Boris Responde #14: hora certa de trocar marcha? Importado usado vale a pena? E mais!

Boris Feldman tira as dúvidas sobre como aproveitar melhor a força do motor, etanol limpa o motor ou cria 'gel' e como evitar teto queimado, entre outras

capa portal boris responde 14
Boris Feldman tira dúvidas no AutoPapo (Fotos: AutoPapo | Reprodução)
Por AutoPapo
Publicado em 04/06/2020 às 19h30

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês nas nossas redes sociais (FacebookInstagram e YouTube) ou pelo email borisresponde@autopapo.com.br.

  • Quer ver os Boris Responde anteriores? Clique aqui!

Motor em regiões de altitude elevada

Vejo relatos sobre a luz de injeção que se acende no painel de carros e motos quando vão a lugares muito elevados, e explicações dizendo que se deve ao ar rarefeito do local, mas que é normal e não causa risco ou dano ao motor. É isso mesmo? (Raphael Salama)

Troca de óleo do câmbio automático

Se no manual do veículo está informando da necessidade da troca do óleo do câmbio automático, conforme o uso do veículo, e uma concessionária se nega a fazer este procedimento e uma outra que faz só a troca de 3 litros pois não consegue retirar todo o óleo; pergunto: troca-se assim mesmo ou não se mexe neste procedimento? (Luiz Briganti)

Quando trocar a marcha?

Tenho um Jeep Renegade flex e sei que o torque máximo dele ocorre à 3.750 rpm. Nesta faixa de giro é que eu devo fazer as troca de marcha para ter um maior aproveitamento da potência do motor? Quando eu estiver utilizando o freio motor posso deixar ultrapassar a faixa dos 4.000 rpm? (Ramon Lopes)

Bateria descarrega em carro novo?

Tenho um Ford Ka 2019 que comprei 0 Km. Quando ele estava completando 11 meses, me deixou na mão por que a bateria descarregou totalmente, do nada na rua. A concessionária disse que a bateria está ruim e vão encaminhar para análise É normal esse tipo de problemas em carro novo? (César Ramalho)

Quanto é normal o óleo baixar?

Um mecânico me disse que baixar até meio litro de óleo em 1.000 km rodados pode não ser vazamento ou que o carro está queimando óleo. Pode ser decorrência de a camisa ter uma boa lubrificação e que isso pode acarretar do nível do óleo baixar. Procede? (Felipe David)

Álcool no motor a gasolina

Eu tenho um Fiat Palio 2002 1.3 16V somente a gasolina. Um amigo tem um Palio igual ao meu e ele usa álcool nele, mesmo o carro sendo somente gasolina. Isso não estraga o motor? (Luiz Henrique Silva)

Etanol limpa o motor?

Tenho um Honda Civic 2020 e só coloco gasolina aditivada, pois um mecânico me informou que o etanol cria um gel no motor que é prejudicial. Mas já vi vídeos recomendado abastecer um tanque com etanol para cada três tanques de gasolina para limpeza do sistema. O que você recomenda? (Luiz Carlos Martins Cardoso)

Adtivada x frasco de aditivo

Gostaria de saber se abastecendo o carro com álcool e colocando o frasquinho de aditivo no tanque terei o mesmo benefício q a gasolina comum, acrescida de aditivo? Outra situação seria a comparação de gasolina aditivada com o álcool acrescido do frasquinho de aditivo no tanque, se o benefício seria o mesmo? (Gustavo Marques)

Função do farol de milha

Qual a função do farol de milha dianteiro nos carros? Tenho um Honda New Fit que, quando ligo esses faróis, quase não percebo diferença. Ele ilumina muito pouco a mais para os lados a curtíssima distância.

Pintura do teto queimada

A pintura do teto do meu carro começou a ficar queimada. Não gostaria de pintar, porque sempre fica diferente do restante da carroceria. O que vocês indicam para eu dar um disfarçada ou sanar o problema?

Importado usado vale a pena?

Comparar carro importado um uns 10 anos de uso é fria? Digo isso com relação a frequência da manutenção, preço de peças, peças de acabamento e até uma possível dificuldade de revenda. (Rafael Thales)

capa portal boris responde 14
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário