Placas Mercosul não terão brasões de cidade e Estado

Determinação visa aumentar a vida útil das chapas e diminuir os custos para o consumidor, que teria que trocar a placa sempre mudasse de município

placa mercosul kia
Por AutoPapo
Publicado em 28/11/2018 às 17h30
Atualizado em 29/11/2018 às 14h03

O Ministério das Cidades anunciou, nesta quarta-feira (28), que os brasões de cidade e Estado não vão mais constar nas placas Mercosul. Presença dos símbolos causou indignação, já que fugia do padrão utilizado por outros países do bloco.

O AutoPapo já tinha mostrado contestações do Observatório Nacional de Segurança Viária sobre a adoção das chapas com o detalhe, que faria com que as placas Mercosul fossem mais caras no Brasil que no Uruguai e Argentina.

“Com a retirada dos brasões, a placa do veículo permanecerá a mesma por toda a sua vida útil, sem a necessidade de mudança da chapa ou dos brasões de cidade ou Estado”, promete o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

Sem a determinação do Ministério, todas as vezes em que o motorista mudasse de cidade, além de fazer um novo registro do veículo no Departamento de Trânsito (Detran), precisaria de trocar a placa.

Com as chapas vigentes, existe a possibilidade de pagar a taxa de alteração no Detran e substituir apenas a tarjeta com o nome da cidade, que custa menos do que o valor total da placa.

Os motoristas do Rio de Janeiro, Estado que já utilizava o novo padrão, podem manter a chapa com os brasões de cidade e Estado de registro. Quando e se o veículo mudar de dono, a troca será feita e a nova placa perderá os símbolos.

Determinação do Ministério das Cidades exclui a necessidade dos brasões de cidade e Estado nas placas padrão Mercosul. Medida abaixa o custo das chapas.
Placa Mercosul com os brasões de cidade e Estado | Laurie Andrade

No Rio, o preço das novas placas é o mesmo que o praticado no antigo padrão: R$ 219,35.

A novela das placas Mercosul é antiga. A primeira data, estipulada pela Resolução que trata do tema, para que o novo modelo começasse a ser adotado por aqui era janeiro de 2016. Desde então, a substituição para as chapas unificadas foi postergada diversas vezes. É que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) encontrou dificuldades para determinar o processo de fornecimento das placas, que têm custo elevado, e recebeu inúmeras críticas.

Se não houver mais alterações, as placas padrão Mercosul entrarão em vigor, em todo o Brasil, a partir do dia 1º de dezembro.

Baldy disse ainda que o objetivo das placas padrão Mercosul foi, desde o início, adotar um modelo mundial de identificação veicular, proporcionar mais agilidade por parte da polícia e segurança a todos.

A adoção dos brasões de cidade e Estado, de acordo com os órgãos responsáveis, serviria para manter a arrecadação de impostos, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

A argumentação, no entanto, se mostra falha, já que a responsabilidade pela propriedade do veículo se dá pela documentação de posse do proprietário, a qual, por determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deve ocorrer junto ao órgão executivo de trânsito do Estado, no Município de domicílio ou residência de seu proprietário (Artigo 120).

O Denatran alegava, também, que os Estados e Municípios têm paixão pelo fato das placas dos veículos, ao transitar, carregarem o seus nomes para outras localidades. Argumento que não se sustenta de forma prática ou técnica, uma vez que com a utilização das placas padrão Mercosul – que são equipadas com um chip – qualquer leitor pode obter as informações em relação ao veículo.

Análise da notícia das Placas Mercosul

Boris Feldman

O Contran compete com Bolsonaro, presidente eleito, nas idas e vindas ao decidir sobre a coisa pública. Foi assim com estojinhos de primeiros socorros, extintores, selos identificadores no para-brisa, rastreadores, obrigatoriedade de fazer curso para renovar CNH e, agora, mais uma pérola: as novas placas padrão Mercosul iriam fugir do padrão Mercosul pois os “gênios” do Denatran decidiram incluir os brasões de cidade e Estado, inexistentes na placa padrão Mercosul…

Até decisão em contrário do Ministério das Cidades, o estado do Rio de Janeiro já tinha emplacado mais de 100 mil automóveis com a nova patente, que significaria mais despesas para o dono do carro (e faturamento para as fábricas de placas): cada vez que o carro mudasse de cidade ou estado, teria que pagar a produção de outras duas.

Outros dois motivos que pesaram na decisão do TRF da 1ª região é que a determinação dos fabricantes das placas é de responsabilidade do governo estadual, mas o Contran tomou-a para si. E também que o sistema integrado de informações a partir das placas ainda não está funcionando.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
24 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Irema rodrigues 12 de maio de 2021

Precisamos ter o nome das cidades e do estado.
As placas atuais so facilitam para bandidos.

Avatar
Cezar 19 de setembro de 2020

Eu posso colocar o nome da minha cidade na nova placa ?
É legal ?

Avatar
Jeorge Cubas 28 de fevereiro de 2020

Gostei da nova placa, problema de quem não gostou, eu adorei não saberem de onde eu sou sem puchar minha placa ?

Avatar
Luiz Carlos 7 de junho de 2019

Um lixo esta nova placa!! O fato de não conter as identificações de estado e município e uma falha no meu intender. Pergunto: como identificar a origem de um veículo nas novas placas lixo?
Eu moro em Armação dos Búzios e aqui morador não paga estacionamento de ruas, mas com as novas placas os agentes de estacionamentos estão cobrando.

