Boris Responde #69 | Parei por 5 minutos: desligo o motor ou deixo ligado?

Pode mexer nas medidas do pneu? Mais potência e mesma velocidade máxima? Parar de usar óleo mineral e voltar para o sintético? Boris Feldman responde

capa portal boris responde 69
Boris Feldman (dir.) responde as dúvidas enviadas pelos internautas (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
Publicado em 29/07/2021 às 19h23
Atualizado em 30/07/2021 às 11h49

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook Instagram).

Se você está pensando em comprar um seminovo, não deixe de conferir todo o seu histórico: passagem por leilão, indício de sinistro e restrições e impedimentos, entre outros itens. Para tanto, basta ter a placa do veículo e acessar a Olho no Carro (CLIQUE AQUI). Ganhe 15% de desconto com o cupom AUTOPAPO.

Vencimento do óleo do motor

Óleo do carro, mesmo sem atingir a quilometragem, tem vencimento? (Odair José de Almeida)

Sensor de abertura do porta-malas

Tenho um Jeep Compass fora da garantia: posso instalar o sensor que permite a abertura do porta-malas pelo simples movimento do pé? (Almir José Guimarães)

Trocar o pneu 215/55/16 pelo 205/55/16

Colocar pneu 205/55/16 num carro que o pneu original é 215/55/16, pode trazer problemas quanto a segurança, dirigibilidade e consumo de combustível? (Fernando Gomes da Silva)

50% gasolina + 50% etanol

Se colocar metade do tanque de gasolina e metade com etanol, estraga? E completar o tanque depois do desarme da bomba, dá algum problema? (Flávio Disessa)

Mais cavalaria e mesma velocidade máxima

O Prisma 1.4 de primeira geração é menos potente que o atual, mas tem velocidade máxima semelhante. De que adianta a maior cavalaria se o carro anda menos? (Cássio)

Quando devo trocar a bateria?

Tenho um Palio 2014/15. A bateria ainda é original: com essa idade ela pode comprometer algum componente do sistema elétrico? Quando devo trocar a bateria? (Odilon Dias)

Troca do óleo sintético 5W40 API SL para o mineral 20W50 API SL

Posso trocar o óleo do meu Fiat, que está com 17 mil km rodados, do sintético 5W40 API SL, para o mineral 20W50 API SL, sem danos ao motor ou ao consumo de combustível? (José de Carvalho)

Motor baixando o nível do óleo

Possuo um Honda Fit com 280 mil km e uso óleo mineral 10w30 conforme o manual. Mas está baixando o nível de óleo. Devo mudar de óleo para não ocorrer mais isso? (Telmo Otávio Rosa)

Carro automático com retomada lenta

Comprei o meu primeiro carro automático, um Jeep Renegade, mas a resposta do acelerador é lenta. É normal que o câmbio automático tenha menor arranque? (Inês Rezende)

Motorista de aplicativo: consumo de combustível

Sou motorista de aplicativo e sempre me pergunto: se uma pessoa demora 5 minutos pra chegar, eu devo desligar o carro e aguardar ou devo manter o motor funcionando? (André Ribeiro)

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Robson Ferreira Heleno 29 de dezembro de 2021

deixe ligado pois a cada partida vc força o motor de arranque, e o consumo passa a ser insignificante pois a maioria acelera demasiadamente ao ligar.

Avatar
CELSO RODRIGUES 26 de agosto de 2021

meu carro esta com 370mil km e começou a baixar oleo uso 15w40 devo trocar

Avatar
ODIL 6 de agosto de 2021

Sobre a questão trazida pela Inês Rezende, a resposta do Boris não foi adequada, principalmente por ter a informação sobre o uso do botão SPORT, que melhora a resposta do acelerador, inclusive tem aqui no portal um artigo com o título “MODO SPORT: COMO FUNCIONA E QUANDO DEVO ACIONÁ-LO?” onde apresenta a explicação do Ricardo Dilser, Assessor Técnico do Grupo Stellantis, sobre o uso do botão e seu funcionamento no Renegade.
Responder que o motor é fraco foi lamentável.

Avatar
Márcio de Almeida 4 de agosto de 2021

Só não desligo o carro nos faróis, qualquer uma outra parada eu desligo!

Avatar
Gonçalo Dos Santos Neto 3 de agosto de 2021

Excelentes esclarecimentos aprendemos muito!

Avatar
Deixe um comentário