Quanto custariam os 5 carros mais vendidos do Brasil sem impostos?

Chevrolet Onix Joy seria vendido a R$ 28.235,56 se não embutisse, em seu preço, IPI, ICMS, PIS, Cofins e outros tributos relacionados à fabricação

Por Laurie Andrade 03/04/21 às 15h01
onix hb20 strada onix plus e gol os 5 carros mais vendidos do brasil em 2020
Os impostos podem chegar a representar até 54,8% do volar de um carro (Arte: Hernani Abrahão | AutoPapo)

Muito se fala sobre os preços de veículos no Brasil. Há quem diga que o país tem a maior tributação do mundo para o setor automobilístico. Para esclarecer de vez o assunto, explicamos quais são as taxas embutidas no preço final pago pelo consumidor e qual seria o valor dos carros mais vendidos do Brasil sem os impostos.

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Principais impostos cobrados sobre carros no Brasil

Integrante da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo, Felipe Contreras explica que os principais tributos (impostos, taxas ou contribuições) que incidem sobre um carro vendido no Brasil são:

  • Imposto sobre Produto Industrializado (IPI);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Programa de Integração Social (PIS); e
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Para os importados, há também o Imposto de Importação (II).

Cada um dos tributos acima faz parte da composição do valor de um carro. Com base em informações da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mostramos qual é a representatividade de todos eles no montante final.

Importante ressaltar que os valores do ICMS e IPI variam. O ICMS é definido pelos estados e o IPI é cobrado de acordo com a cilindrada do carro e o combustível que o modelo utiliza.

Tributo Alíquota
Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) 7% a 25%
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) média de 12%
Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) 9,65%
Programa de Integração Social (PIS) 2%
Imposto de Importação (II) (se houver) 35%

Somados os tributos embutidos na fabricação, a parcela de impostos no preço dos carros nacionais é ainda maior.

São cobranças embutidas na fabricação e comercialização dos veículos, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o Imposto Sobre Serviços (ISS), ou a taxa cobrada sobre a energia elétrica consumida pela fábrica. Por isso, o cálculo dos tributos é de grande complexidade.

Para ilustrar a conta, a Anfavea exemplificou o montante de impostos e taxas para um carro nacional em 2016. Os cálculos incluíam os impostos embutidos, e fazem uma comparação do preço final pago pelo consumidor com o valor real (ou inicial) do veículo. Somando-se tudo, os tributos representaram de 48,2% a 54,8% do valor de um automóvel, de acordo com a potência do motor.

Tributo Motor até 1.0 Maior que 1.0 a 2.0 flex Maior que 1.0 a 2.0 gasolina
IPI, ICMS, PIS, Cofins 27,1% 29,2% 30,4%
Tributos embutidos na fabricação 5,4% 5,1% 5%
Carga tributária total sobre valor inicial 48,2% 52,3% 54,8%
Preço inicial do veículo 67,5% 65,7% 64,6%

Importados

Como citado, para os carros importados, a carga tributária é ainda mais pesada. Um demonstrativo da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) indica que um automóvel com motor 2.0 ou maior, que chega ao país por R$ 100.000, será vendido por até R$ 274.312.

O resultado corresponde a um aumento de 2,74 vezes no preço do veículo – mais que o dobro do valor inicial.

Valor dos carros mais vendidos do Brasil sem impostos

Para calcular o valor dos carros mais vendidos do país sem impostos, consideramos a lista da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) que ranqueou os mais emplacados em 2020. Como preço base, utilizamos o valor da versão de entrada de cada modelo. Por fim, retiramos a média de tributos cobrados por cilindrada e combustível.

Ranking Modelo Preço médio Valor sem impostos
Chevrolet Onix Joy R$ 58.580 R$ 39.527,67
Hyundai HB20 R$ 57.890 R$ 39.062,08
Chevrolet Onix Plus R$ 73.260 R$ 49.433,20
Fiat Strada R$ 63.590  R$ 48.102,43
Volkswagen Gol R$ 57.030 R$ 38.481,78
71 Comentários
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Nelson 9 de abril de 2021

Brasileiro povo burro sem contar se vc compra um carro de 100,mil reais ,e ficar com ele 3 anos tera um prejuízo de 12.mil reais por ano …com a desvalorização, IPVA, seguro …fora a manutenção sera q vale a pena….eu por exemplo nuca compro carro zero….

