Governo faz vista grossa para inspeção e BMVs multiplicam nas ruas

A inspeção veicular deveria existir há duas décadas, mas ninguém quer assumir esse fardo impopular que tira carros aos pedaços das ruas

inspeção bmvs
Carros em péssimas condições, muitas vezes são ferramenta de sustento de profissionais, que não conseguem comprar um veiculo mais novo (Fotos: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 22/10/2023 às 15h03

É um verdadeiro absurdo o governo não se preocupar com essas BMV que estão rodando por aí perigosamente, ameaçando a integridade física e a saúde de motoristas, passageiros e de outros automóveis. Mas eu falei BMV, não falei BMW. BMV é “Brasília muito velha”. Eu estou me referindo a esses cacarecos que rodam por aí, sem nenhuma condição de segurança, prejudicando o trânsito, porque quebra toda hora, emitindo muito mais gases nocivos do que a legislação permite e afetando os nossos pulmões.

Com os freios caindo aos pedaços, para-brisa trincado, carroceria podre e vai por aí. Mas tem solução para isso? Por que o governo é culpado? O governo é culpado porque ele não se encarregou de fazer cumprir a legislação que obriga uma inspeção técnica veicular a chamada ITV que tem que ser feita a cada dois anos em todos os automóveis.

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Mas e por que o governo não faz essa inspeção? Porque ele tem dois problemas. Primeiro, várias empresas têm o maior interesse de montar um lugar para homologar, inspeccionar, certificar o carro, se o carro está em ordem, se pode ser registrado, se pode pagar o imposto e receber o certificado. Todas interessadas em fazer isso em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife.

pilha de carros em ferro velho para remocao de pecas
Se a inspeção veicular funcionasse, as BMVs deveriam ser descartadas e o proprietário receber um crédito para compra de outro carro

Aí está tudo bem, mas não quer fazer lá no São João do Mato Preto, porque não vai ter a quantidade de carro pra dar lucro. Então o governo deveria distribuir, “olha aqui, ó dona empresa, você quer fazer em São Paulo? Tá bom, mas vai ter que fazer nessas dez cidades”. Vai pegar o filé, mas o osso. Aí é o primeiro problema porque ninguém quer.

Falta inspeção e sobram BMVs

Segundo problema: quem roda com esses carros são pessoas que fazem do carro, precisam dele como ferramenta de trabalho. E o governo sabe que obrigá-los a fazer a inspeção veicular significa vai ter que sucatear seu carro, porque para consertar vai custar mais do que do que ele vale. Então é uma medida muito impopulista, mas vai afetar gente humilde, gente que trabalha, que precisa do carro.

Como é que resolve isso? Se o governo quiser, ele faz um plano de renovação de frota. Cada carro desses que for sucateado vai gerar um crédito para que o seu proprietário compre ou um carro novo – mas esquece – um carro seminovo, um carro usado em boas condições, que seja aprovado na vistoria. Então é isso que o governo deveria estar fazendo.

Mas já tem mais de 20 anos que essa inspeção técnica veicular é obrigatória e ainda não se mexeu uma palha. Exceto uma empresa em São Paulo a Controlar, que durante alguns anos realizou essa inspecção, essa vistoria. Mas tantos foram os problemas que ela não funciona mais. Não existe vistoria em cidade nenhuma do Brasil.

E sem inspeção, as BMVs se multiplicam país afora!

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9 Comentários
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Umberto 30 de outubro de 2023

Há duas faces nessa moeda. Penso que as BMV’s são o sustento de inúmeras famílias no Brasil e, portanto, merecem seu lugar ao sol. Mas temos que pensar em outra situação: quando há um acidente provocado por um desses veículos, quem paga o prejuízo? Minha irmã trafegava em uma BR, à noite, e foi surpreendida por um motoqueiro que entrou na sua frente, saindo de uma estrada de barro. Moto toda apagada, sem placas, sem documento, só a caveira, estilo Mad Max; Motoqueiro só de bermuda, pés descalços, sem qualquer documento. Minha irmã só percebeu (e freou) depois de bater e passar por cima da moto e do motoqueiro. A moto ficou destruída, o carro ficou destruído e o motoqueiro só se arranhou (eu acho que ele era o motoqueiro fantasma e estava a paisana). Ele desmaiou em razão da extrema embriaguez na qual se encontrava, mas acabou sendo preso ao invés de ser levado pelo SAMU. Resultado: Moto e carro pra sucata, ele pra casa depois de passar a noite em cana e minha irmã no prejuízo. Será que é justo o proprietário de um BMV provocar um prejuízo desses e ficar por isso mesmo?

