Boris Responde #58 | Usar filtro esportivo é ruim? Precisa lavar tanque de diesel?

Os leitores perguntaram sobre uso de filtro esportivo, manutenção de picape diesel, aerodinâmica e cambagem, entre outras

capa portal boris responde 58
Boris Feldman responde as dúvidas dos leitores (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 13/05/2021 às 19h39

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook Instagram).

Forçar o motor durante as ultrapassagens

Na estrada faço muitas ultrapassagens. Isso pode ser prejudicial ao motor? Tenho que pedir uma atenção especial ao mecânico para algum componente? (Matheus Silva)

Limpador de vidro traseiro

Por que os sedãs não têm limpador de vidro traseiro? (Emmanuel Pércio)

Tanque de carros diesel precisam ser lavados?

Tanque de carros diesel precisam ser lavados? A cada quantos km? Diesel S-10 ajuda a evitar a sujeira no tanque? (Mauricio Laukenickas)

Motor grilando

Meu motor estava grilando. Usei aditivo e não resolveu. Me indicaram abastecer com gasolina Podium, depois com etanol e, por fim, com gasolina comum sem desligar o motor. Faz sentido? (Diego Aparecido)

Marcador de consumo instantâneo

Gostaria de saber para que serve o marcador de consumo instantâneo no computador de bordo. (Rubens Martinelli)

Defletor nas janelas das portas

Gostaria de saber qual a verdadeira finalidade daquele acabamento (espécie de um defletor) que existe nas janelas das portas de alguns veículos no fim dos anos 90. (Marcelo Alves)

Cambagem e caster

Preciso fazer cambagem e caster quando vou alinhar o carro? (Joel Fernandes)

Velocidade: sedã x picape

Se o velocímetro de um sedã e de uma picape estiverem marcando 100 km/h, o sedã, por ter a roda menor, para emparelhar com a picape precisa passar dessa velocidade? (Anthony Damasceno)

Filtro esportivo

Quais são os prós e contras de trocar o filtro de ar do motor por um do tipo esportivo? É melhor abastecer somente com gasolina aditivada? Qual seria a diferença se usar etanol ou gasolina comum? (Jimmy)

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Daniel 14 de maio de 2021

Essa técnica de rodar com etanol e depois com gasolina não é nada de estranho. A primeira vez que ouvi isso foi de um engenheiro da Chevrolet, e posteriormente de outro engenheiro da Petrobras.
Ambos disseram que o etanol tem a capacidade de limpar agregados da gasolina, e vice-versa. Tanto que em carros Flex essa é uma prática recomendada pela própria GM justamente por essa razão.

Avatar
Peixoto Tamanduá 14 de maio de 2021

Motor a diesel não presta, só em caminhão. A borra que o diesel causa no sistema de turbocompressor pode destruir uma picape dessas. Já vi mto dono de Hylux, Blazer, Triton etc chorando as mágoas por ter adquirido um diesel

Avatar
Daniel 14 de maio de 2021

Só você sabe disso. Tenho picapes diesel desde que me conheço por gente, e faço parte de grupos de picapeiros, enão conheço ninguém que experimentou essas bobagens que você diz, e são pra lá de mais de 600 picapeiros hoje. Picape tem que ser diesel. Picape flex é para parecer bonito para o vizinho e levar o cachorrinho no petshop, fora isso não presta para nada.

Avatar
Casemiro Nakata 14 de maio de 2021

Tive uma Ranger a Diesel com kit GNV instalado, foi preciso limpar duas vezes o tanque, mas o consumo compensou msm tendo essa manutenção. Mas não sei se foi só por ser carro com kit gás.

Avatar
Octávio Nepomuceno 14 de maio de 2021

Já botei filtro esportivo num Siena que tive, o filtro se fechou e gerou um estouro no motor, teve q fazer o motor, pistão , cabeçote, foi tudo pro espaço. O mecânico disse que foi o filtro que fechou e não permitiu a passagem do ar. Não boto mais.

Avatar
Bruno 13 de maio de 2021

Boris, você é descendente de Cearense?

Avatar
Deixe um comentário