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Marcelo Ferreira de Araújo 6 de abril de 2021

Os brasileiros são um povo muito rico, pois mesmo com estes impostos absurdos eles vão lá e pagam!

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Jackson 6 de abril de 2021

Faltou pontuar o lucro das montadoras que deve ser astronômico$$$

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Geraldo Lima 5 de abril de 2021

Só por curiosidade. Aqui em Minas numa conta de energia elétrica de R$ 100,00, R$ 5,70 são de “custos de Transmissão”, R$ 22,40 de “custos de distribuição”,R$ 43,20 “encargos e impostos” e R$ 28,70 de custos de energia…Paga-se mais pelos tributos do que pela energia.

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Roney 5 de abril de 2021

Que vergonha de ser brasileiro 😔😔😔

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João Santos Souza 5 de abril de 2021

E paíse do cão… tanto imposto é não recebemos nada em troca. as rodovias estão tudo só os buracos aqui na região Norte é nordeste aí que a coisa está feia.!! avança Brasil.!!!

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Luiz Fernando 5 de abril de 2021

lembrando que antes da venda ao consumidor todos os componentes usados já foram tributados

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Felipe 5 de abril de 2021

Mas aí eu acho que tem uma coisinha chamada substituição tributária…

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Carlos Alberto Mendes silva 5 de abril de 2021

FALANDO em todos esse impostos.ruas esburacadas.pedagios etc.nao tem retorno pro povo .uma vergonha!!!

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Clayton 5 de abril de 2021

O Negócio é procura e demanda quando a procura e alta o peço é alto quando a procura é baixa o preço tende a baixar pra subir a demanda mas enquanto o povo continuar gostando de pagar preços astronômicos nos veículos esse cenário nunca vai mudar pois o governo é conivente com isso pois entra imposto de todos os lados em cima da montadora, da fábricação, da venda, do uso e vai longe essa lista.

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Sérgio Ferreira 4 de abril de 2021

Se não pagarmos toda essa carga tributária confiscatória para sustentar essa corte de inúteis, como eles sobreviveriam com seus baixos, salários, auxílios dos mais diversos,planos de saúde ilimitados e nos melhores hospitais a custo zero, dentre outra várias regalias.
Enfim, somos um bando de otários que aceitam pacificamente toda essa carga confiscatória disfarçada de “tributos” a fim de manter o luxo na corte daqueles que não nos representam.

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Valter Silva 4 de abril de 2021

Como podem cobrar imposto pela energia consumida pela fábrica, a própria fábrica já não paga a conta de luz, com impostos como todo mundo?

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Geraldo Lima 4 de abril de 2021

Sem os impostos absurdos, quem sustentaria todos os políticos e todas as mordomias. Além do impostos cobrados na compra inicial, pagamos todo ano o IPVA que deveria ser só do valor do veículo sem os impostos. Pagamos taxa sobre taxa. Isso é roubar o brasileiro sem dar explicação. Se pelo menos service para alguma coisa além de sustentar essa corja, seria até louvável. E quando eles fazem alguma coisa pelos mais necessitados, acham que estão fazendo algum favor. Como é o caso do salário emergencial. Resumindo , nosso carros valem a mercado só preço e todo anos pagamos pelos carro e pelo o imposto.

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Edis Siqueira Junior 4 de abril de 2021

Boa noite infelizmente nós Brasileiros aceitamos tudo por isso fazem o que querem outro País tem aumento de combustível o povo para o carro no meio da rua como forma de protesto aqui fazem fila pra abastecer mais caro quanto o imposto carro novo tinha que parar de comprar cair a venda aí baixa o preço.

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Petrucio 4 de abril de 2021

ISSO NÃO É COBRANÇA DE IMPOSTOS, ISSO É IMPOSIÇÃO E METER A MÃO NO BOLSO DO POVO BRASILEIRO!

