‘Superbateria’ da Tesla vai baratear carros elétricos e durar 1,6 milhão de km

Componente está sendo desenvolvida em parceria com uma empresa chinesa e promete nivelar o preço dos elétricos ao dos carros com motor a combustão

tesla model 3 performance
Tesla Model 3 será o primeiro modelo com a nova bateria (Foto: Tesla | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 15/05/2020 às 14h30
Atualizado em 15/05/2020 às 15h01

A Tesla, fabricante de carros elétricos, tem planos de introduzir no mercado uma nova bateria para carros elétricos, com maior durabilidade e menor custo. O primeiro modelo a receber a nova bateria da Tesla seria o Model 3, na China, no fim deste ano ou no começo de 2021.

Há a expectativa que a nova bateria faça com que o preço dos carros elétricos fique compatível com o valo de carros a combustão. Elas teriam uma vida útil de 1,6 milhão de km antes de demandarem a troca, e ainda poderiam ter um segundo ou terceiro ciclo de vida, após o uso nos automóveis, no sistema de geração e distribuição de energia.

Desde maio, o controverso “chefão” da Tesla, Elon Musk, está provocando rivais e investidores anunciando que iria revelar um significativo avanço nas baterias utilizadas pela montadora de carros elétricos.

A nova superbateria de 1,5 milhão de km da Tesla foi desenvolvida em conjunto com a empresa chinesa Contemporary Amperex technology Ltd (CATL). Especula-se ainda que que, eventualmente, versões melhoras dela poderão ficar ainda mias baratas. Elas inicialmente serão utilizadas na China e depois em outros mercados.

VEJA TAMBÉM:

tesla model 3 performance
Tesla Model 3 deve ser o primeiro modelo com as superbaterias (Foto: Tesla | Divulgação)

Como baratear a bateria?

As novas baterias da Tesla terão novas tecnologias como a dispensa de utilização de cobalto – metal mais caro em uma bateria – em sua química e o uso de componentes que reduzem o “estresse” interno, permitindo armazenar mais energia, além de baratear a produção.

A Tesla também irá construir uma “terafábrica” na China, cerca de 30 vezes maior do que a famosa “gigafábrica” que ela tem nos Estados Unidos. A terafábrica seria altamente robotizada e automatizada, o que iria contribuir para a redução de custos e aumentar o volume de produção.

Já a CATL desenvolveu um novo modo de montar as baterias, chamado “cell-to-pack”, o que ajuda na redução de custo e no tamanho e peso delas.

A Tesla também está investindo na reciclagem de baterias para recuperar metais nobres como níquel, lítio e o próprio cobalto. A empresa ainda tem ambição de, com uma frota de 1 milhão de carros, e utilizando as baterias em um segundo ciclo de vida, entrar no segmento de fornecimento e distribuição de energia.

Já existe carro elétrico sem bateria (e tem tudo a ver com o Brasil). Boris Feldman fala dele:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
PAULO RICARDO BAUMGRATZ 15 de outubro de 2021

Oque eu só acredito vendo é alguma inovação do Brasil chegar ao consumidor final. Esse governo ridículo que temos faz de tudo para atrapalhar o progresso do país, afim de não perder um centavo em arrecadação. O lema da bandeira deveria ser “desordem e regresso “. Até quando ficaremos nas mãos desses incompetentes?

Avatar
Ramon 19 de outubro de 2020

Só acredito vendo. O Musk adora prometer coisas incríveis como se estivessem a 2-3 anos de distancia e depois nada acontece ou sai algo claramente amarrado com fita adesiva. Foi assim com a direção autonoma que ele até cobrou por isso e nada, foi assim com o hyperloop, com aquela ideia doida de botar chip na cabeça das pessoas, com os carros da Tesla que até o teto voa, com o suposto lucro do modelo 3 que sem os creditos de carbono e venda de energia solar, seria mais prejuízo pro histórico da empresa. Sempre que ele quer dinheiro ele faz essas promessas pra dar hype e atrair investidores. Quando ele realmente entregar essa tal bateria, eu acredito

Avatar
Carlos 18 de maio de 2020

Só acredito quando sair. Pra mim ainda é uma jogada de marketing para valorizar as ações da empresa. Há anos leio sobre a bateria de nanotubos que está quase pronta e nunca aparece. Leio sobre várias outras tecnologias que estão quase prontas. Duvido que saia tão rápido. Se vier, melhor para todos, enterramos de vez os motores à explosão.

Avatar
Deixe um comentário