Boris Responde #51 | Viscosidade do óleo muda com a quilometragem? Posso lavar o motor do jipe?

Assista ao vídeo! Boris Feldman responde perguntas sobre combustíveis, lubrificação do miolo da ignição, entre outras

Por AutoPapo 25/03/21 às 19h00
vw f8ijnlly
Boris Feldman (dir.) responde às dúvidas dos leitores (Imagem: AutoPapo)

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

Gasolina e etanol comum limpam motor de moto?

Tenho uma Honda CB Twister e o manual indica o uso da gasolina ou etanol comum. Esses combustíveis também limpam o sistema? No manual não diz quando devo trocar o óleo. E agora? (Denys Milano)

Lavagem do motor de jipe

Boris, assisti um vídeo no qual você recomenda não lavar os motores. Mas toda a comunidade jipeira tem seus motores constantemente cobertos de lama e areia. O que fazer nesses casos? (Marcelo Moura)

Viscosidade do óleo

Tenho um Ford Focus 2.0 Duratec com 198 mil km e uso óleo 5w30. É verdade ou é mito que é preciso aumentar a viscosidade do óleo de acordo com a quilometragem? (Ernani Miranda)

Manual, loja ou concessionária?

Temos um Peugeot 207. O manual indica o óleo 15w50, a oficina, o 10w40, e, a concessionária, o 5w30. E agora? Disseram que a viscosidade não pode ser reduzida bruscamente. O que fazer? (Larissa e Luiz Rocha)

Grafite em pó no miolo da ignição

Algumas pessoas dizem que colocar grafite em pó no miolo da ignição do carro pode causar curto-circuito, por causa da propriedade condutiva desse material. É possível mesmo? (Fábio Abi Kair)

Troca de combustível no motor flex

O que aconteceria com um carro flex que, desde a compra, só usou etanol, se eu abastecê-lo, de repente, com gasolina? (Almir Oliveira)

SOBRE
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fabio 28 de março de 2021

Ouço Boris desde a Radio alvorada essencial.

Avatar
RUBERVAL ZUCATELLI 26 de março de 2021

Bom dia….tenho Nissan Quest 2006
3.5 6c. Feito o câmbio 3 vezes na garantia… solenóide e retifica do conversor torque. 1 ano depois descubro que colocou sensor de velocidade,não original forçado e sem o devido encaixe no parafuso do orifício do sensor.Quais as consequências…se possível envio foto da gambiarra.

Avatar
Comentarista 26 de março de 2021

⚠️ Ter um carro custa muito caro, dá trabalho, preocupação e até estresse: é o combustível caro, IPVA caro, seguro caro, a manutenção sai cara,  financiamento é caro, tem a depreciação do carro, gastos com estacionamento, o trânsito é  estressante, tem as multas, o licenciamento, seguro obrigatório, pedágio, medo de assaltos, o trabalho pra lavar, secar, limpar, passar aspirador, encerar, polir,  calibrar os pneus toda semana, a preocupação com a manutenção e com a forma de dirigir para economizar combustível, tem o estresse com os motoristas barbeiros e com os motoqueiros  que buzinam e xingam por qualquer coisa…  Ufa! Kkk melhor é andar só de Uber que é outra vida.

Avatar
Fe 25 de março de 2021

Tenho um Renegade Trailhawk e utilizo para fazer trilhas. Toda trilha que faço lavo o motor. Tomo cuidado com a central apenas, mas mando água no motor. Nunca deu problema. A sujeira acaba grudando no bloco do motor, radiador contribuindo para um maior aquecimento do sistema e quando ficam impregnadas nas partes de borracha, acabam ressecando as partes emborrachadas.
Até entendo que o Boris tem sim certa razão , mas recomendo lavar após uma boa trilha.

Avatar
Nanael 26 de março de 2021

É que o povo não tem noção, entende por “lavar” com colocar na máquina no modo super cascão.

Avatar
Deixe um comentário