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Emanuel 4 de abril de 2021

Enquanto o povo nao parar de compra carro novo todo ano isso nao vai mudar. Porque se o valor estar alto é porque tem quem compre. Fica a dica

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Gomes Souza Gomes 4 de abril de 2021

Assim como a gasolina que tem 65% de imposto , não podemos ficar sem abastecer mas se ninguém abastecer no principal posto que é da Petrobrás ,eles teriam que baixar

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Paulo Santos 5 de abril de 2021

Bobagem que vc falou… Se não comprar, simplesmente a empresa vai embora, igual a Ford. Tudo tem impostos, deixe de comprar tbm, deixe de se alimentar.

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André Scott 4 de abril de 2021

Tenho 45 anos e não me lembro de ter visto preço de carros e de gasolina baixar nesse país. Esquece… enquanto tiver quem pague esses absurdos que cobram nos carros por aqui a farra das montadoras com margens muito acima da media mundial e o governo com esse impostos abusurod irão cintinuar a deitar e rolar. Sem contar os juros de financiamento. Mesmo sem imposto qinda é muito caro pela qualidade dos veículos.

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Ronei 4 de abril de 2021

Mão de obra barato também, estamos vivendo na escravidão em tempos modernos..!!

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Gomes Souza Gomes 4 de abril de 2021

Vamos fazer o movimento de não abastecer nis postos da Petrobrás

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Ricardo ap 4 de abril de 2021

Samos todos refém dos impostos , basta comparar os preços com outros países , os impostos são necessários mais quando são abusivos quem tem a perder são apenas aquele buquê tem pouco recursos , o certo ( minha opinião) quando não tem quem comprar o preço cai , o governo e obrigado a baixar o preço e as empresas também , é igual roubo de carro e Moto , se não tem compradores não tem roubo

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Maurício 5 de abril de 2021

Concordo. O problema é que quando eles perceberem que não estão vendendo, fazem uma propaganda de preço baixo, promoção, (baixam de 60mil para 57mil ) o povo acha que está pagando barato e corre pras concessionária pagam um absurdo carros 1.0,
E assim nunca deixam de fabricar carros simples, sem conforto sem segurança a preços absurdo. Triste verdade.

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Vinícius H 4 de abril de 2021

O valor de tributos justo deveria ser 12%, ou seja, 5% Estadual e 7% Federal.

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Ademarsilva 4 de abril de 2021

País de corrupção e ainda todo anos tem que paga IPVA e impotos. Isso é so no Brasil mesmo até parece q quem comanda o pais não e brasileiros

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Edson 4 de abril de 2021

As empresas também são as vilãs contra o consumidor. Querem ter lucros absurdos.

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Abraos olhos 4 de abril de 2021

O poblemas e que aquicno brasil não importa o valor que ta o brasileiro sempre ta disposto a pagar ,hj o brasileiro preferem comprar um carro e anda nele do que usa um transporte público .
Ja nos estados unidos eles preferem deixá o carro em casa e anda de transporte público por isso que e barato os carros por lá.
A população sempre fara a diferença so basta elas entende isso mas por enquanto a população continua dormindo e se fudendo

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Gilvan Paulo Santos 4 de abril de 2021

So que nos EUA , o transporte público e bom…a saúde pública e boa, o salário… E la o povo é patriota..por isso que o Brasil é assim um querendo ferrar o outro

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Felipe 5 de abril de 2021

Saúde pública não existe nos estados Unidos. Lá tudo é privado.

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Ecallaw 4 de abril de 2021

Não tem como comparar transporte público de outros países com o daqui,aqui você fica 2 horas no ponto,uma hora dentro do ônibus e corre o risco de ser assaltado,no ponto ou dentro do ônibus,fora a passagem baratinha tbm pra ir em pé

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Alguém 4 de abril de 2021

Mais uma manchete enganosa, mais um truque para atrair leitores e ganhar $$$

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Augusto Gomes Lima 4 de abril de 2021

O que teria de enganoso aí ? Os cálculos me parecem corretos.

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Antonio 5 de abril de 2021

Bom dia,achei a matéria bem interessante!
Pense nisso!

