defesa 7×3=21 pontos… pela lei sei que não estou correto, mas por questão de vida e segurança, não temos muito a fazer… como escolher em parar no sinal a noite em um local perigoso e sem policiamento ou levar multa e perder a carta. To p da vida e inconformado!

Avatar
Waldo 9 de julho de 2021

Você não vai ficar com os pontos pois eles valem por 1 ano da data das infrações, vai ficar só o ´prejuizo finaceiro mesmo!

Avatar
Edson 13 de novembro de 2020

A verdade é apenas uma, o povo reclama da segurança, porém imagine uma viatura por semáforo em qualquer que seja o estado, então sem condição, querem passar na fase vermelha no horário da madrugada, blz, aceitável pela segurança, porém sem cautela nenhuma muitos motoristas, exemplo, a alegação é a falta de segurança. Certo? Aceitável, só o que não é aceitável é uma viatura de policiamento estar parada em obediência ao semáforo e o motorista cruzar o vermelho alegando falta de segurança e se abordado da a desculpa do perigo em parar e que não viu a viatura, então blz se ele não ver uma viatura parecendo uma árvore de natal vai com seguir ver outro veículo cruzando e lembrando que muitos não usam nem a lanterna dianteira ligada.
Sou a favor de liberarem os radares de multa nesse horário crítico, mas vamos largar de hipocrisia reclamando de segurança e quando uma viatura parada no semáforo prosseguir é como se ninguém estivesse lá.

Avatar
Marli Diniz 23 de novembro de 2021

Sou de São Paulo e se vc visse a realidade da madrugada e o enorme fluxo de pessoas que peranbulam sabe se lá a intenção, Pare vc em todos os sinais, acredito que vc tenha peito de aço e acredita que tudo vai dar certo, isso sim é hipocrisia e falta de empatia para com aqueles cidadoes de bem que estão dirigindo por necessidade…

Avatar
Eduardo 12 de novembro de 2020

Kkkkkkk polícia, ambulância, até os gradinha de bairro, pode passar sinal vermelho,e tudo bem não tem lei agora vai um cidadão, comum não pode aí tem que ter imagens, fotos câmera . Que estão em perigo. Brasil sempre vai ser um país dos ricos engolindo os pobres.

Avatar
Assis 11 de novembro de 2020

Se o próprio CTB prevê o uso do sinal amarelho intermitente nesses casos, qual a necessidade de mudar a lei para permitir o avanço do sinal vermelho após as 22h??? É muito mais simples obrigar os municípios a utilizá-lo em todo o Brasil nesse horário. Mas precisamos mesmo é deixar de ser o pais de renda média mais desigual do mundo e melhorar o policiamento.

Avatar
wally 11 de novembro de 2020

Simples um intermitente e o mesmo do defeituoso, todos os sentindps podem passar na velocidade normal da via, um cruzamento de 80km/l todos passariam nesta velocidade, em um código onde possibilita a passagem no vermelho porem com velocidade reduzida 20/30 km obriga o condutor a reduzir a velocidade reduzindo o risco de acidente

Avatar
José Carlos 11 de novembro de 2020

KD a cidade do Rio de janeiro?? Não li sobre questão de multas depois das 22 hs …. Aff

Avatar
Matheus Duarte 11 de novembro de 2020

Gostaria de saber a respeito das normas em relação ao estado do Rio de Janeiro.

Avatar
Maycon Barros 11 de novembro de 2020

Sabia que depois das 22horas o ladrão fica doido pra mete a irmã na tua cara no sinal elevar teu carro ti fazer de refém pra fazer a saltos e os nojentos que são a favor de timutarem não tão né ai

Avatar
Pedro 11 de novembro de 2020

Não tem que ter sancao do prefeito para que o projeto aprovado pela Câmara seja válido?

Avatar
Leonardo Couto 12 de novembro de 2020

Se fosse algo aprovado por vereadores, sim.

Avatar
ELISANGELA BORELI VIEIRA 11 de novembro de 2020

Bom em São Paulo temos dificuldades com segurança no trânsito mesmo durante o dia,imagina a noite ou madrugada! Acho válido o projeto lei!

Avatar
Hamurabi Rodrigues da Costa 11 de novembro de 2020

Deveria ser liberado em todo país, índice de assalto é assustador, desta maneira estamos preservando a vida com prudência.
Temos uma polícia amarrada, infelizmente a nossa polícia enxuga gelo. Temos um supremo quê com uma canetada solta um dos maiores traficante quê prendemos.
Outro proíbe da polícia subir na favela.
Lamentável nossos governantes, este país infelizmente NUNCA vai sério, enquanto tiver corrupção.

Avatar
Bento confessor de jesus 11 de novembro de 2020

minérios sem saída de um lado o estado do outro o ladrão no semáforo sem policiamento

Avatar
Jabes lins da silva 11 de novembro de 2020

Se correr o bicho pega se fica o bicho come. Ninguém sabe quem é o mais ladrão o órgão aplicador da multa ou o ladrão que vai nos semáforos

Avatar
Matheus 13 de abril de 2021

exatamente amigo, fica difícil identificar quem rouba mais e melhor!

Avatar
Valdir figueredo 11 de novembro de 2020

Aqui em Salvador o horário permitido é a partir de 21:00 até 6:00.
Na minha opinião deveria ser liberado este avanço a partir de 19:30

AutoPapo
Laurie Andrade 11 de novembro de 2020

Obrigada pela contribuição, Valdir!

