Bateria de carro automático quando descarrega só tem duas opções

Carro automático proporciona um ganho de comodidade sem igual para o motorista, mas quando a bateria descarrega é preciso tomar cuidado

bateria do carro portal
Quando a bateria do carro automático descarrega, não há com dar partida no tranco (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/01/2023 às 18h03

Você tem um carro automático, não é? Um conforto ímpar, nada de apertar pedal de embreagem, nada de ficar passando marcha, joga no drive e vai embora. Só mesmo em uma descida, para reduzir com freio-motor, você puxa a alavanca, né!? Do drive para 4, para 3, para 2, para não deixar o carro só por conta do freio.

Essas são as grandes vantagens do carro automático. Mas tem uma desvantagem. Não sei se já aconteceu com você, espero que não, porque é um transtorno. Ou a bateria ficou velha, ou você esqueceu as luzes ligadas e a bateria arriou, acabou a bateria.

VEJA TAMBÉM:

Só que você não está perto de lugar nenhum para te dar um socorro imediato. Aí você fala: “ah, mas eu tenho uma descida, eu jogo o carro e faço ele pegar no tranco.”

Isso é só no carro manual, esse é um problema do carro automático, ele não pega no tranco. Mas e aí, como é que faz? Bom, você pode ligar para uma loja de bateria que vem e troca, mas vai que não tenha.

É sempre interessante quem tem o carro automático ter um dos dois recursos possíveis. Primeiro, mais simples, que independe de ter outro carro é um pequeno aparelho: a bateria auxiliar.  É igual um carregadorzinho portátil de celular, só que ele é um pouco maior e ele dá conta de substituir a bateria.

O único cuidado: o preto, que é o negativo, vai no negativo da bateria, está ali. O vermelho vai no positivo da bateria, está aqui, pronto. É só ir lá e virar o carro que ele vai ter energia para pegar. Pegou? Pegou, desligou, tchau!

Outra maneira para dar partida no carro automático sem bateria

Segunda opção. Se você não tem isso, ou acha isso um pouco caro, mas não é. Chupeta, já ouviu falar? São esses cabos com esses grampos aqui em cada extremidade, você tira a energia de outra bateria e traz com esses cabos paro o seu carro.

Mais ou menos a mesma coisa, o vermelho da outra ponta vai no positivo do outro carro e vai no positivo do lado de cá, pronto. O preto, que é o negativo, é o terra, vai conectado no polo negativo das duas baterias. Pronto!

Está ligado lá, está ligado de cá, dá no arranque, faz o motor funcionar, pode soltar. Se o problema foi da bateria ter se descarregado porque você esqueceu alguma coisa ligada, sem problema, o carro vai voltar a carregar a bateria e não vai ter mais problema nos próximos meses, semanas, ou anos, depende da idade dela.

Se foi uma bateria que se descarregou porque não suportou mais carga porque ficou velha, aí é melhor você ir no auto elétrico ver o que está acontecendo e provavelmente você terá que substituí-la.

Confira algumas dicas do Boris para evitar que sua bateria descarregue rápido demais.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Francisco Souza 18 de julho de 2023

Sempre é Bom saber um pouco de cada assunto sobre veículo a gente aprende muito se tivermos humildade para perguntar sobre o que nos interessa✓✓✓

Avatar
Célia 13 de janeiro de 2023

Adorei Boris! Eu não sabia que existia esta bateria auxiliar. Já vou providenciar uma para o deixar no meu Yares – Toyota. Obrigada pelas dicas.

Avatar
HAF 11 de janeiro de 2023

Perfeito Boris! Eu sempre dei este conselho aos amigos proprietários de veículos AT do blog, comprem no mercado livre ou etc… é barato e salva o dia! ….”É sempre interessante quem tem o carro automático ter um dos dois recursos possíveis. Primeiro, mais simples, que independe de ter outro carro é um pequeno aparelho: a bateria auxiliar. É igual um carregadorzinho portátil de celular, só que ele é um pouco maior e ele dá conta de substituir a bateria.”

Avatar
Apparecido da Silva 11 de janeiro de 2023

Obrigado Sr. Boris. Nem sabia da existencia dessa bateria auxiliar. Já vou providenciar uma para meu Ford K sedan e evitar uma surpresa desagradável.

Avatar
Deixe um comentário