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Alguém 5 de abril de 2021

A chamada da matéria fala um preço para ônIX
( (realmente chama atenção ). Na tabela já diz outro preço. Mas ok não se incomodem com meu comentário

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Gilvan Mauro l Kronemberger 4 de abril de 2021

O problema é que tem uma máquina administrativa que consome muito da arrecadação são os altos salários que exonerar as mercadorias acabar com mordomia ajudaria muito na redução dos impostos e custos.

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Ganesha 4 de abril de 2021

Eu, melhor se informar antes de expressar uma opinião sem qualquer relação com a verdade. Não são os altos salários dos servidores públicos q faz a carga tributária ser tão alta… e sim o nível de endividamento público. Vc sabia q a maior parte do q se arrecada no Brasil vai para pagamento da dívida pública (juros e capital)? Sabe o q é pib? Depois, temos os perdões e isenções fiscais a grandes empresas transnacionais (Ford, Volks etc.) Sem falar nas grandes igrejas evangélicas (perdoam de 1.4 bilhões em dividas), depois a grande doação de 3 trilhões aos bancos brasileiros. A venda de estatais estratégicas tb ajudam a minar o país, porque o foco passa a ser a venda ao estrangeiro, e não ao mercado interno. A constituição Federal garanta a liberdade de expressão, mas é difícil achar alguém q saiba o q fala…

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Ed 4 de abril de 2021

O problema não são os impostos, o problema é a ganância e falta de solidariedade, é só zerar os impostos e em três meses, no máximo, o preço do carro vai está no mesmo patamar e o empresário embolsando o dinheiro todo. Tem mais, se retirarem os impostos sem o povo saber preço nem sofre variação será vendido como se nada tivesse ocorrido. Vejo pela gasolina, se cai o preço na refinaria o posto segura até acabar o estoque, se sobe, no mesmo minuto sobe no posto, pra ele ganhar com a diferença, não existe essa consciência, cooperação e de divisão dos lucros com a sociedade, e de ganho máximo a qualquer custo.

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Vinícius Dantas 4 de abril de 2021

Verdade

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Cléber Fernandes 4 de abril de 2021

Mesmo sem os impostos os valores continuam altos. Mas os impostos pioram a situação dos preços.

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Coltre 4 de abril de 2021

Mais tem mais tem sobre funcionários água energia elétrica transporte de insumos e aí vai e os vagabundos do governo só roubando

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Waldemir Alcântara Filho 4 de abril de 2021

O que eu tenho a dizer é que nossos carros nacional nunca vai baixar de preço. Até porquê a carga tributária do nosso país é uma das mais alta do mundo,isso nunca vai baixar. Por nós temos os mais altos salários dos nossos representantes que são os políticos pra isso nem um deles vai se manifestar. O nosso Brasil só vai acabar quando os brasileiros acordar aí sim td isso vai mudar.

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Reginaldo Rezende 4 de abril de 2021

Bom dia amados!😊 infelizmente vidas de pessoas amadas estão sendo tratadas pelo maior inimigo nosso a morte.😪 não necessariamente precisa de coisas temos tudo de graça.valores materiais nós que colocamos preços venderam o filho de nosso Deus e pai por 30 moedas infelizmente.a verdade é neste exato momento não precisa vender nem comprar! fiquem bem cuidem todos somos amados por nosso pai celestial DEUS. Mateus cap.6 versículos 9,10 de nosso pai celestial.

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Raimundo Nonato Alves 4 de abril de 2021

Os carros fabricado no Brasil é um absurdo para os consumidor esses imposto não deveria ser tão alto assim.mas nós é que temos de sustentar as mordomia da elite como: deputados e senadores ministro do STF, e outros que fazem parte do mesmo grupo

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Ubirajara Aguiar 4 de abril de 2021

Porque ninguém (políticos), fazem nada para mudar?

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Well 4 de abril de 2021

O golpe tá aí…cai quem quer… é igual comprador de iPhone…toma na tarraqueta.

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Vinícius de Oliveira 4 de abril de 2021

Como assim cai quem quer? Tem algum jeito de comprar carro sem imposto?????

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Gabriel 4 de abril de 2021

Tem sim, só não comprar. Deixe de comprar para vê se não abaixa esses valores. O grande problema é que o estado está muito inchado, muitos funcionários público para nada, muita gente recebendo as nossas custas. É como um amigo comentou aqui, são deputados, senadores juízes do STF, que cada um deles carrega um funcionário até pra limparem as bund@s deles, é gente que não acaba mais.

