Boris Responde #8: embreagem que dura para sempre? Ligar o ar a 100km/h?

"Embreagem que dura para sempre? Qual combustível é melhor no tanque do carro parado? Pode ligar o ar a 100 km/h?" Essas outras dúvidas, Boris Responde!

capa boris responde 8 portal
Boris Responde #8 (Fotomontagem sobre reprodução)
Por AutoPapo
Publicado em 23/04/2020 às 18h46

Chegamos ao Boris Responde #8 com dúvidas como: qual é melhor para o tanque do carro parado? Existe embreagem que dura a vida toda? Posso usar “piloto automático na chuva”? Essas e outras são respondidas pelo Boris Feldman.

Participe também! Envie suas dúvidas nas nossas redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube) ou pelo email borisresponde@autopapo.com.br

Confira as respostas!

Qual combustível dura mais?

Em tempo do COVID-19, meu carro está parado na garagem (com uso esporádico). O que é melhor deixar no tanque: etanol ou gasolina aditivada Qual é o prazo de validade de ambos? (Ramon Lopes)

Entre etanol e gasolina, uma boa ideia é manter o etanol. Porque se o etanol absorveu pouquinho de algumas gotículas de água, não tem muito problema porque ele já tem 8% de água.

Agora, tanque na metade, tanque vazio, tanque cheio? Tanque cheio! Tanto gasolina como etanol, por que? Porque no tanque cheio não vai se formar uma camada de ar em cima do líquido. E qual o problema de ter uma camada de ar? O ar tem umidade, a umidade acaba se transformando em gotículas de água, as gotículas de água acabam indo se misturar no combustível.

Se for gasolina, por exemplo, vai acabar decantando, porque ela é mais pesada que a gasolina. Vai oxidar algum componente do sistema de alimentação, pode até provocar problemas na combustão do carro.

Então qual é mais recomendado? Etanol. Qual que dura mais entre etanol e gasolina? Etanol.

Durabilidade da embreagem

Existe disco de embreagem para a vida toda? (Rodolfo Sales)

Muito bem, por que a embreagem, o disco, não dura a vida inteira? Porque a embreagem funciona com atrito entre o disco e a chapa de pressão. Então o desgaste é inevitável, igual pastilha de freio, que trabalha se atritando – quando você pisa no pedal, tem uma pastilha sendo comprimida, pressionada contra o disco. E esse atrito, vai gastando, gastando, gastando, tanto a pastilha tem vida limitada, como o disco de freio tem vida limitada.

Aumentar o tamanho das rodas

Posso colocar rodas aro 17″ em um carro que veio com aro 15 só que com um perfil menor? (Rafael Albuquerque)

Pode sim trocar a roda de aro 15″, que veio no seu carro, pela roda de aro 17″. Só que o perfil do pneu, que você disse que vai ter que reduzir muito para compensar essas duas polegadas que você “cresceu” na roda.

Então, a diferença do diâmetro que você tinha antes, roda mais pneu, com o novo diâmetro roda mais pneu, não pode ser superior a 3%, essa é a variação que se admite.

Nesse caso, você não vai ter problemas técnicos, porém saiba que esse perfil mais baixo vai tornar o carro muito menos confortável. Porque ele vai trepidar mais, não vai absorver as irregularidades do piso.

‘Piloto automático’ no molhado

Posso usar “piloto automático” com a pista molhada? (Saulo Labaki)

Você deve estar se referindo ao cruise control, que é o regulador de velocidade. Se você quiser deixá-lo acionado mesmo na pista molhada, problema é seu! Só que se a pista está molhada, o cuidado com a velocidade no carro é redobrado. Pode ter uma curva que você vai ter que reduzir muito, algumas situações que o motorista vai ter que interferir quando a pista está molhada.

Pode ter um um trecho alagado, perigo de aquaplanagem, vai ter que reduzir. Então tem várias situações com a pista molhada que exige muita atenção, muita variação de velocidade. Se você deixar no automático, você poderá ter problemas.

Ligar o ar com o carro andando

Se um motorista dirige a uma velocidade de 100km/h, o ar-condicionado pode ser acionado? (Francisco Dantas)

Pode sim, Francisco. Tem aí uma “lenda”, essas besteiras de internet. “Ah, porque se o carro estiver em alta velocidade, ligar o ar-condicionado vai dar um tranco no motor, no compressor do ar-condicionado”, sei lá, o pessoal inventa aí mil problemas. Não tem nada disso, nada disso! O carro, quando é projetado com ar-condicionado, ele já recebe todo um sistema que evita esses trancos, que você disse.

Atualmente, quando você liga o ar-condicionado, os carros que já têm a central eletrônica, eles já sabem o que vai acontecer no compressor. Já reduzem esse tranco e o compressor do ar-condicionado não será afetado e nem o próprio motor. Pode ligar o ar-condicionado do jeito que você quiser, com a velocidade que o carro estiver rodando!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fábio Taniguchi 19 de junho de 2020

É verdade que a 80 km/h ou mais o ar condicionado é mais econômico em termos de consumo de combustivel do que andar com os vidros abertos e o ar desligado?

Avatar
José Ricardo 25 de abril de 2020

Show parabéns pelas dicas.

Boa tarde Boris tenho uma Duster 2.0 auto.ano 2017 e estou em dúvida em trocar de carro no futuro, entre o Tigo5x ou a nova duster????? Aguardo CTT

Avatar
Luiz Claudio Stefani 24 de abril de 2020

Por favor, tem como tirar os hologramas sem usar politriz , eu queria corrigir um polimento que me foi mal feito, e quero eu mesmo polir com cuidado

Avatar
Jorge Moraes 24 de abril de 2020

Olá.
Sou fã do Boris e Equipe desde do ano de 1999, quando comprei o meu primeiro carro zero.
Minha dúvida:
Tenho um T5 da JAC e futuramente terei que trocar as pastilhas de freio que originalmente são de cerâmica.
Posso trocar-las por pastilhas comum ou terão que ser de cerâmica também?
Muito obrigado e forte abraços a todos.
Jorge Moraes

Avatar
Fernando B 25 de abril de 2020

Que coragem de gastar 100 mil nesse abacaxi.

Avatar
Jorge 24 de abril de 2020

Bom dia
Já fiz esta pergunta é não obtive resposta:
Quando a roda for trocada por uma outra de aro maior mas, com o pneu de menor perfil dentro da tolerância de 3%, a pressão do pneu deve ser mantida igual ao do pneu original ou deve ser alterada?
Grato

Avatar
Eduardo 24 de abril de 2020

Falando em embreagem. Tenho um Citroen Aircross com 85.000km. Dizem ser um carro pesado e que gasta embreagem com uso comum. Pergunta, devo mandar trocar preventivamente ? Esse gasto devido ao peso do veiculo é papo de mecânico ou realmente ocorre nesse modelo/marca. Obrigado

Avatar
Deixe um comentário