Bandalha em postos: nossos bandidos são fichinha ao lado dos mexicanos

No México, roubo de combustíveis tem até nome: “huachicol”; máfia brasileira, entretanto, não fica muito atrás

caminhao tanque transita pela regiao de puebla no mexico onde ocorre pratica conhecida como huachicol roubo de combustiveis
Caminhão-tanque transita pela região de Puebla, no México, onde o "Huachicol" é comum (foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/04/2021 às 08h00
Atualizado em 03/04/2021 às 13h15

Encontrei um amigo que passou alguns meses no México. Ele comentou que me ouviu no AutoPapo (rádio), falando de uma operação de fiscalização da ANP na capital paulista. Eram fiscais (acompanhados da polícia) que encontraram uma das maiores lambanças ao chegar num posto que estava sendo abastecido de gasolina por um caminhão-tanque.

Para começo de conversa, o posto tinha sua licença revogada e operava ilegalmente. Além disso, a gasolina do caminhão não continha uma gota sequer de etanol, necessariamente adicionado (em 27%) para uma octanagem mínima. Pura, ela prejudica o desempenho e pode até provocar a quebra do motor. E a “cereja do bolo”: o caminhão era roubado!

VEJA TAMBÉM:

O amigo me contou, a propósito, ser inimaginável a audácia da máfia mexicana que controla a adulteração de gasolina e seu roubo em caminhões-tanques e até em oleodutos. É tão marcante no país que até ganhou nome: Huachicol.

“Huachicol”

Os mafiosos foram agora ainda mais ousados ao idealizarem uma variação sobre o Huachicol nos postos: tomar de assalto as cabines de pedágio nas principais rodovias federais.

Chegam armados, obrigam o operador da cabine a deixar a cancela aberta e sumir do mapa. Postam-se então encapuzados na pista de acesso para cada cabine com uma mochila na cintura e param os veículos, exigindo um valor para liberá-los.

O motorista deve colocar sua “contribuição” pelo zíper aberto da mochila e o mafioso decide se o valor é coerente a partir de critérios subjetivos: o tipo de veículo, o jeitão do motorista, número de passageiros, etc. O motorista se vê forçado a aceitar a extorsão até por não saber (mas imaginar…) o que mais contem aquela mochila. A operação é chamada “Huachicol dos pedágios” e assim noticiada pela imprensa local e internacional.

A polícia? Às vezes a “Guardia Nacional” prende um ou outro mafioso para simular combate ao crime organizado. Mas há quem diga que a polícia tem o seu quinhão para deixar em paz os “huachicualeros”.

local onde ocorreu huachicol no mexico ladroes fazem escavacoes e roubam combustivel diretamente de oleodutos
Local onde ocorreu o “huachicol”, nos arredores de Puebla, no México: ladrões cavam e roubam combustível diretamente dos oleodutos (foto: Shutterstock)

O governo mexicano? Só falta declarar expressamente ser incapaz de combater o crime. O presidente do país chegou a sugerir “Abrazos en lugar de balazos” (“Abraços ao invés de tiros”).

Máfia brasileira

A máfia brasileira não é tão afrontosa, mas também cuida muito bem de seu “modelo de negócios”. Em relação aos combustíveis, comete os mais variados crimes:

Sonegação de impostos – O imposto estadual (ICMS) difere em cada estado. O combustível então é adquirido com nota fiscal (irregular) em outro estado para reduzir os tributos estaduais. Só este crime representa dezenas de bilhões de reais sonegados anualmente. Já se tentou uniformizar o imposto estadual em todo o país para evitar este desvio, mas há todo tipo de obstáculos.

Adulteração do combustível – O posto desonesto aumenta a proporção de etanol (que é mais barato) na gasolina. Ou acrescenta nafta. E entrega gato por lebre. O etanol não escapa e recebe maior volume de água. O diesel é fornecido sem o obrigatório biodiesel. Adulteram até o Arla 32, um líquido que reduz as emissões dos motores diesel. Sofrem o motor e a atmosfera.

“Bomba baixa” – Por controle remoto, o posto altera o volume de combustível entregue ao dono do carro. Se chega um fiscal, o controle remoto corrige a fraude.

