Ônibus elétrico da Mercedes-Benz está pronto para as ruas

Fabricante alemão quer multiplicar por 10 o volume de vendas em curto prazo, devido aumento da demanda por elétricos no modal

mercedes eo500u
Ônibus elétrico da Mercedes-Benz atenderá o transporte público paulistano (Fotos: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 16/12/2023 às 15h03

Se os carros elétricos têm dado o que falar no nosso mercado, a Mercedes-Benz parece estar surfando nessa onda, mas não com seus automóveis, mas sim com o seu ônibus 100% elétrico, o eO500U. O ônibus elétrico projetado e produzido no Brasil já encontrou os 50 primeiros clientes.

As 50 primeiras unidades do eO500u, que terá carroceria Caio Millennium, serão entregues para as empresas: Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. A perspectiva é que as unidades entrem em operação já em 2024.

VEJA TAMBÉM:

O eO500U é um modelo Padron 4×2 com piso baixo, que suporta carrocerias de até 13,2 metros e pode levar até 80 passageiros, sendo 27 sentados e 53 em pé. Autonomia declarada do modelo é de 250 quilômetros e as baterias, que são as mesmas usadas no eCitaro, ônibus elétrico para o mercado europeu, são da geração NMC3 e podem ser recarregadas em até 3 horas com carregadores de até 150 KW e são do tipo plug-in.

montagem eo500u
Pack de baterias fica posicionado onde geralmente é montado o motor de um ônibus a diesel

As baterias são de Íons de Lítio e o modelo pode receber pacotes de 3 a 6 baterias. Cada bateria tem energia nominal de 98 kWh podendo chegar a 588 kWh com o pack de 6 baterias. Diferente de alguns modelos elétricos, o eO500U possui dois motores ZF VE 130 que são montados próximos aos cubos de rota. Sua potência é de 250 kW e o torque do motor, de cada um é de 49 kgfm, já o torque na roda é de 110 kgfm por roda.

Outro diferencial que a montadora apresenta para o modelo é o conjunto de suspensão. Tanto na traseira e na frente, o modelo usa a suspensão da ZF. Na traseira ele usa da ZF já que o motor é montado ali, já na suspensão frontal é independente com bolsas de ar, modelo RL 82 EC.

eo500u motor
Os motores do Mercedes elétrico são montados diretamente nas rodas traseiras

O diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, comenta que as empresas que já adquiriram o modelo elétrico podem realizar uma segunda compra com mais unidades, sendo 180 unidades para Metrópole Paulista, 300 unidades para Sambaíba e 68 unidades para a MobiBrasil.

Onde é feito o ônibus elétrico?

O novo ônibus elétrico está sendo produzido na planta da empresa em São Bernardo do Campo, no qual foi a primeira, entre as fabricantes de caminhões a adotar a indústria 4.0, ou seja, todos os processos são conectados e se comunicam entre si no ambiente virtual. Além de processos mais rápidos e precisos, há também uma economia de espaço, no qual apenas um galpão substitui outras três linhas de montagens.

chassi eo500u
Estrutura do ônibus não difere muito dos modelos a diesel

O processo de fabricação não se difere muito de um ônibus a diesel, entretanto, no casamento final, no qual seria a montagem do motor no chassi, o modelo elétrico recebe o rack de baterias e demais sistemas, já que o motor é montado junto a suspensão traseira. Ao todo, cerca de 600 colaboradores foram treinados para a produção do eO500U.

Chile entra nos planos da Mercedes

eo500u
Em 2024 o ônibus elétrico será enviado para o Chile para testes

As 50 primeiras unidades entregues no Brasil são apenas o primeiro degrau no plano da montadora para o seu ônibus elétrico. Já no início de 2024, o modelo vai para o Chile onde o modelo passará por testes com transportadores locais. De acordo com a montadora, essa ação é graças a Comercial Kaufman, que é representante da marca no Chile. A encarroçadora Caio também estará nesta ação. Além da América Latina, a Mercedes pretende exportar o modelo para os mercados da Oceania.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário