BMW M2: o pequeno é o rebelde da família

Chega ao mercado brasileiro o esportivo da BMW, o M2 Coupé; esportivo inspirado em clásicos da marca tem motor biturbo de 370 cv de potência

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Por Sérgio Melo
Publicado em 15/05/2016 às 18h18
Atualizado em 11/08/2022 às 16h05

Chega ao mercado brasileiro o esportivo BMW M2 Coupé, derivado dos veículos da Série 2. A letra M de Motorsport indica preparação especial para alto desempenho e competições. O modelo vem com o DNA dos apimentados antecessores: Série 1, M3 e o lendário 2002 turbo sucesso da década de 1970.

O BMW M2 chega aos 250 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. O torque é de 51 kgfm a partir das 1.350, com overbooster automático ao pisar fundo por alguns segundos. Apresentado ao mundo no Salão de Detroit, em janeiro deste ano, a potência e força brotam do motor motor 3.0 turbo com 370 cv.

BMW M2 tem desempenho incrível, mas preço é alto no Brasil

Para chegar a esse patamar, o BMW M2 apresenta algumas novidades. São duas bombas de óleo, uma responsável pela lubrificação em uso comportado e outra complementar para quando a pilotagem é esportiva, visando maior circulação e resfriamento.

Mesmo em curvas, acelerações e frenagens vigorosas, quando o lubrificante tende a se deslocar para as paredes do motor, os dutos responsáveis pela sucção foram redesenhados para o perfeito funcionamento em qualquer situação. Além dos comandos variáveis que alteram o momento da abertura e fechamento das válvulas há também sistema de variação da amplitude da abertura, para melhorar o enchimento dos cilindros.

Por fim, o BMW M2 também a turbina Twin scroll com duas cavidades no caracol quente permite respostas mais rápidas que as tradicionais.

Para domar o M2 os discos de freio são compostos por alumínio e aço para melhorar a dissipação do calor e a estabilidade dimensional em uso severo. As suspensões também são de alumínio para gerar menor inércia e melhor contato com o solo. O eixo traseiro mais largo derivado da M3 explica os para-lamas alargados.

São vários reforços na carroceria do M2, da BMW, para suportar as maiores torções e para-choques redesenhados para melhor aerodinâmica e refrigeração. A transmissão com sete marchas e dupla embreagem tem mudanças suaves e rápidas, e sistema de controle de arrancada que garante a máxima aceleração e aderência imediatamente ao tocar no acelerador.

BMW M2 tem motor de seis cilindros biturbo

Domando o M2

A dinâmica em pista surpreende. A distribuição de peso do BMW M2 é 50% na frente e 50% na traseiro e os pneus mais largos na traseira geram maior equilíbrio. O diferencial eletrônico para controlar a distribuição de força nas rodas e o controle eletrônico de estabilidade transmitem segurança em todas as situações. Acelerar forte na travada pista da fazenda Capuava acabou sendo um passeio tranquilo. Destaque para as interferências suaves do controle de estabilidade, sem sustos, sobressaltos ou atrapalhar o piloto.

Por dentro do esportivo o acabamento é moderno com requinte. Os assentos dianteiros são anatômicos, o som HiFi com 12 alto-falantes e amplificador de 360 W. O sistema multimídia permite a instalação de aplicativos como de gerenciamento de câmeras de filmagem GoPro, registro de performance e cronometragem para comparar os tempos de voltas em circuitos e monitorar a aceleração, frenagem, ângulo de curva e força G, além de oferecer serviços de concierge, informações de trânsito em tempo real e chamada de emergência inteligente.

BMW M2: cupê esportivo alemão

Conteúdo do BMW M2

Embora o bom pacote do BMW M2 – que inclui ar digital, GPS, teto solar, rodas em alumínio forjadas, sensor de estacionamento traseiro, sensores de chuva, farol alto automático, faróis bi-xênon, controle de velocidade de cruzeiro que freia, pelo preço do veículo – é inaceitável a ausência de importantes sistemas como: airbags laterais traseiros e para os joelhos dos ocupantes dianteiros, frenagem autônoma para evitar colisões, detecção de aproximação traseira para preparação de sistemas de segurança em caso de risco de colisão por trás, manutenção de faixa de rolamento, supervisão de pontos cegos dos retrovisores, encostos de cabeça ativos e faróis em LED inteligentes, entre outros.

BMW M2: preço é alto e faltam alguns equipamentos

Segurança

Quanto à segurança, estão presentes: airbags complementares laterais dianteiros e para as cabeças na frente e atrás, câmera de ré, faróis bi-xenon, controle de velocidade que mantém a distância de veículos à frente e farol alto automático. Em crash test da Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) realizado este ano, o M2 recebeu a classificação TOP SAFETY PICK +, reservada para os veículos que obtém nota máxima na proteção de seus ocupantes nos mais severos testes aplicáveis.

Preço

Já disponível nas concessionárias, o preço é até mais impressionante que o desempenho do BMW M2, nada menos que R$ 379.950, sobretudo devido ao fato de que os seus principais concorrentes, Mercedes CLA 45 AMG (R$325 mil) e Audi RS3 (R$ 290 mil), serem menos caros.

Fotos BMW | Divulgação

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