Roubos em oleodutos – A placa “Cuidado ao escavar: oleoduto a uma profundidade de x metros” é um convite às perfurações. São centenas destes perigosos roubos que provocam vazamentos com riscos de incêndios.

Postos honestos e consumidores sofrem

Todas essas atividades criminosas representam centenas de bilhões de reais desviados anualmente das empresas, cofres públicos e consumidor. A maioria destes postos pertence a quadrilhas organizadas (tipo PCC) que também os utilizam na lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.

E quase inviabilizam a operação dos empresários honestos, incapazes de competir por ter custos obviamente maiores, pois recolhem tributos e fornecem combustível de qualidade e quantidade corretas.

As grandes distribuidoras de combustíveis no Brasil estão descredenciando postos flagrados em operações fraudulentas. Só a BR cortou recentemente o contrato de cerca de 700 deles, 10% do total de sua rede. Também a Ipiranga, Raízen e Ale enfrentam o mesmo problema e procuram eliminar empresários mafiosos (ou seus “laranjas”) de suas redes de distribuição.

Uma das tristes conclusões de tudo isso é a dificuldade de o motorista brasileiro confiar num posto, pois tanto alguns franqueados por grandes marcas, como outros que não pertencem às suas redes (“bandeira branca”), prejudicam governo e consumidor. 

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
43 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ARTHUR MADRUGA LIMA 11 de abril de 2021

Se Fosse criado uma lei, aonde os postos fragados com fraudes, passariam a posse do mesmo, direto para o governo sem idenizacao alguma para o infrator.

Avatar
Castro 11 de abril de 2021

Infelizmente nossas autoridades sabem de tudo e fazerem vista grossa, não existe fiscalização pra inibir e nem pra evitar que postos irregulares funcionem, os.impostos são absurdos e o povo brasileiro aceita de forma amigável todo e qualquer tipo de ação, seja a adulteração, aumento abusivo e até menor quantidade de gasolina colocada no veículo.

Avatar
mauricio Camara 10 de abril de 2021

Brasil, México, Paraguai,, Colômbia.qual deste tem LEI.?
As facções estão nos partidos políticos , segurança pública e judiciário . não hayde se esperar milagres

Avatar
Wilson 10 de abril de 2021

Obrigatória a adição de 27% de etanol para octagem, pois a “gasolina pura “estraga” o motor do veículo” … Fala sério né Autopapo…
Adulteração legalizada pelo Governo, nos obriga a colocar gasolina adulterada no nosso carro.
Vergonha a hipocrisia deste país.

Avatar
Mantunesjr 10 de abril de 2021

Vai estudar, o etanol aumenta a octanagem da gasolina e através da adição dele foi possível acabar com o acréscimo de chumbo que era adicionado ao combustível fóssil antigamente.

Avatar
Reginaldo 10 de abril de 2021

Pensei exatamente a mesma coisa..
É uma vergonha, dizer que a gasolina pura estraga o motor, socorro!
Daí temos que engolir 27% de etanol qdo o posto é honesto.

Avatar
Leandro 9 de abril de 2021

Mafiosos roubam muito mais que os mexicanos e de forma amparada pela lei.. meu catro antes fazia 10/l de media e hj nao passa de 7/l e é o mesmo carro.. certeza q e falcatrua

Avatar
José Vieira da Silva Junior de oliveira 9 de abril de 2021

Cadê a polícia federal pra cair em cima desses mafiosos dos combustíveis? Tô tomando muita raiva do meu país infelizmente se pudesse ou quando surgir a oportunidade vou embora. País tá cada dia mais corrupto sem leis. Onde vamos chegar.

Avatar
Mauricio 9 de abril de 2021

Aquitambém não é diferente, a polícia tem uma fatia em tudo, só os governantes é que nao sabem…

Avatar
Valdir Vicente da cruz 9 de abril de 2021

Logico q sabem e o famoso juntos e misturados so nao ve qm nao quer nos EUA nao existem isso porque? A lei esta acima d todos cadeia e cadeia sem esse negocio de 1/6 de pena gov mais pcc=Brasil de hoje valeu

Avatar
MAURO DA SILVA ORTEGA 8 de abril de 2021

Eu acho que os Mexicanos estão ultrapassados, os brasileiros estão muito a frente, nem se compara, os brasileiros não se dão a essa trabalheira toda, ele colocam seus agentes no auto escalão da Petrobras e pronto, se o dólar cai, o barril está em pauta, ou vice e versa, nunca abaixa. E somos quase independente da produção mundial.