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Kleber 23 de outubro de 2023

Pois é “boris” vc quer formar opinião empurrando suas ideologias goela abaixo dos leitores,mas aqui vc já viu que não tem vez. Meu pulmão não está prejudicado por causa da fumaça dos carros velhos ,mas sim das fumaças obscuras do governo corrupto que temos e da carga tributária que nós tupiniquins temos que arcar,daí não sobra dindin para o
tão “sonhado carro novo”.

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Leon Unger 23 de outubro de 2023

O seu sabichão riquinho…. vc tem condições de ter qq carro que quiser. Porque vc mesmo não.faz inspeções dos carros e os que forem BMV vc não compra um possante novinho e da pro pobre que custa a conseguir manter seu BMV ? Aí vc vai poder arrotar do jeito que quiser que os carros estão sendo descartados porque não tem condições de rodar.

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Antônio Cláudio Sansevero 23 de outubro de 2023

Tem pior que BMV, KMV, KOMBI MUITO VELHA, passam as 7 horas da manhã com megafone gritando ferro velho. A GM me multa qdo parei para uma senhora de 94 anos desembarcar na porta de casa, já fui advertido por lâmpada queimada, mas BMV E KMV continuam rodando, governo desonesto, instituições podres e corruptas.

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Jean 23 de outubro de 2023

Pow Boris, sempre te achei muito inteligente, mas essa colocação saiu pela culatra. Me parece que você está mais preocupado em arrecadar mais dinheiro (imposto) para o governo do que realmente com o bem estar social. Quem tem uma “BMV” e roda por aí, com toda certeza nem o licenciamento mais está em dia, sendo assim, mesmo que o Estado Brasileiro colocasse a obrigatoriedade de vistoria, acha mesmo que os donos dessas “BMV’s” levariam seus veículos para vistoria? O que vai acontecer é toda uma maioria de donos de veículos em ótimas condições sofrer mais encargos financeiros por causa de uma “meia dúzia” de BMV’s que não estão nem aí pra lei nenhuma.

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Nielsen 23 de outubro de 2023

Graças ao amor nem peça para meu cerato posso comprar na china mais . Imposto em cima de imposto

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Rozinaldo Warle Santos 23 de outubro de 2023

Dr. Sabichão, rico que compra carro em décadas passadas até com motor reserva não sabe nada da realidade do povo brasileiro, só da elite em que circunda.

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Thiago Garcia 22 de outubro de 2023

Eu estou trocando algumas buchas de uma picape, já gastei mil reais.
Lá nos EUA, trocando todos os pivôs, as bandejas completas em vez de buchas, todos os terminais, discos e pastilhas, e ainda de lambuja os dois amortecedores sachs, iria gastar 300 dinheiros.

Com essa carga tributária que temos nessa nossa Suíça-Zimbabue da América do Sul já é um milagre esses humildes trabalhadores conseguirem Master suas BMVs rodando.

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Rpc 23 de outubro de 2023

Gosto do Boris, me decepcionei, pessoas que tem esses carrões, não tem condição de comprar um melhor, se ele Boris anda com um sedã como gosta, deve ser um Toyota, não vejo acidentes com esses bmvs, mas sim carros novos, esses carros velhos são os únicos bens que tens, velho caindo aos pedaços, mas felicidade da família, pra quem tem condições é fácil criticar, pois não sabe do esforço da família pra comprar esse bmv, minha opinião que o estado não tem o direito tem direito apreender seu carro, novo ou velho, isso é um bem da pessoa, independente, gastou 500 a 1 milhão, o estado tem outras maneiras de cobrar, não retirando o bem de quem pagou por ele, entre na justiça para cobrar as multas, mas o bem que comprei é meu, vc não pode retirar e vender pelo que quer, ex rápido, vendo meu carro por 35 mil aceito troca , experiência própria, chega pessoas com carro 15000 Fipe, e dizem que vale 22 mil, mas o carro no mercado vale 11, o governo “esrado” não pode me dizer quanto vale meu carro, seria mesma coisa que quem deve IPTU, teria seu imóvel apreendido, e quem não pudesse pagar, não poderia morar nele, e seria leiloado em 60 dias, e o IPVA que é cobrado pra manter as vias, hj servem pra outras coisas, menos conservar as vias, pois é tudo privatizado,governo estado e município, não devem reter bens de ninguém, que cobrem judicialmente , bem que o povo teve dificuldade comprar é seu, mas vc Boris tem condições de comprar um bmw, não vejo grandes acidentes envolvendo bmvs , falta de assunto

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