Avatar
wanderleylinhares@gmail.com 30 de dezembro de 2019

Vejo o fator segurança em primeiro lugar.
Quem mora em cidades de turismo e litoral, sabe como é importante a origem do veículo.
Tem cidades que tem muito crime e bandidagens e se soubermos, podemos nos precaver e auxiliar os órgãos públicos.

Avatar
Matheus 1 de abril de 2019

Brasileiro só pode ser burro ou gostar de ser roubado. A única justificativa pra ter o nome do estado e da cidade é ganhar dinheiro em cima do consumidor fazendo ele Ttr que trocar a placa inteira sempre que mudar de localidade. Sobre o problema da identificação é simples existem aplicativos para vc saber de onde é o veículos, se achou ruim pergunte ao resto do mundo como eles fazem isso, pois é só aqui que existe essa palhaçada.

Avatar
Allborgs 31 de outubro de 2019

Quantas vezes você já trocou de cidade inteligentzia?

Avatar
Alcione Ribeiro Gomes 25 de março de 2019

O nome da cidade na placa dos carros isso requer um conhecimento de Cultura para que todos os brasileiros saiba que dentro do Brasil existe mais de cinco mil municípios a maioria desconhecido entre as pessoas nunca ouviram falar e as placas dos carros nos dá essa oportunidade de conhecer todas as cidades É impressionante como eles tiraram isso é menos uma cultura para o brasileiro.

Avatar
Alcione Ribeiro Gomes 25 de março de 2019

O nome da cidade na placa dos carros isso requer um conhecimento de Cultura para que todos os brasileiros saiba que dentro do Brasil existe mais de cinco mil municípios a maioria desconhecido entre as pessoas nunca ouviram falar e as placas dos carros nos dá essa oportunidade de conhecer todas as cidades É impressionante como eles tiraram isso é menos uma cultura para o brasileiro

Avatar
Maurício 17 de fevereiro de 2019

A Hera da leis que gera dispesas a o contribuinte forçando a gastar oque não pode para gerar empregos e impostos, isso erra extrategia do político anterior isso é minha opinião de quem só tem o 4 ano de excola rural

Avatar
Pedro Zanini 11 de fevereiro de 2020

Meu amigo não precisava nem falar, pelo teu comentário nota-se que tens bem pouco estudo.

Avatar
Maurício 17 de fevereiro de 2019

Se um carro ronda minha casa como indentificar de qual cidade ele é…?

Avatar
Paulo Roberto Martins 16 de fevereiro de 2019

Essa é mais uma pérola dos órgãos de trânsito que de todas as maneiras sempre estão tentando tirar mais um pouco dos motoristas e cidadão que já não aguentam mais tanta extorsão , pra finalizar só apresentem uma vantagem para os motoristas.

Avatar
Roberto Braga de Souza 5 de fevereiro de 2019

Acho um absurdo um amigo emplacar com padrão “Mercosul” em um município, a dele tem brasões, e agora compro o carro dele é o Detran exige q eu pague outra placa “Mercosul” sem os brasões, isso é um assalto, país de larápios, lamentavelmente q anda errado é q “está certo”, até qdo?

Avatar
Gilberto 18 de fevereiro de 2019

Entrar com processo contra o estado é o melhor remédio.

Avatar
Silvia 5 de fevereiro de 2019

Não gostei da placa sem os brasões do estado e município. O Brasil é um país continental, imenso e com grandes diferenças regionais. E por isso acredito que para o brasileiro é importante a placa indicar a localidade.

Avatar
Uender F Marques 5 de fevereiro de 2019

Eu pagaria mais caro se fosse necessário, mas o nome dos Estados e municípios deveriam permanecer, pela segurança e pela identificação dos veículos circulando em nossos bairros

Avatar
Olney 29 de junho de 2019

Concordo com você, denúncias sobre caros em atividade suspeita pelo fato de não pertence a quela localidade podem não ser notadas

Avatar
Wilton Nogueira 11 de dezembro de 2018

O que aconteceu com o bom senso dos Srs aos quais sentam se para organizar tais medidas afim de tornar lei de obrigatoriedade onde não vejo nenhum benefício ao nosso povo que por sua vez aceita tudo calado criando cada vez mais maneiras diferentes de certa forma de usurpar nossa suada economia visto que o preço destas placas e serviços relacionados aos veículos automotores não são baratos o que não faria muita diferença se tivéssemos retornos desse investimento

Avatar
josé carlos de castro 30 de novembro de 2018

A sede de enfiar a mão no bolso do brasileiro nunca termina só sabem nos roubar e o povo aceita calado

Avatar
Celio* 29 de novembro de 2018

Ver a localidade nas placas dos veículos é um de meus prazeres quando viajo. Ou melhor, era…

Avatar
César 3 de dezembro de 2018

Vai ficar mais divertido (e misterioso também). O aplicativo Vio (versão atualizada do SINESP Cidadão) promete revelar o município.

Avatar
Vinicius 27 de dezembro de 2018

Eu também tinha o mesmo costume. É uma pena essa mudança. Outra coisa que achei ruim é que letras números, letras e números vai ficar muito mais difícil de gravar uma placa em uma situação de emergência.

Avatar
André Rech 28 de novembro de 2018

Bom para a polícia de fronteira. Antes reconhecia origem. Hoje enfia tudo num saco e viramos tudo traficantes, bandidos e sacoleiros.

Avatar
Deixe um comentário