Avatar
Manoel 8 de abril de 2021

Vc quer acaba com a fraldes e so negocia com o governo de baixa todo os tributos e emitir notas em todos os abastecimentos mais baratos mais com notas ai o governo ganha e os postos também e aquele que nao emitir nota e os fraldulentos ai e so denucia e eles vao presos simplis ideias

Avatar
Edinaldo Júnior 4 de abril de 2021

Sabem porque existe essa pilantragem
toda? Porque o governo federal e estadual arrebentam no imposto obre combustível.
Se não burlar o cara não aguenta.
E assim que funciona o nosso país.
O governo finge que te ajuda, e nos
Vcs fingimos somos honestos , é o ciclo fdp.
Paciência. Quem aguenta pagar 30 40% do que produz

Avatar
JOSE HENRIQUE LOPES GOES 8 de abril de 2021

Bom dia, mas aí fica a dúvida…. será q pagamos mais impostos eh devido às fraudes em impostos ? Se todos fossem honestos, será q os impostos seriam menores ? Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha….abs

Avatar
OLINTO GIMENES 4 de abril de 2021

Percebi que depois da chegada da gasolina com a “nova fórmula”, a partir de agosto de 2020, a média de quilometragem caiu em torno de 2km/l, no meu carro. Continuo abastecendo no mesmo posto, que é uma “Cooperativa de Acesso a Bens de Consumo”, da qual sou cotista, e que vende o combustível a preço de custo aos cotistas, e revende combustível da distribuidora Maxsul. Não tenho por que acreditar que haja qualquer tipo de fraude do posto, já que não visa lucro.

Avatar
Mister Gasosa 4 de abril de 2021

Já o meu carro melhorou o consumo de gasolina na ordem de 10% (Onix 1.4-L ano 2019).

Avatar
leandro 8 de abril de 2021

O meu melhorou. Honda cr-v 2.0 de 9 foi a 9.5 a 10. Detalhe: mesmo caminho a 10 anos !

Avatar
Armando 10 de abril de 2021

O meu tem se mantido extremamente econômico desde quando o comprei a mais de quarenta anos. (Caloi 10)

Avatar
leandro 8 de abril de 2021

Gente não vão pelo preço barato viu. Vá nos mais carros que é o melhor. Se não trajeto é o mesmo mas o consumo baixou troque de posto. Normalmente posto sem bandeira e muito barata daí fora exceto se ele estiver começando.

Avatar
Mister Gasosa 4 de abril de 2021

… Uma fórmula que tem dado certo comigo há anos é “combustível barato sem sombra de dúvida é sinal de batismo ou roubo na quantidade!”. Assim é muito mais seguro comprar combustível do posto mais caro da região do que um posto mediano ou pior ainda o mais barato. Eu tive por 11 anos um Gol 1,8-L, ano 1990, carburado e a gasolina, e quando o combustível era batizado o motor falhava em retomadas e morria em marcha-lenta, pois o carburador não se corrige como a injeção eletrônica em caso da mistura ficar pobre devido a adulteração por etanol ou solventes no caso da gasolina e de água no caso do álcool.

… Logo que comprei esse carro em 2008 comecei a abastecer em um posto BR no bairro da Consolação em São Paulo, SP, pois abasteciam no mesmo posto o meu pai com seu Vectra 2,2-L ano 2002 – gasolina, e a minha madrasta com o Ford Ka 1,0-L ano 2000 – gasolina. Depois de alguns meses um dia fui dar a partida e o meu Gol sofreu para ligar, foram necessárias várias partidas e longas por sinal para ligar, sendo que ele liga geralmente na primeira partida e rápido. Então relatei ao meu pai o caso e ele me disse: O meu Vectra e o Ford Ka estão com o mesmo problema, porém o Ford Ka está com a marcha-lenta muito irregular. Vamos mudar de posto! Mudamos na mesma hora para o posto vizinho que era um pouco mais caro e era da bandeira Ipiranga, e todos os carros citados acima voltaram a funcionar normalmente. Fiquei nesse posto até mudar de endereço em 2012.
… Resumindo a história, fui para um posto Shell mais caro do bairro que eu moro, Aclimação, e fiquei nele até 2018 quando notei que o combustível tinha sido batizado. E então mudei para o posto mais caro do bairro vizinho da bandeira Ipiranga e estou nele até hoje. O meu Gol vendi em 2019 e agora estou com um Onix 1.4-L ano 2019. Com o Onix é mais difícil perceber a adulteração, pois ele é de injeção eletrônica, sendo que o Gol era carburado, mas eu fico de olho no computador de bordo, se a autonomia cair muito é de se considerar a hipótese de batismo.

