Boris Responde #43 | Futuro da Troller no Brasil? Start-stop: vantagem ou prejuízo?

Boris Feldman responde dúvidas sobre pneus, câmbio automático, protetor de cárter e durabilidade de motores turbo, entre outras

Por AutoPapo 28/01/21 às 21h00
capa portal boris responde 43
Boris Feldman responde dúvidas de leitores (Foto: AutoPapo)

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook e Instagram)

Acelerar para ligar?

Tenho um Fusca 74 e, quando dou a partida no motor frio, preciso dar uma acelerada, senão ele não liga ou morre. Quero saber se é normal ter que fazer isso em carros mais antigos. (Gabriel Benato)

Powershift tem solução?

Gostaria de saber se o câmbio PowerShift realmente é problemático. Se eu cuidar bem dele, não vai dar problemas? (Guilherme Anselmo Borges)

Qual o futuro da Troller?

Existe alguma informação sobre o futuro da Troller? Fala-se que o governo do Estado do Ceará estaria procurando investidor no exterior, especialmente no mercado chinês. (Miguel Salles)

Dificuldade para pegar no frio: pode misturar combustíveis?

Tenho uma Montana 2012 1.4 e no inverno ela tem dificuldades para pegar. Sempre uso gasolina aditivada e me deram a solução de misturar álcool. É verdade ou mito? (Cristiano Souza)

Redução em câmbio automático causa problema?

Usar paddle shifts do câmbio automático para reduzir as marchas pode trazer problemas a longo prazo? (Jácome Marinho)

Em qual eixo usar pneus novos?

Ao trocar apenas um par de pneus, os novos devem ser colocados no eixo dianteiro ou traseiro? (Guilherme Abdalla)

Turbo ou aspirado, qual dura mais?

Existe uma diferença de durabilidade entre motores turbo e aspirados, considerando que as revisões sempre são feitas no período correto? (Daniel Schmalz)

Pode instalar ar-condicionado no carro?

Instalar ar-condicionado no carro pode trazer prejuízos no futuro? (Gilberto Rodrigues)

Diferentes pneus

Estou pensando em comprar um Ka 0 km. Uma versão tem pneus 175/70/14 e a outra 195/55/15. Essa diferença impacta no consumo, estabilidade e marcação do velocímetro? (José Augusto de Oliveira Filho)

Protetor de cárter é necessário?

Protetor de cárter é realmente necessário? (Fernando Gonzaga)

Economia na banguela?

Meu Nissan Tiida, na “banguela” é mais econômico do que engrenado. E aí, Boris? (Vinicius Salles)

Excesso de passageiros no carro dá qual problema?

Além de ser ilegal e de aumentar o risco de acidente, colocar mais pessoas do que o permitido no carro causa algum problema? (Aluísio Xavier)

Cuidados especiais com 16 válvulas?

O mecânico me disse para tomar muito cuidado com o meu carro pelo o fato de ele ser 16 válvulas. Quais são os cuidados que devo ter? (Carlos Oliveira)

Start-stop: vantagem ou prejuízo?

Em um ano e meio utilizando carro com start-stop, eu economizei ou levei prejuízo? (Elson Praciano)

SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcos Benassi 4 de fevereiro de 2021

Que bom vê-los em 2021, gente, obrigado por retornarem ao Boris responde! Caro Boris, vendo a sua resposta em relação ao Troller, tive a impressão de que sua opinião sobre o jipe não é das melhores (ou não era antes da aquisição pela Ford). Você pode falar um pouco mais disso em algum momento?
Outro pedido”pra qualquer hora dessas” que tenha tempo de prosa: conta sobre a Gurgel, outra fábrica nacional de verdade, com projeto brasileiro de automóvel. Como você enxerga essas iniciativas? Qual a diferença de um Troller ou um br800, pra engenharia/indústria nacional, de um Ecosport, também projetado por aqui? Obrigado por dividir sua sabedoria, oh Mestre Feldman, um grande abraço!

Avatar
Adolfo Dini Castellan 29 de janeiro de 2021

Boa tarde, sou fâ de vocês, tenho um Citroen C 4 Cactus 1,6 – PCD – o veiculo bem pouco rodado 3.400 com 25 meses de existência, sempre coloco só gasolina, a concessionária falou para cada 3 tanques de gaasolina – 1 de etanol – A minha maior curiosidade é quando ligo o Ar Condicionado o veiculo se arrasta, até aí normal, só que mesmo com ar desligado tem a impressão que o veiculo ficou mais lento, será que o motor/veiculo se acomodou com a gasolina Octrapro de 94 octanas se não me engano e uma outra pergunta interessante o Etanol Aditivado faz diferença ou Etanol normal.
Forte Abraço

Avatar
Deixe um comentário