BMW iX5 Hydrogen: Boris foi aos EUA guiar o elétrico

SUV alemão utiliza tecnologia que combina hidrogênio e oxigênio para gerar eletricidade e pode ser solução para eletrificação

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BMW iX5 Hydrogen pode rodar até 500 km com uma carga do gás (Fotos: BMW | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 16/12/2023 às 13h03

A BMW construiu 100 unidades do iX5 Hydrodgen, um SUV ainda conceitual, que tem como destaque o uso de célula de combustível no lugar das baterias para gerar eletricidade para o motor. E para saber como funciona, Boris Feldman foi até o estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, para ver na prática como esse sistema funciona.

Desenvolvida em conjunto com a Toyota, a tecnologia de célula de combustível gera eletricidade a partir da reação química dos gases de hidrogênio e oxigênio. O hidrogênio é armazenado em dois tanques a 700 bar de pressão. Já o oxigênio é coletado da atmosfera, como em um carro a combustão.

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Ele não utiliza baterias pesadas para alimentar o motor e nem precisa ficar horas na tomada. Há uma pequena bateria que armazena eletricidade gerada pela reação química. A carga é reposta continuamente quando o carro está em funcionamento, como em um híbrido convencional.

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Velocidade máxima do SUV a hidrogênio é de 180 km/h

O abastecimento é tão rápido quanto de um carro a gasolina. Seu tanque permite acumular hidrogênio para até 500 km de autonomia. Atualmente, o desafio está na carência de infraestrutura para armazenamento do gás nos postos de combustível.

Motor do BMW iX5 Hydrogen

O BMW iX5 Hydrogen conta com um motor traseiro de 401 cv. Segundo a marca, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos e atingir máxima de 180 km/h.

Uma curiosidade do iX5 Hydrogen é que ele não tem cano de descarga. Há uma saída de água sob a carroceria. Isso porque o resultado da reação química entre hidrogênio e oxigênio produz água. Ela sai limpinha e desmineralizada.

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Abastecimento ainda é um problema devido a falta de infraestrutura dos postos de combustíveis

Por dentro, o X5 a hidrogênio não difere em nada de seus irmãos elétricos, híbridos ou a combustão. A principal diferença está no cantinho do quadro de instrumentos, que indica a quantidade de litros de hidrogênio restante nos tanques de plástico reforçado.

Futuro próximo

Por hora, o BMW iX5 Hydrogen é apenas um conceito. A tecnologia da célula de combustível ainda é cara e o armazenamento do gás para abastecimento ainda precisa evoluir. No Brasil, Toyota, Nissan e Volkswagen trabalham em uma solução que extrai o hidrogênio do etanol. Quando estiver consolidada, não demandará grandes investimentos em infraestrutura.

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