Avatar
Mister Gasosa 4 de abril de 2021

* corrigindo: o Oix é mais difícil perceber a adulteração porque além de ser injeção eletrônica ele é motor flex (bicombustível).

Avatar
Rodrigo 3 de abril de 2021

Boris, gostaria de um comentário seu…
O motor do carro sabe exatamente quanto e o que está consumindo, não é? Quantidade em ml de combustível e a porcentagem de mistura gasolina/álcool, certo?
Então, porque não informar isso ao motorista? Quabtidade e teor de gasolina… Assim ele escolheria os postos é ajudaria a diminuir as fraudes…
Concorda?

Avatar
giampaolo maltauro 3 de abril de 2021

Está notícia é relevante , os bandidos daqui agradecem…..

Avatar
Mister Gasosa 3 de abril de 2021

A lei no Brasil no que tange fraude de combustíveis é muito branda. Devia ser todos os funcionários do posto serem presos por uns 5 anos, inclusive o frentista, porém o dono do posto devia pegar prisão máxima (30 anos).
Outro ponto é o cidadão pensar por qual motivo determinado posto vende mais barato na região, será que é porque adultera ou rouba na quantidade ou pior o combustível é roubado?
Por comprar combustível barato o cidadão poderá estar alimentando esta engrenagem da adulteração, roubo e sonegação fiscal.

Avatar
José Gomes 3 de maio de 2021

Não podemos sair por ai prendendo todo mundo, se formos fazer isto estaríamos sendo injustos, se por exemplo, o seu patrão, Pessoa Jurídica ou Empresa Pública( gestor) age de má fé, vc vai pagar por isso? O pior cego é aquele que não quer vê. Se por acaso fosse cumprida 10% das leis vigentes, viveríamos bem melhor, infelizmente temos culpas por omissão ou má escolha dos nossos mandatários, desde os primórdios dos tempos o Brasil foi assim, temos uma herança maldita e teremos que conviver com essa situação por muito tempo.

Avatar
José Paulo 3 de abril de 2021

Isto é a pura verdade.meu carro cabe 52 litros de gasolina no tanque fui abastecer em pesso fundo meu carro não estava na reserva e eles colocarem 49 litros.eu reclamei quase apanhei dos frentistas tiveque irembora para nao apanhar..

Avatar
WESLEI SILVA PARENTES 8 de abril de 2021

No meu caso é simples, sempre abasteço 20 litros tendo em vista o tanque do meu honda fit pegar 42 litros, quando chega na reserva eu abasteco os 20 litros que é praticamente a metade do tanque e além de ser a quantidade do galão que se faz o teste em caso de dúvida em relação quantidade de combustível que entra no tanque. Já percebi em alguns posto ao abastecer que 20 litros deu no praticamente um 3/4 do tanque, ou seja os caras estam mandando mais AR junto com o combustível. Outros postos a média que ia rodar caiu em torno de 30%, combustível adulterado. Então o certo mesmo é sempre desconfiar das mudanças que indicam no painel e mudar de posto sempre que notar diferenças.
Quando tinha caminhonete o tanque era 60 litros mandava encher dus vezes os 20 litros, frentista ano gostava, mas eu pouco ligava. Encher o tanque é roubada. Já imaginou encher um tanque de 100 litros da s10 com gasolina a 6 reias?

Avatar
Israel Antonio da Silva 3 de abril de 2021

Chegará o dia do juízo final, e Deus perguntará! O que vcs tem a dizer chegou o seu dia vcs enganaram muitos,e Deus dora! Eu reservei um lugar para vcs enganadores mentirosos..

