Listamos as estradas mais legais do mundo

O redator estava "de bobeira" e selecionou as vias mais bacanas pelas quais já guiou mundo afora; embarque com ele nessa viagem

maxresdefault 4
Por Marcus Celestino
Publicado em 28/05/2016 às 17h29
Atualizado em 11/08/2022 às 16h29

O sonho de todo entusiasta é ter uma estrada para chamar de sua, para desbravá-la sem dó nem piedade. Pensando nisso, elaboramos aqui no AutoPapo uma lista com cinco das estradas mais legais do mundo, com trechos divertidos e desafiadores, capazes de deixar qualquer um de queixo caído. Selecionamos apenas seções nas quais já guiamos um carango. Pode ter certeza: elas são fantásticas.

1. California State Highway 1 – California, EUA

Diversão Paisagem Desafio
4 ★★★★☆ 5 ★★★★★ 3 ★★★☆☆

Mais conhecida como Big Sur, a estrada liga San Simeon a Carmel, sempre beirando o litoral californiano. Conhecida pelo visual impressionante do pacífico e por suas curvas sinuosas beirando precipícios levemente assustadores, a seção não foi feita para os “pés pesados”. A Big Sur é para ser apreciada. Cada curva e cada centímetro da paisagem estonteante são um deleite. Apenas tome cuidado com os engarrafamentos, pois turistas adoram a via e acabam por aumentar a intensidade de tráfego. Existem belas rotas alternativas muito arborizadas que podem ser usadas para cortar caminho neste caso. Alerta: Cuidado para não se deslumbrar tanto com a vista e acabar errando o ponto de frenagem na hora de entrar em curvas mais complicadinhas. Fique de olho também na pavimentação, que em alguns trechos deixa um pouco a desejar.

Estradas mais legais do mundo
(Reprodução: Internet)

Foto Reprodução | Internet

2. Passo Dello Stelvio – Divisa entre Itália e Suíça

Diversão Paisagem Desafio
4 ★★★★☆ 5 ★★★★★ 5 ★★★★★

Somos fãs do “antigo” Top Gear – apresentado pelos britânicos fanfarrões Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond – e sabemos que o trio entende bem do ofício. No entanto, podemos discordar quando eles afirmam que o Passo Dello Stelvio, que liga o norte da Itália ao limiar da fronteira entre a Bota e a Suíça é primeira no ranking das estradas mais legais do mundo (tudo bem, depois os caras corrigiram o erro).

Apesar das 48 curvas sinuosas nos 144 km de percurso (recomenda-se dar um rolé no trecho com um carro com bom grip e diâmetro de giro mais que razoável) e dos 2.757 m acima do nível do mar aliada a visão fantástica dos alpes italianos, caminhões e ônibus trafegam muito lentamente pelo Stelvio. Para aproveitar a festa que a seção proporciona, é prudente sair de seu local de hospedagem bem cedinho num dia de semana e detonar nas curvas espetaculares acompanhadas de subidas e descidas que exigem elevada perícia do condutor. Alerta: Além de ônibus e caminhões, o Passo Dello Stelvio conta com um número razoável de bicicletas e motos. Fique ligado para não causar um acidente, especialmente se você não tiver técnica o suficiente [como este que vos escreve] para encarar a via).

Estrada - Mais legais do mundo
(Reprodução da internet)

Foto Reprodução | Internet

3. The Great Ocean Road – Austrália

Diversão Paisagem Desafio
3 ★★★☆☆ 5 ★★★★★ 2 ★★☆☆☆

Tive a sensação de que estava flutuando nos mais de 250 km da Great Ocean Road. O céu está sempre limpo, as formações rochosas são estupendas, a sinalização é ótima e a pista não contém imperfeições. A estrada não tem curvas tão desafiantes e as retas podem não empolgar tanto, mas há de se tomar cuidado com a rica fauna australiana, que costuma dar um rolé pela via. Alerta: Não relaxe demais por causa do visual, especialmente quando se aproximar de formações rochosas como “Os Doze Apóstolos”. No mais, fique sempre atento quanto aos coalas fofos no asfalto. Atropelar um deles seria uma tragédia. UMA TRAGÉDIA!

Estrada - Mais legais do mundo
(Reprodução da internet)

Foto Reprodução | Internet

4. White Rim Trail – Utah, EUA

Diversão Paisagem Desafio
5 ★★★★★ 5 ★★★★★ 5 ★★★★★

Prepare seu espírito off-road. Quando um amigo petrolhead comentou que a não tão conhecida White Rim Trail era item obrigatório para quem gosta de se sujar, tive de encará-la. Para os novatos, os 160 km enfrentando os cânions e os platôs do Parque Nacional de Canyonlands podem ser extremamente perigosos. Mesmo assim, ao fim do inóspito trajeto, a sensação de dever cumprida e o contato puro com a natureza são edificantes. Alerta: Se você não está muito acostumado a guiar um 4×4 e tampouco dirigir off-road, o White Rim Trail não é o melhor lugar para se começar. Nesse caso, convide ou contrate um expert e vá na navegação, admirando a paisagem dessa que, certamente, precisa estar listada entre as estradas mais legais.

Estrada - Mais legais do mundo
(Reprodução da internet)

Foto Reprodução | Internet

5. SC-438 – Serra do Rio Rastro, Santa Catarina

Diversão Paisagem Desafio
3 ★★★☆☆ 5 ★★★★★ 5 ★★★★★

O acesso para esse belíssimo trecho serrano se dá pela cidade de Bom Jardim da Serra (SC). O percurso de 35 km da SC-438 que compreende esta região é perigosíssimo, mas recompensador. O condutor ziguezagueia por cachoeiras, formações de cânions e por uma vegetação linda. Certamente, um dos trechos mais belos do Brasil. Alerta: o índice de acidentes na Serra do Rio Rastro, especialmente sob neblina, é alto. Dirija com cuidado e não dê uma de piloto de fuga.

Estrada - Mais legais do mundo
(Reprodução da internet)

(Reprodução da internet)

6. BR-101 – Rio de janeiro/ Macaé, Brasil

Calma, gente, é brincadeira! Ou vocês acham que os (aproximadamente) 170 km que ligam o Rio de Janeiro à capital nacional do petróleo entrariam nesta lista? Em fase de duplicação, mas em boa parte ainda com uma única faixa, a via tem uns buracos marotos, uma infinidade de caminhões e, provavelmente, os motoristas mais imprudentes do mundo (à exceção dos pilotos da Mãe Rússia, claro). Não está entre as estradas mais legais, mas, certamente, entre as mais tensas.

NOTAS? PARA QUÊ?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
BRUNO SCHULLER PETTEZZONI DE ALMEIDA 30 de julho de 2018

Ótima a matéria… entrei para ler sobre o Passo de Stelbia e me deliciei com a leitura. Quero conhecer todas.
Como admirador de estradas e Off-Road, será um prazer. Já conheço o Rio do Rastro e Corvo Branco (esta última faltando aqui ser citada) e pretendo um dia ir ao norte da italia e conhecer Il Passo della Stelvia e a costa Neo-Zelandesa.
Como c onhec já os Andes Chilenos e Argentinos, senti falta do tradicional Caracoles e também da parte argentina do trecho que leva até a base do Acoincagua, Os Caracoles Argentinos. É Apavorante, mas fantástica!

Avatar
Deixe um comentário