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Augusto Gomes Lima 4 de abril de 2021

O buraco é mais embaixo do que funcionário público. Até por quê não adianta mentir, qualquer um aqui queria passar em um concurso e trabalhar para o Estado. Culpar o funcionário público por conta de população retardatária resolve nada.

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Luiz Gonçalves 4 de abril de 2021

Eu não. Estou muito satisfeito no setor privado.

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Rick 4 de abril de 2021

Eu passei 18 anos da minha vida financeira ativa muito bem, obrigado, sem carro… Até a esposa dizer que precisava. Agora estou pagando todo esse imposto e falta para os pequenos prazeres da vida.

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carlarabreu39@gmail.com 3 de abril de 2021

Os carros abaixo de 70 mil atenderiam os PCD….deve ter muitos que seriam abaixo de 70 mil….e um grande público que deve ser levado em conta. . Quais os carros. ?.

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Marcos 3 de abril de 2021

Não acredito que estes preços sem impostos são verdadeiros. Eles na verdade, devem custar a metade destes valores. Com toda automação e fabrica nacionais é para ser bem mais barato. A não ser que as montadoras querem ganhar 100% dos valores gastos na construção. O que na verdade já foi dito por outros entendidos no assunto, que “ o brasileiro não reclama, então podemos cobrar o que quisermos”. Essa sim é a verdade.

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Marcos 3 de abril de 2021

O problema não seria os impostos caros ou baratos,o único problema são os que administram os nossos impostos,pois a infraestrutura de nossas ruas deverian ser um tapete,e a gasolina não deveria passar de 3 reais.Os meliantes que administram nossos impostos são uns filhos dp.

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Gleydson Negreiros 3 de abril de 2021

O Brasil deveria se chamar Imposto e não Brasil,da com uma mão e leva com as duas.

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Rodrigo 3 de abril de 2021

O imposto das montadoras no Brasil são alto, mas não necessariamente a culpa é só das montadoras, Infelizmente a montadora que investe pesado no Brasil não tem garantias de que o retorno do capital investido retornará, assim, para compensar o altíssimo risco de se investir num país cuja economia não se pode acreditar que, 2+2 são 4, elas elevam a margem de lucro pra compensar o risco, isso explica o motivo dos carros nos EUA serem bem mais baratos que aqui, mesmo com lucros bem menores, e uma lucratividade mais alta. A taxa de impostos do governo federal americano para carros gira em torno 7% e a taxa das montadoras seja por volta de 12 a 15%. Apesar de toda dificuldade financeira da Argentina, a Ford optou por investir nesse país, o risco é menor, e a mão de obra tem um impacto menos danoso no bolso da empresa do que no Brasil, sem contar a logistica, estradas, portos etc.

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Rodrigo 3 de abril de 2021

O imposto das montadoras no Brasil são alto, mas não necessariamente a culpa é só das montadoras, Infelizmente a montadora que investe pesado no Brasil não tem garantias de que o retorno do capital investido retornará, assim, para compensar o altíssimo risco de se investir num país cuja economia não se pode acreditar que, 2+2 são 4, elas elevam a margem de lucro pra compensar o risco, isso explica o motivo dos carros nos EUA serem bem mais baratos que aqui, mesmo com lucros bem menores, e uma lucratividade mais alta. A taxa de impostos do governo federal americano para carros gira em torno 7% e a taxa das montadoras seja por volta de 12 a 15%

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Sidnei Evaristo da Silva 3 de abril de 2021

Nossos pais cobrar impostos de mais e pra piorar essa classe incompetente de políticos que ñ sabem usar os impostos…

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José Cícero Dos Santos 3 de abril de 2021

Isso é Brasil merda de Brasil, com esses lixos na direção do país,e sempre foi dessa maneira ,será que vai ter um cara que vai mudar tudo isso?????Creio que só O PAI ETERNO, e mais ninguém!!!!!!