Avatar
nilson 3 de abril de 2021

Do juízo final ninguém escapará. Se não se arrependerem os lugares deles estão guardados.

Avatar
Caiu Justus 8 de abril de 2021

Para que dizer estas bobagens?

Avatar
Celio* 3 de abril de 2021

Perdemos em tudo.
Impostos altíssimos, enquanto alguns fazem farra com ele e nem sentem vergonha.
Outros sonegam o que podem e ainda riem daqueles que pagam.
Outros ainda, como eu, ficam doentes quando sabem o valor que tem a pagar de Imposto de Renda.

Avatar
Antônio Reis 3 de abril de 2021

Tenho que concordar com vc!

Avatar
Fernando Antonio Baratto 3 de abril de 2021

Muito interessante a materia mas o que me deixa incapaz diante de uma situacao destas e que o estado perde bilhoes de reias que vai para o bolso de quem nem imaginamos pessoas de todos os escaloes e enquanto isso o governo promove reformas trabalhistas e previdenciarias plantando em nossas mentes que a quebra do pais esta nos trabalhadores e aposentados cada vez mais espoliados pelo poder publico sem falar nos ralos de dinheiros que correm nos bastidores dos poderes para os mesmos se perpetuarem no poder e continuarem suas orgias com nosso dinheiro mas quem sabe um dia acordamos desse transe e viramos a pagina da historia

Avatar
Carlos 3 de abril de 2021

E agora os parlamentares aprovam uma ajuda de custo, que eles ganhavam r$35.000,00 agora conseguiram aumentar essa ajuda pra r$135.000,00 pra essas coisas o Brasil não tá quebrado, mas pra ajudar o povo brasileiro com esse auxílio, daí não tem r$… Nós brasileiros temos que fazer igual na Holanda, o governo aumentou demais a gasolina, todos os motoristas pararam seus carros e saíram em protesto pro governo baixar o preço do combustível, daí o governo voltou atrás e baixou!! Essas coisas temos que fazer aqui no Brasil!

Avatar
E.Roberto 3 de abril de 2021

Meu Deus! Que satisfação em ler seu comentário, amigo. Vc raciocina, tem cérebro. Estima-se que o país arrecada apenas 2/3 do que poderia ser arrecadado se não fosse pela sonegação fiscal, mas ng acha que isso deve e pode ser combatido. Parabéns mais uma vez pela sua perspicácia.

Avatar
ALBERTO DE ALMEIDA 8 de abril de 2021

Quem se atreve a combater… Exemplo…O Que aconteceu com policial na BA ?

Avatar
Marcos Luz 3 de abril de 2021

Uma bagaça da butina, essa situação! Até quando? É andar na butuca, um olho aberto e o outro fechado. Desconfiança total, e, infelizmente, também com os corretos.

Avatar
Joao Dib 3 de abril de 2021

Esse é o descaso que traz consequencias financeiras para todos, o empresario familiar que se dedica ao seu negocio de uma maneira honesta, é pressionado a abandonar seu negócio, o pais perde bilhões de reais com adulterações e sonegações. O Governo que poderia ser o maior interessado deveria reunir todas as forças necessárias para acabar com esse tipo de negócio. Só a refinaria de maguinhos RJ é responsável por uma fortuna que deixou de recolher em ICMS.
agora o empresário honesto se atrasar um dia seu Imposto é punido, pois tem endereço fixo e uma reputação a zelar.

Avatar
Ailton ribeiro 3 de abril de 2021

Só tem um jeito, mudar pra lua.

Avatar
Carlos Elson 3 de abril de 2021

Caramba!

Avatar
Ademir 8 de abril de 2021

Eu quero q esses governantes se fodan

Avatar
Francivom barreto dos santos 8 de abril de 2021

Nois nso podemos confiar em nem um posto o certo e vcs irem com galoes e depois vcs vao ver a diferenca

Avatar
Castro 11 de abril de 2021

A solução está nas nossa mãos, basta mudar, não só presidente, governados e Prefeito e sim todo o parlamento, senado, depositados e vereadores.

Avatar
Deixe um comentário