Bancos de carro com aquecimento ameaçam espermatozoides?

Dicas e notícias na internet garantem que nossos futuros filhos correm perigo quando homens usam o aquecedor de assento

Por AutoPapo 21/06/18 às 18h08
esperm

Circulam na internet dicas e até notícias que afirmam que os bancos de carro aquecidos ameaçam espermatozoides humanos. A ideia é que a temperatura elevada atrapalha o controle interno dos testículos e impede a produção de esperma saudável, diminuindo a fertilidade dos homens. Mas especialistas dizem que não existe prova científica para isso.

O coordenador geral do departamento de sexualidade e reprodução da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Carlos da Ros, questiona as informações. O especialista conta que não existem estudos científicos que comprovem a teoria.

VEJA TAMBÉM: 

bancos de carro aquecidos ameaçam espermatozoides?

Considerando-se a fisiologia dos homens, a ideia não passa tão longe da realidade. Ros conta que os testículos precisam estar em uma temperatura cerca de 2°C mais baixa que o restante do corpo. Apenas assim as glândulas são capazes de produzir espermatozoides de forma saudável.

É por isso que a bolsa escrotal pode controlar a distância dos testículos em relação ao corpo, aproximando-os quanto está frio, e afastando-os quanto está quente.

Bancos de carro com aquecimento não oferecem risco

Assim, a ideia de que bancos aquecidos ameaçam espermatozoides pode parecer plausível. Entretanto, Ros explica que as coisas não são tão simples. Para o especialista, seria necessária uma exposição prolongada aos bancos quentes de um carro para que a infertilidade se manifestasse.

O que pode acontecer é a contagem de espermatozoides diminuir, temporariamente, após uma viagem longa com o aquecedor ligado, por exemplo. Entretanto, não há provas de que o uso do dispositivo traga prejuízos a longo prazo se o motorista o faz apenas no caminho entre a casa e o trabalho.

“Isso não tem lógica”, assegura Ros.

E o presidente da SBU concorda. Carlos Eduardo Corradi garante que não deve haver a menor preocupação na hora de se aquecer neste inverno.

bancos de carro aquecidos aquecedor
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cássio Massao Murakami 22 de junho de 2018

Imagina num ofurô, ou num banho quente, numa piscina aquecida… já era todos os bichinhos!

Avatar
Deixe um comentário