Boris Responde #46 | Qual carro atual vai virar clássico? OBD marca a temperatura do motor?

Consumo é pior com aditivada? Levantar a palheta aumenta vida útil? Gasolina Podium: qual taxa de compressão vale a pena? Boris Feldman responde!

capa portal boris responde 46
Boris Feldman responde as dúvidas dos leitores (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 18/02/2021 às 19h46
Atualizado em 19/02/2021 às 14h29

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook Instagram)

Gasolina aditivada: consumo é pior?

Gostaria de saber se o consumo de gasolina aditivada é maior do que o da comum? (França D’lima)

Levantar a palheta aumenta a sua durabilidade?

Em um carro que fica parado ao ar livre, devo levantar a palheta do para-brisa para evitar uma deformação prematura? Quais os cuidados devo ter? (Alex)

OBD no lugar do marcador de temperatura do motor funciona?

Em carros sem marcador de temperatura, vale a pena colocar um aparelho OBD que a a indica? (José Carlos da Silva Carapeto)

Qual carro atual vai virar clássico?

Qual carro atual você guardaria 0 km para ser uma relíquia clássica daqui a 30 anos? (Jorge Panserini)

Qual calibrador é melhor?

Quanto a calibragem dos pneus, qual o valor correto: o que está no painel do carro; o que está no calibrador do posto de combustível ou no aferidor de pressão tipo caneta? (Ednei Ancilotto)

Gasolina aditivada faz limpeza em motor?

Tenho um Gol 1996 1.0 CHT desde 0 km e sempre usei gasolina comum como manda o manual. Se eu passar a usar gasolina aditivada para fazer uma limpeza, posso ter problemas? (César Fabrício)

Qual a taxa de compressão combina melhor com gasolina premium?

A partir de qual valor de taxa de compressão o uso da gasolina premium faz diferença no desempenho do motor? Quais outros fatores devem ser levados em conta para utilizá-la? (Luiz Henrique Catanzaro)

Óleo a mais na troca: sumiu ou colocaram no motor?

Fui trocar o óleo em um loja especializada; paguei 4 litros e recebi 300 ml no frasco, pois o motor só comporta 3,7 litros. Na concessionária nunca devolveram essa diferença: era picaretagem dela? (Álvaro Dias Ferreira)

Líquido do radiador: água ou solução própria?

O frentista do posto me disse que no radiador não se usa água, apenas uma solução própria. Isso é verdade? (Edson Ferreira)

Vale a pena manter um carro 2011?

Tenho uma Tiguan 2011 (comprada zero km) com 80 mil km. Nunca deu problema. Posso continuar com ela, fazendo as revisões necessárias? Ou vale o ano de fabricação? (Stela)

Pisar na embreagem para dar a partida é bom?

Tenho visto alguns vídeos que falam para acionar o pedal da embreagem no momento da partida. Segundo o técnico, isso alivia a carga do câmbio/motor. O que você acha? (Edimar Almeida)

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
TOMAZ SARTO PIRES DE ALBUQUERQUE 23 de fevereiro de 2021

Parabéns!O principal motivo pra acionar a embreagem na hora de funcionar é por motivo de segurança.

Avatar
Elias 21 de fevereiro de 2021

Tenho um corsa 1.4 2012 com o motor frio após uns 30 segundos na lenta ele começa a oscilar por uns 2 minutos e estabiliza. Já passei scanner e nao acusou falha alguma. As velas e cabos sao novos. O cosumo nao tá alterado. Comprei o carro há 6 anos com 24 mil km e já está com 120 mil, faço toda manutenção preventiva conforme o manual. Falando com um amigo sobre o problema me disse q já teve dois corsas e tinham o msm defeito. Você sabe me dizer se esse defeito é comum nesse modelo?

Avatar
Marco antonio sartori de souza 19 de fevereiro de 2021

Bom dia. Tdo bem. Seu conchecimento e o que vc passa é ótimo. Tenho um Honda civic lxs aut 2014, no manual pede p efetuar troca de velas c 60km,porém o meu esta c 87000km e ainda nao troquei, por nao apresentar motivos p troca ou eu desconheço os motivos. Devo trocar

Avatar
Andre Rocha 18 de fevereiro de 2021

Gasolina aditivada faz limpeza em motor? Pisar na embreagem para dar a partida é bom?
Mano, os caras dizem que acompanham e mandam as perguntas não assistem os vídeos anteriores nem leem as matérias? Foi falado isso nos 3 últimos Boris responde, se não me falha a memória, e os caras mandam a mesma pergunta! Misericórdia!

Avatar
Deixe um comentário