Avatar
Cleber 11 de novembro de 2020

Acho que esses governos já saqueiam demais
Tudo nesse país e multa
Só não tem pra esses corruptos

Avatar
Lúcio 11 de novembro de 2020

Ser assaltado a noite por ficar parado no farol vermelho, muitas vezes o prejuízo e menor de que a multa.

Avatar
Rody 11 de novembro de 2020

Acho q semáforo tem que funcionar 24 horas. Mais a multa tem que ser aplicada só no horário de pico ou seja das 8:00 as 20:00

Avatar
Jose 11 de novembro de 2020

Excelente idéia

Avatar
edgar ferreira de sena 11 de novembro de 2020

E uma vergonha aqui em São Paulo cheio de bandidos na rua e guando e presizo vc passar no sinal vermelho eles multam e pontua a CNH ainda vergonha pro nosso país só sabe multar e não tem bom senso uma vergonha

Avatar
luiz 11 de novembro de 2020

Bom dia, concordo

Avatar
Marcio 11 de novembro de 2020

Ah eu acho um abuso contaminar é do Guarujá que tem lugar de favela coloca um semáforo no meio da favela e radar ainda tá passar a menos de 40 um risco danado ainda mais após às 22 horas em diante eu acho que deveria ter um fiscal do Detran

Avatar
Rogerio Muzikante 11 de novembro de 2020

Obs:se a sinaleira é para organizar o trânsito! de madrugada quando não tem fluxo ou mais de um carro qual função da conselheira?e mais uma coisa sobre multa de sinto de segurança deveria ser no CPF do passageiro que está sem. Pois passageiro não gosta de ser cobrado .

Avatar
Arthur 11 de novembro de 2020

Você como motorista é responsável pelo veículo e por todos os ocupantes. Passageiro não gosta de ser cobrado? Simples: ou põe o cinto ou sai do carro. Não é só uma questão de multa e sim segurança.

Avatar
MATHEUS 13 de abril de 2021

concordo Arthur, mas ja me aconteceu de passageiro sentar atrás de mim, colocar o sinto e logo depois tirar. como o motorista vai ver que o sinto foi retirado se não há avisos no painel?

Avatar
Valdir Silva dos Santos 11 de novembro de 2020

Eu sou afavo

Avatar
franciscopereiradasilva0806@gmail.com 11 de novembro de 2020

Eu também acho um abuso, por parte da fiscalização de trânsito,pois eu já fui multado as 3:00 da manhã, onde a poucos metros acabará de acontece uma morte,para em um semáforo esses horário e suicídio.

Avatar
Gilson 11 de novembro de 2020

Infelizmente isso e um verdadeiro roubo,com essa falta de segurança que temos…e até um desrespeito a população..

Avatar
Luiz 11 de novembro de 2020

Avançar sinal vermelho depois das 22:00 da multa ou corre o risco de ser assaltado,pois não existe segurança nem policiamento ostensivo o cidadão fica a mercê de tudo

Avatar
Luis Muraca 11 de novembro de 2020

Passar no sinal vermelho é praticamente um crime nesse país de governo hipócritas,mas um tampa é tomar um tiro na cara no semáforo não da nada ,foi acidente,bala perdida,tava na hora errada no lugar errado,se vc pode vc muda de país de planeta ,se não pode vai pagando as regalias de uns e outros,

Avatar
Ricardo 11 de novembro de 2020

Infelizmente é uma realidade no nosso país, a falta de segurança nos obriga a termos atitudes desse tipo, eu particularmente não me sinto seguro em parar nos sinais vermelhos depois que anoitece.

Avatar
Wanderson batista 11 de novembro de 2020

Em Campinas SP é permitido ultrapassar o sinal vermelho as 19:00 até às 06:00 no limite da velocidade

AutoPapo
Laurie Andrade 11 de novembro de 2020

Fico feliz que tenha compartilhado a realidade de Campinas conosco, Wanderson.

Avatar
João Bosco de Castro 11 de novembro de 2020

Em Fortaleza, das 20:01 às 05:59 hs, desde que não exceda os 30 km/h, é permitido o avanço, em nome da segurança.

Avatar
Antonio 11 de novembro de 2020

Moro em fortaleza mesmo passando com 30 km ou menos já fui multado ‘recorri mais foi mesmo que nada como sempre!

Avatar
Ernesto Vicente 11 de novembro de 2020

Recorra ao contran

Avatar
Ruy Silva 10 de novembro de 2020

Sou acostumado a cruzar o sinal vermelho no horário acima citado, mesmo em semáforos com radares, mas, com total atenção e não ultrapassando a velocidade de 30km. Moro em Natal/RN e até hoje não recebi nenhuma autuação.

Avatar
Pedro Antônio José Da Silva 20 de julho de 2021

Recebi uma notificação as 23hrs e 36 minutos por avançar sinal vermelho uma palhaçada num local de alto risco de assalto

Avatar
Aparecida 19 de abril de 2022

Recebi uma multa por atravessar sinal vermelho as 2:30 da manhã …isso é revoltante porque não colocam um policial em casa farol vermelho com radar na madruga? Só sabem tirar nosso suado dinheiro mas nunca investem na segurança …qual a lógica disso?não adianta o brasileiro lutar e o pouco que ganhar vem o estado e tira …

Avatar
Deixe um comentário