Quanto custam os principais caminhões pesados nos EUA?

Se converter os preços dos caminhões dos EUA, eles ficam próximos aos dos brasileiros, mas devemos levar outros pontos em consideração

caminhao americano em rodovia
Os caminhões norte-americanos têm caractaerísticas próprias (Foto: Shutterstock)
Por Érico Pimenta
Publicado em 21/01/2023 às 17h03

Você já deve ter se frustrado com a diferença de preços de carros dos Estados Unidos em relação ao Brasil; alguns modelos como um Camaro ou Mustang, por exemplo, lá fora são baratos e aqui para poucos, bem poucos. Será que isso também acontece com os pesados? Bem, a resposta é sim, mas devemos levar alguns pontos em consideração antes.

O primeiro ponto é que se pegarmos os preços dos caminhões americanos e convertermos diretamente de dólar para real, veremos valores semelhantes aos atuais praticados no Brasil. Mas há que se considerar a diferença do poder aquisitivo dos dois mercados.

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De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o salário médio nos Estados Unidos é de US$ 5.800 (R$ 30,2 mil) por mês. Então se juntarmos esse valor médio mais a facilidade de financiamento, vemos que  um caminhão lá, é bem mais fácil do que aqui no Brasil.

Também é importante levar em conta os os valores em si. Assim como no Brasil, os preços dos caminhões nos EUA não são fixos, já que dependem da configuração de chassi, motor, caixa e itens do interior. Aliás, nesse quesito, os caminhões americanos têm bastante opções, então é possível fazer um caminhão “pé de boi” com um valor baixo ou algo mais luxuoso e mais caro.

Para a lista do preço dos caminhões no Estados Unidos, listamos os principais modelos de cada montadora, focando naqueles para o segmento rodoviário de longa distância, que nos EUA é chamado de Class 8 (para o Brasil seriam os “Pesados”). Além disso, selecionamos um modelo de cada montadora.

Volvo VNL 860

volvo vnl 860 25th anniversary
Modelo celebra 25 anos no mercado americano

O caminhão Volvo VNL foi lançado nos Estados Unidos em 1996 e é um dos responsáveis pelo sucesso da marca sueca naquele mercado. Atualmente na sua terceira geração, o VNL é ofertado em 5 versões diferentes, sendo VNL 300, VNL 400, VNL 740, VNL 760 e por fim o VNL 860, o mais completo e com maior cabine no mercado.

O VNL 860 pode sair de fábrica nas configurações 4×2, 6×2 e 6×4 e equipado com 3 variantes de motores, sendo eles:

  • Volvo D13 TC  de 13 litros(Turbo Compounding) com potências de 405 a 455 cavalos
  • Volvo D13 de 13 litros com potências de 405 a 500 cavalos
  • Cummins X15 de 15 litros com potências de 400 a 565 cavalos

Já na parte de transmissões, o VNL tem como opções:

  • Volvo I-Shift, I-Shift for severe Duty e I-Shift com Crawler Gears
  • Eaton Fuller 10, 13 e 18
  • Allison automática de 6 velocidades

O preço a se pagar por um VNL 860 2023/2024 em nossa busca foi de US$ 234 mil dólares (R$ 1,19 milhão).  É claro que esse valor pode ficar maior com a quantidade de opcionais e demais configurações.

Kenworth T680 NextGen

kenworth t680 nextgen
T680 NextGEN ficou mais economico e tecnologico

Uma das montadoras que compõem o grupo PACCAR, a Kenworth apresentou no início de 2021 a sua nova geração do seu modelo premium, o T680 NextGen que deu um foco na economia de combustível como também na segurança, já que o modelo conta com diversos recursos. Por fim, a Kenworth também ganhou opcionais de painel digital e retrovisores por câmera, como também uma versão com câmeras que apenas auxilia no ponto cego.

O Kenworth T680 é oferecido nas versões 4×2, 6×2 e 6×4 e pode receber os motores:

  • PACCAR MX-13 de 13 litros com potências de 405 a 510 cavalos
  • PACCAR MX-11 de 11 litros indo de 335 a 455 cavalos
  • Cummins X15 de 15 litros com potências de 400 a 565 cavalos

O valor que encontramos para o T680 NextGen foi de US$ 230 mil (R$ 1,17 milhão), modelo equipado com motor Cummins X15

Peterbilt 579

peterbilt 579
Parecido com o T680 ao estilo “pode copiar, mas não faz igual”

 Também apresentado em 2021, o Peterbilt 579 oferta o que o Kenworth T680 oferta, já que a Peterbilt também é do grupo PACCAR, com isso ambos são bem parecidos. Como diferencial, a montadora tem a versão Ultraloft, que consiste em um melhor aproveitamento interno do espaço da cabine, além de acessórios para facilitar o dia-a-dia do caminhoneiro, com isso, o Ultraloft se torna uma versão premium do 579.

