Cresce o número de bicicletas elétricas no Brasil: veja vantagens e desvantagens

Existem modelos de bicicletas elétricas (e-bikes) urbanas, dobráveis e mountain bikes para diferentes situações de uso

capa foto sense bikes
E-bikes são boas alternativas para o deslocamento urbano ou para o lazer (Fotos: Divulgação)
Por Camila Melo
Publicado em 21/01/2023 às 15h03

Recentemente a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) divulgou os dados sobre a produção de bicicletas no Brasil em 2022 e o que mais chamou a atenção foi os números sobre bicicletas elétricas, sendo a única categoria que registrou alta no volume de produção. No ano passado foram produzidas 10.847 unidades, aumento de 5,4% na comparação com 2021 (10.294 bicicletas).

Diante disso, fica claro que a bicicleta elétrica está ganhando cada vez mais espaço nas ciclovias, estradas e cascalhos.

VEJA TAMBÉM:

Principais características da bicicleta elétrica

A principal característica de uma bicicleta elétrica (ou e-bike), é o fato de que ela conta com um motor. Mas vale ressaltar que existem dois tipos diferentes de bicicletas elétricas, conforme o funcionamento desse motor.

Temos uma opção conhecida como Pedelec. Bikes Pedelec têm um motor que só é ativado quando o ciclista pedala. Basicamente, elas dão um “gás motorizado” a mais para a sua pedalada. Se você parar, a bicicleta não continua sozinha.

O outro modelo são as bikes elétricas com acelerador. Nesse caso, a bicicleta pode, sim, rodar sozinha. O ciclista escolhe se quer usar o acelerador, pedalar, ou combinar um pouco dos dois.

Existem modelos de bicicletas urbanas, dobráveis e mountain bikes para diferentes situações de uso, e nas cidades estão se tornando cada vez mais populares por facilitarem a mobilidade urbana.

O objetivo principal das bikes elétricas é proporcionar um desempenho mais leve e constante para pessoas com menor preparo físico e àquelas que desejam percorrer maiores distâncias. Trazendo mais diversão e conforto para os ciclistas.

ebike mtb foto andrew villablanca

Quais as vantagens da bicicleta elétrica?

​​Podemos dizer que um dos principais benefícios da bicicleta elétrica quando comparada com uma bicicleta normal é sua praticidade: com ela você tem a opção de usar um veículo não poluente para circular pela cidade de forma prática e rápida.

Para quem tem limitação física ou não quer chegar cansado ao trabalho, a bicicleta elétrica cumpre uma função especial na mobilidade urbana, criando uma independência com relação aos carros e à lotação do transporte público.

Ela também pode ser uma grande incentivadora para quem está entrando no mundo do mountain bike e trazer ainda mais diversão para os atletas já experientes. O mesmo vale para as modalidades de road e gravel.

“As pessoas que optam pelo pedal buscam um estilo de vida mais saudável e em sintonia com o meio ambiente. A bicicleta elétrica facilita isso, oferecendo agilidade nos deslocamentos e comodidade para vencer os obstáculos do percurso”, comenta Cyro Gazola, CEO da Caloi.

Desvantagens da bicicleta elétrica

Mesmo com toda a tecnologia que as marcas estão aplicando nestes modelos, o peso de uma bike elétrica na maioria das vezes ainda é bastante superior ao de uma bike convencional. O que faz com que, mesmo que você tenha a ajuda do motor, sinta esse peso extra de uma estrutura mais robusta.

Outro ponto que ainda é bastante questionado, são os valores: as e-bikes urbanas tem um custo inicial médio de R$4 mil (modelos bem simples), o que faz com que o acesso a elas seja mais restrito. Quando falamos de bicicletas elétricas para mountain bike, road ou gravel o valor inicial é ainda mais alto.

Conheça 3 opções de bike elétrica

Nesta matéria citei apenas três das diversas opções de bicicletas elétricas disponíveis no mercado brasileiro.

1. Sense Easy 2023 (Urbana)

sense easy foto sense bikes

Quadro de alumínio Sense 6061 desenvolvido para e-bike. Bateria li-ion 36v com autonomia de 20 – 50 km.

2. Oggi Big Wheel 8.2 2022 (MTB)

oggi big wheel foto oggi bikes

Quadro de Alumínio 6061 T6 tratado com suporte da bateria ao tubo inferior com rota interna dos cabos. Bateria BT-6010- 36V.

3. Caloi E-Vibe City Tour (Urbana)

caloi evibe foto caloi

Quadro de alumínio 6061 tratado, com suporte de freio a disco post mount e cabeçote tapered.Com sistema Shimano Steps de pedal assistido, ela é capaz de subir ladeiras com facilidade e possui uma bateria com autonomia de até 185 km, no modo econômico.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marin 21 de janeiro de 2023

PÉRA LÁ… pelas LEIS se tem acelerador OU +300w OU passa de 25km/h NÃO é bicicleta nem pode andar numa ciclovia… Pois trata-se de CICLOMOTOR e tem que seguir legislação pra este veículo… E nisso ocorrem bizarrices como burlar a lei, tapear especificações, etc.
A maioria NÃO serve como bicicleta pois é um TRAMBOLHO IMPEDALÁVEL, as boas são caríssimas, e as medianas não funcionam se desativar o motor pelo peso e arrasto… As esportivas são bem modernas mss é comum custar de 50mil a 140mil … POISÉ.

Avatar
Marin 21 de janeiro de 2023

… as mais baratas que funcionam tem o preço de uma moto urbana… Assim como mobilidade ela só existe na elite alí que frequenta a Paulista por exemplo… E para menos abastados ela é opção qdo não tem habilitação pra ter uma moto e assim compra-se versões simples ou adaptadas com kits chineses… Embora nessa situação muitos optam por kit 2 tempos chineses pra adaptar em bicicletas… Poluindo mais o ar e nossos ouvidos… Uma realidade ruim.

Avatar
Deixe um comentário