Boris Responde #71 | Câmbio automático com 300 mil km: troco o fluido?

Tração do 4x4 do Compass é permanente? Quando carro 0 km vale a pena? Nova gasolina interfere no consumo? Boris Feldman responde essas e outras

capa portal boris responde 71
Boris Feldman responde as perguntas dos internautas (Foto: AutoPapo)
Por AutoPapo
12 de agosto de 2021 18:43

Você tem dúvidas? Boris Feldman responde! Toda semana, o jornalista e engenheiro responde as perguntas enviadas por vocês pelo email borisresponde@autopapo.com.br. Participe e se inscreva no nosso canal no YouTube e nos siga em nossas redes sociais (Facebook Instagram).

Se você está pensando em comprar um seminovo, não deixe de conferir todo o seu histórico: passagem por leilão, indício de sinistro e restrições e impedimentos, entre outros itens. Para tanto, basta ter a placa do veículo e acessar a Olho no Carro (CLIQUE AQUI). Ganhe 15% de desconto com o cupom AUTOPAPO.

Câmbio automático com 300 mil km

Tenho um Corolla com300 mil km. Fui fazer a troca do fluido do câmbio automático e a oficina se recusou, pois não saberia as consequências após tanto tempo. Existe risco? (João Antônio da Cunha)

Fluido do câmbio automático do Elantra

Tenho um Elantra 2017 automático com 48 mil km. O mecânico falou que devo trocar o fuido do câmbio a cada 50 mil km. A concessionária diz que não se troca. O que devo fazer? (Jorge Alberto)

Mantenho o meu Sonic usado ou compro um modelo mais atual?

Tenho um Chevrolet Sonic 13/14 perto dos 50 mil km. Sempre gostei dele. A maioria dos carros hoje está custando mais de R$ 100 mil. Devo manter o meu por mais tempo ou trocá-lo? (Juliana Macedo)

Freio motor em carro automático

Se eu estiver dirigindo no “D” e ao pegar uma descida eu passar o câmbio pro “2” para obter freio motor, a injeção cortaria o consumo de combustível? Posso fazer isso a 50 km/h? (Giovani Gotzinger)

Cor do aditivo do radiador

Tenho um Up TSI e a VW recomenda a troca do aditivo quando houver necessidade ou 5 anos ou 120 mil km. O meu está com 100 mil km, mas o fluido mudou de cor. Devo trocá-lo? (Augusto Hung)

Nova gasolina interfere no consumo?

Meu Versailles 95 2.0, antes de novembro, rodava 84 km com 7 litros de gasolina; hoje eu rodo 42 km. A gasolina nova tem alguma influência? (Josemilton Oliveira)

Uso do freio motor

Uso ao menos 75% das frenagens do freio motor. No momento em que eu estiver na faixa de torque máximo, posso reduzir 1 marcha para aumentar a eficiência da frenagem? (Luiz Camilo)

Carro flex

Com um 1/4 de gasolina no tanque posso completar o restante com etanol ou vice-versa? (Edson Ferreira)

Compro um usado ou um carro novo?

Compensa comprar um carro usado sendo que ele está chegando quase no preço do novo, sendo uma diferença de menos de R$ 10 mil em alguns casos? E quando compensa comprar carro 0 km? (Kassyo Fragoso)

Dúvidas sobre o motor diesel do Compass

  1. Por que o Compass flex tem start/stop e o Compass diesel não tem?
  2. Em um vídeo seu, você diz que aguardar em marcha lenta para desligar um motor diesel é coisa do passado. O manual do Compass diesel ainda manda aguardar. Seria excesso de zelo?
  3. Eu achava que motores diesel não tivessem velas. No manual do Compass há referências às velas. Todo motor diesel tem velas? Ou seria só o Compass?
  4. Você saberia me dizer se o Compass diesel funciona 4×4 o tempo todo? (Leonardo Augusto)
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vinícius Vargas 19 de agosto de 2021

Muito cientificismo do século XIX. O manual é importante, mas não dá pra creer cegamente nas palavras sagradas do manual. è importante a experiência prática. Só evasivas esse episódio. Se o líquido de arrefecimento mudou de cor é porque está com problemas o sistema. fazer limpeza trocar o fluído e monitorar. é isso. vai rodar mais 20 k sabendo que o equipamento está demonstrando problemas? Líquido do Câmbio? bom deve haver um período adequado talvez 100k, 200k, provavelmente tem que se considerar o uso também, como qualquer componente mecânico. passou do tempo e nunca foi feito? o liquido deve estar bem ruim, fazer a substituição por óleo novo será bem vindo. é um fluido que sofre infinitamente menos degradação do que o óleo de motor. então faça a troca sem medo. 300k não é tanto assim para esse fluído em específico.

Avatar
Cleber 17 de agosto de 2021

No manual d Corolla SE-G 2004 que foi o que tive com cambio de 4 marchas vem na parte de manutenção troca do fluido com 160.000, se for condição severa trocar com 80.000km, na revisão de 80.000 eu fiz a troca. Cada um sabe o bolso e o carro que tem. ja no Chevrolet eu troco com 50.000km.

Avatar
NEWTON CUSTODIO GUERRA PEREIRA 16 de agosto de 2021

Muitas oficinas não faz a troca, sabendo que com a alta quilometragem, e desgaste dos componentes internos, talvez o câmbio nem funcione com o óleo novo.

Avatar
Konkonco 14 de agosto de 2021

Eu troco a cada 50 mil km

Avatar
Alex 13 de agosto de 2021

Putzzzzz… 300 mil Km e nunca trocou o oleo da caixa de cambio, que manutenção boa deve ter este veículo!!!

Avatar
Felipe da Cunha e Silva 13 de agosto de 2021

O câmbio é concebido para durar tanto quanto o motor, e diferentemente do motor seu lubrificante desdecquecsem contaminação e no nível adequado já não mais necessita troca nos fabricantes maus modernos!

Avatar
Rodrigo 16 de agosto de 2021

FELIPE DA CUNHA E SILVA então você quer dizer que o lubrificante e eterno, não tem validade, também não tem perda em suas propriedades e que no cambio os componentes não sofrem atrito e desgastes? kkkkkkkkkk quanta ingenuidade !!!
Óleo de cambio se troca SIM, mas fazer o que né, se existe gente sem noção que adiciona diesel a gasolina achando que traz benefícios e economia, lógico que tem proprietário sem noção que acha essa manutenção da troca de lubrificante de cambio desnecessária, principalmente os que não tem recurso ou seja grana para manter seus veículos.

Avatar
NEWTON CUSTODIO GUERRA PEREIRA 16 de agosto de 2021

Muitas vezes, os componentes internos do câmbio estão tão gastos, que mesmo colocando lubricante novo, o carro talvez nem consiga se movimentar.

Avatar
Deixe um comentário