O Peterbilt 579 é oferecido nas versões 4×2, 6×2 e 6×4 e conta com as opções de motores:

  • PACCAR MX-13 de 13 litros com potências de 405 a 510 cavalos
  • PACCAR MX-11 de 11 litros indo de 335 a 455 cavalos
  • Cummins X15 de 15 litros com potências de 400 a 565 cavalos

O valor que encontramos para o 579 foi de US$ 219 mil (R$ 1,11 milhão), modelo equipado com motor Cummins X15

Freightliner Cascadia

freightliner cascadia
O pesado mais vendido tem bom preço

 A Freightliner, empresa que surgiu de uma transportadora que construía os seus próprios caminhões, pertence ao grupo Daimler Trucks desde os anos 80 e hoje é líder no mercado com o seu pesado Cascadia. Apresentado em 2017 a atual versão passou por significativas mudanças em 2020 ganhando recursos em aerodinâmica e segurança.

O Freightliner Cascadia é oferecido nas versões 4×2, 6×2 e 6×4 e conta com as opções de motores:

  • Detroit DD13 GEN5 de 13 litros com potências de 370 a 525 cavalos
  • Detroit DD15 GEN5 de 15 litros com potências de 425 a 505 cavalos
  • Cummins X15 de 15 litros com potências de 400 a 565 cavalos

O Cascadia tem preço de US$ 215 mil (R$ 1,096 milhã0), modelo equipado com motor Detroit DD15 GEN5 de 505 cavalos

Mack Anthem

mack anthem
Robusto, Anthem tenta conquistar seu espaço no mercado dos EUA

O velho Bulldog americano, como são conhecidos os caminhões Mack são feitos por uma montadora que pertence a Volvo Group. Em 2018, a Mack apresentou um novo pesado para o mercado, chamado de Anthem.

Com o design robusto de todo Mack, o Anthem consegue misturar linhas clássicas e moderna ao mesmo tempo e ainda para agradar o mercado, uma versão all-black já foi logo disponibilizada junto ao seu lançamento.

O Mack Anthem é oferecido nas versões 4×2, 6×2 e 6×4 e conta com as opções de motores:

  • Mack MP7 de 11 litros com potências de 325 a 425 cavalos
  • Mack MP8 de 13 litros com potências de 415 a 505 cavalos
  • Mack MP8HE de 13 litros com potências de 415 a 445 cavalos

O valor que encontramos para o Anthem foi de US$ 190 mil (R$ 969,2 mil), modelo equipado com motor Mack MP8 de 505 cavalos

International LT625

international lt
Modelo agora pode receber motor Scania, chamado de S13

Uma das marcas que está no coração de muitos brasileiros, já que a International teve 2 passagens (frustradas) em nosso mercado, o LT625 marca uma nova “era” se assim podemos dizer, já que com a finalização da compra da Navistar pelo grupo Traton, a International agora conta com mais tecnologia além ganha opção de motores vindo da Scania, chamados de S13.

O International LT é oferecido nas versões 4×2, 6×2 e 6×4 e conta com as opções de motores:

  • International S13 de 13 litros com potências de 370 a 515 cavalos
  • International A26 de 13 litros com potências de 365 a 515 cavalos
  • Cummins X15 de 15 litros com potências de 400 a 605 cavalos

O International LT custa US$ 200 mil (R$ 1,020 milhão).

Caminhão nos EUA tem preço parecido com o nosso

Como podemos notar, o mercado americano pratica valores bem similares, porém todos os valores acima são de configuração mais básica que encontramos, e como mencionado antes, é possível configurar um caminhão de luxo e com todos os recursos, seja em aerodinâmica como em segurança, que claro tem o seu valor agregado.

No mais, se convertemos os valores, vemos que é bem próximo aos valores dos caminhões aqui no Brasil, mas isso quer dizer que nossos caminhões são baratos? Não, além dos modelos americanos terem um maior espaço interno, devemos lembrar que lá é mais fácil comprar um caminhão que aqui, seja pela média salarial ou até mesmo pelo financiamento, além da oferta de frete de lá ser melhor.

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4 Comentários
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Leandro 24 de janeiro de 2023

Tem aí: “preços muito parecidos com o nosso”
Como assim? Piada 2023 né
Quem compra no Br uma carreta nova por 200 a 240k?
NÃO tem que converter valor, pois esse valor de lá é pra eles lá, assim como o de cá é pra cá.
Só se converte valor se o cara for importar.
Eles recebem em dólar, gastam em dólar. Nós recebemos em real, gastamos em real…
Essa comparação de que “os preços deles é parecido com o nosso” isso é pensamento burro

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Celigny 29 de janeiro de 2023

O autor da matéria explicou essa questão no início.
Retorne a leitura, por favor.

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Germano 4 de julho de 2023

A falta que faz uma boa leitura e a dificuldade em interpretar um simples texto.

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Flavio 22 de janeiro de 2023

Não dá para comparar. Os caminhões dos caras são muito melhores e maiores. Inclusive as rodovias deles são melhores e maiores. Como sempre ficamos no chinelo.

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