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Rodrigo 3 de abril de 2021

Infelizmente é um imposto cobrado muito alto p não ser usado em nada util

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Thiago Campos 3 de abril de 2021

Poderiam fazer matéria sobre o custo de produção de cada um dos veiculos, assim daria para saber o quanto as montatoras estão lucrando.

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Jonatan Gupta 4 de abril de 2021

Ledo engano ,pensamento do brasileiro comum , brasileiro é burro por falta de educação ou o problema é genético?
Toda empresa busca e tem direito ao lucro e quanto maior o lucro, tendência é que apareçam mais empresas pra concorrer equilibrando o mercado. Que não tem jeito msm é o brasileiro burro hhahahaha

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Cyro Gonçalves de Britto Neto 3 de abril de 2021

Vai ficar cada vez pior, porque com o caos social provocado pelo beócio que desgoverna o país será impossível abrir mão de qualquer tipo de arrecadação por parte do Estado. Uma reforma tributária é algo inimaginável com essa pandemia que ganhou bastante vigor graças ao negacionismo, à burrice e ao golpismo do representante escolhido pela elite rastaquera que dá as cartas no Brasil.

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Carlos 4 de abril de 2021

Sejam mais otimistas.governo que quer trabalhar mas o sistema não deixa.dai quem paga a conta.

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Augusto Gomes Lima 4 de abril de 2021

O governo atual está de olhos fechados para nós, não é o sistema que não deixa, ele é o sistema. Pasmém, se ele se importasse teria feito algo.

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Arsenio Dantas Silva Pereira Goes 3 de abril de 2021

Enquanto sociedade organizada, ainda não estamos amadurecidos o suficiente para a discussão de reforma tributária. Não estamos evoluídos para eleição de representantes capazes de discernimento em favor da sociedade. Enquanto os países ricos cogitam a energia baseada em hidrogênio e solar, estamos reféns da gasolina e álcool caríssimos, distantes da realidade dos elétricos e híbridos, pois estes há muito já passam de R$ 100 mil por aqui. Resta lamentar pela triste sina de um país que não sabe se organizar e está bem longe de planejamento e gestão pública voltada aos interesses de seu sofrido povo. Sou otimista e tenho certeza de que em duzentos anos a situação melhorará.

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Roberto castro 3 de abril de 2021

Realmente nos trabalhadores somos sócios otário do governo, pois só nos pagamos, ms e.assim Mesmo quando você se preocupa com futebol, carnaval e feriados prolongados , e vc paga a conta contribuindo burro.
Bem nos importados a conta e bem geralmente e bem simples pagou USD 50.00p,00 pode por aí 120% a de tributação e taxas , e isso ai amigos não é fácil, enquanto nossos vizinhos andam com carros top a preço justo.
Acorda, vamos deixar de comprar , vamos deixar uma.frota velha e antiga……

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Geraldo Lima 3 de abril de 2021

Estado e União são os maiores sócios das montadoras. Troquei um dos carros recentemente e na nota fiscal veio especificando R$14.592,00 de Tributo Federal e R$8.760,00 de Tributo Estadual. Com isso o preço final ficou em mais de R$73.000,00…praticamente 1/3 do carro é de imposto.

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Jorge Nicolau 3 de abril de 2021

No caso do Ônix e da pickup Strada que tem o preço com impostos com um diferencial de 10 mil reais e que sem os impostos o diferencial cai para míseros mil reais, o motivo é que as pickups pagam menos impostos.

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Adilson Geraldo passos 4 de abril de 2021

São tudo bandido tem que acabar com essa máfia que não governa Para seu povo mas sim para seus próprios benefícios cadê o povo brasileiro sua força e garra de lutar parece que acabaram por isso estamos vivendo escravo do nosso próprio país

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teobaldo leite Bulhoes 4 de abril de 2021

Essa Reforma tributária nunca será aprovada,sendo aprovada não será como deveria ser.os governos não querem perder Recursos e o povo q se prejudica.

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Wagner S S. 4 de abril de 2021

Essa semana,recebido um email da Light aqui no RJ, dizendo que o ICMS da conta de energia, passou de 18% para 32%, devido ao aumento do consumo de energia, devido ao Home Office,e olha que ainda tenho energia solar, e mesmo assim ainda vem RS 350,00 de conta.

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