Boris Responde #15: Gasolina aditivada tira borra ou é melhor o flush?

'Troco o óleo do câmbio automático contrariando a Toyota? Quanto é normal baixar óleo? Como limpar borra no motor?' Essas e outras, Boris responde!

Por Boris Feldman 11/06/20 às 17h00

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês nas nossas redes sociais (FacebookInstagram YouTube) ou pelo email borisresponde@autopapo.com.br.

Troca de óleo de câmbio automático: desobedeço a recomendação da Toyota?

Tenho uma Hilux SW4 automática: as casas de troca de óleo recomendam a troca do óleo do câmbio automático. O manual e a concessionária Toyota dizem que não precisa. Em quem eu devo confiar? (Mauricio Laukenickas)

Baixar óleo em carro com mais de 200 mil km: quanto é normal?

É normal o motor com 226 mil km rodados baixar um litro de óleo a cada 4.000 km? (Hudson Gonçalves)

Carro elétrico da Nissan ‘movido’ a etanol

Sobre o projeto que a Nissan do Brasil tem em parceria com a USP para desenvolver a célula de combustível a etanol. Você tem alguma novidade? Não achei nada na internet. (Pedro Fulgêncio)

nissan sofc 3 eletrico etanol parceria unicamp
A Nissan desenvolve pesquisas desde 2016 para usar o etanol em conjunto com soluções de eletrificação

O quanto é prejudicial usar a gasolina na reserva?

Até onde é prejudicial andar com o carro com o tanque na reserva? Qual é o limite mínimo de combustível para que não ocorra avaria no sistema, como na bomba de gasolina? (Geraldo Paulino)

Gasolina aditivada limpa o motor?

Tenho um Ford Ka 2020 e pretendo colocar gasolina aditivada para limpar o motor. Após isso, vou colocar apenas etanol para mantê-lo limpo. Estou certo? (João Pedro)

Borra no motor: como limpar?

Tenho um Gol Flex G4 1.0 que está com borra. Vale a pena eu colocar aditivo detergente/dispersante para a remoção desta borra, mesmo abastecendo somente com etanol? (Eduardo Moura)

Qual é a sua opinião sobre um produto chamado “flush” para a limpeza do motor? Você o recomenda? (Alexandre Freitas Gomes)

Eletricidade estática e o risco ao abastecer

Depois de rodar com o carro em uma rodovia, é possível que ele tenha acumulado eletricidade estática? Isso pode representar um perigo na hora de abastecer em um posto na beira da estrada? (Léo Souza)

SOBRE
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ari Frota Teixeira 14 de junho de 2020

    Completando a informação, a Gurgel

  • Avatar
    Ari Frota Teixeira 14 de junho de 2020

    Vocês esqueceram do único fabricante realmente brasileiro a

    • Avatar
      Ari Frota Teixeira 14 de junho de 2020

      A Gurgel

  • Avatar
    Gustavo Marques 14 de junho de 2020

    Obrigado pelas informações sempre sensatas, corretas e explicativas do mister Boris

Avatar
Deixe um comentário