Boris Responde #28 | Nissan é tão bom quanto Toyota e Honda? Etanol no motor a gasolina, estraga?

Boris Feldman responde sobre a qualidade das montadora japonesas, envelhecimento da gasolina no 'tanquinho' e sobre durabilidade, entre outras dúvidas

Por AutoPapo 10/09/20 às 19h24
capa portal boris responde 28
Boris Responde (Foto: AutoPapo)

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês nas nossas redes sociais (FacebookInstagram YouTube) ou pelo email borisresponde@autopapo.com.br.

Etiqueta do pneu mostra a durabilidade?

Vou comprar um jogo de pneus e estou preocupado com as diferentes durabilidades entre as marcas. Examinei a tal etiqueta do Inmetro mas não consegui descobrir onde está essa dica. (Fernando Pereira)

Carro a gasolina adaptado para álcool

Tenho um Palio 1.6 16v 2001 somente a gasolina e substitui a bomba de injeção e os bicos e passei a incluir etanol no tanque. A longo prazo, qual dano esse álcool causaria no motor? (Ederson Lima)

Renegade: flex ou diesel?

Estou prestes a trocar de carro e tenho simpatia pelo Jeep Renegade. Qual é o melhor: flex ou diesel? Você acha os carros a diesel bons ou ruins? (Anderson Firmino)

Por que a gasolina da partida a frio envelhece antes mesmo de esgotar?

Por que a gasolina do reservatório da partida a frio envelhece antes mesmo de esgotar? A partir do momento que só abasteço com gasolina, posso deixar o reservatório vazio? (Márcio Canellas)

Adiantar o ponto para aumentar desempenho

Adquiri um Fiat Linea com motor 1.8 E Torq. Adiantar o ponto de ignição pode melhorar seu desempenho com um giro mais baixo? Isso impõe algum risco ao motor? (Paulo Azevedo)

Pode trocar óleo semissintético por sintético?

Acabei de retificar meu motor inteiro – tenho um Marea 1.6 16V 2006 – e resolvi usar só óleo 100% sintético, mas o manual diz para usar o “semi”. Posso? É bom? (Reginaldo Marquis )

Nissan é tão bom quanto Honda e Toyota?

Os carros Honda e Toyota são ótimos. O Nissan, por ser também um japonês, é do mesmo nível? Tenho um Tiida 2011: nunca me deixou na mão e a manutenção é como qualquer outra. (Donizete Macedo)

nissan tiida hatchback carros ate 20 mil
Nissan Tiida Flex (Foto: Nissan |Divulgação)

Rótulo de óleo com problema: SL ou SN?

Vi em um supermercado um óleo semissintético 10w40 SN (isso no rótulo da frente). Na parte de trás indica ser 10w40 SL (inferior ao que diz na etiqueta da frente). Pode isso? (Ismael Wensder)

SOBRE
6 Comentários
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    leonardo 12 de setembro de 2020

    Tenho um Tiida tbm ótimo carro!

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    João Artur graf 11 de setembro de 2020

    Interessa na sua pauta testar uma nova vela de ignição rastreantes? Ver no google vela rastreantes com ignição continua de plasma , o ciclo Otto pode funcionar a pressão constante, igual o diesel com n= 50% no eixo,ver vídeos no link escavador patentes indeferidas no inpibr e salvas na rochinha.

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    roberto antonio alves da silva 11 de setembro de 2020

    outra coisa: muito cuidado ao abrir a tampa do radiado se o carro estiver quente! Tem muita pressão e ao abrir a água esguicha e queima gravemente!

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    Eden 10 de setembro de 2020

    Me chamo Eden e tenho um Renault Clio só ando no etanol e o óleo está ficando esbranquiçado,tem alguma coisa a ver esse tipo de situação do óleo,pois quando eu rodo muito o óleo fica na coloração normal.Grato.

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      roberto antonio alves da silva 11 de setembro de 2020

      bom dia! Em algum momento, seu carro rodou com super aquecimento? Se rodou assim, pode ter queimado a junta do cabeçote e aí, a água do radiador se mistura com o oléo e dá essa cor branca e meio gosmenta! Leva no mecânico, você pode fundir seu motor e vai ficar mais caro! S e for isso, vai ter que dar um :passe no gira-brequim trocar biela e claro, a junta. Tem que ver por que super aqueceu! S e tiver sensor, conhecido como :cebolão”, este deve ter queimado e por isso não acionou a “ventuinha”, mas se for direto, como no opala, aí tem que ver a válvula termostática. Nunca esquecça de verificar o líquido de arrefecimento e procure usar o líquido para isso. Não custa caro e evita ferrugem, contudo, se á água do radiador estiver muito enferrujada, procure substituir por água sem cloro ou água mineral ou o próprio líquido específico. Ao substituir, verifique o nível pois as vezes o ar impede o completamento do nível e vai super aquecer de novo. Faça assim: Complete o nível e ligue o motor e veja ao desligar se voltou o nível normal. Se não voltou e com o carro ligado vai completando mais um pouco. Desligue e verifique se chegou no nível máximo do tanque. Outra dica: Em postos de combustível é comum o frentista perguntar se que completar o óleo. Não faça! O óleo quente sobe e parece estar com falta. Sempre meça pela manhã ou com o carro frio. Excesso de óleo enxarca as velas! Se o motor do seu carro foi desenvolvido para óleo sintético, não use óleo mineral. Outra coisa: Troque o óleo na quilometragem correta, costuma ser a cada 5 ou 10 mil quilômetros, dependendo do motor! Verifique no manual ou em concessionária ou na internet! Espero ter te ajudado. Não sou técnico, mas aprendi bastante errando aqui e ali! Boa sorte!

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      boris 14 de setembro de 2020

      Sim: no flex, quando o motor está frio podem passar gases do etanol para o cárter, que deixam o óleo esbranquiçado. Mas, depois que a temperatura sobe, este etanol se evapora e desaparece o branco no óleo

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