Cadeirinha com Isofix vale mesmo a pena? Por quê?

Sistema de Retenção Infantil dotado de ganchos garante a instalação correta e mais estabilidade em casos de acidentes de trânsito

cadeirinha com isofix
Por Laurie Andrade
Publicado em 27/02/2020 às 16h08
Atualizado em 27/02/2020 às 16h31

Desde 2010, as cadeirinhas para automóvel são obrigatórias no Brasil. Mais recentemente, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) determinou que os veículos produzidos ou importados para o país passassem a contar com ancoragem para os Sistemas de Retenção Infantil. Entenda a diferença entre os modelos de cadeirinha com Isofix e os convencionais, além da razão pela qual vale a pena utilizar a primeira opção.

LEIA MAIS

Diferenças entre as cadeirinhas para automóvel

De acordo com Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), o Isofix é um dispositivo instalado na carroceria do veículo que permite a fixação de cadeirinhas infantis. Seu principal benefício é proporcionar um vínculo estrutural – isso por meio do encaixe rápido de garras existentes na base da cadeirinha com Isofix com os engates soldados na carroceria do veículo.

Esse tipo de encaixe diminui o risco de má instalação, diferente dos dispositivos convencionais, que utilizam o sistema do cinto de segurança para fazer a instalação.

Para ilustrar a frequência com que as cadeirinhas de automóveis são instaladas erroneamente, o Cesvi relembra uma pesquisa realizada no Reino Unido. O estudo criado em conjunto com a organização especializada Child Seat Safety constatou que 59% das crianças transportadas estavam sentadas em cadeirinhas montadas incorretamente ou inadequadas para seu tamanho e idade.

Para chegar ao resultado, foram realizados 30 eventos de verificação de assentos em todo o Reino Unido em 2016 e 2017.

Cadeirinha convencional presa corretamente é tão eficaz quando a com Isofix?

Ainda segundo os especialistas do Cesvi, com a instalação correta, o dispositivo mais comum é eficaz. Porém, a dificuldade para instalação pode gerar acoplamento incorreto.

Outro problema da cadeirinha para automóvel convencional é que sua instabilidade, mesmo quando instalada de forma correta, pode retirar o assento da posição certa durante a condução.

Vale a pena comprar uma cadeirinha com Isofix?

O Centro de Experimentação e Segurança Viária recomenda o uso de cadeirinhas com Isofix. Isso porque elas:

  • Reduzem a possibilidade de instalação incorreta; e
  • Oferecem maior estabilidade ao dispositivo se comparado com o modelo convencional (que é acoplado com auxílio do cinto de segurança).
cadeirinha com isofix

Preço das cadeirinhas com Isofix

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) realiza, além do teste anual dos SRI, um levantamento de preços de cadeirinhas com e sem Isofix e de bebês-conforto. Confira os valores e quais das opções se saíram melhor nas avaliações acessando a página da associação.

Data de validade

De acordo com o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP), antes de escolher e comprar uma cadeirinha com Isofix, é importante verificar sua data de validade (no geral, os dispositivos estão aptos a serem usados por 12 anos).

Outra recomendação do órgão é conferir se o SRI está em conformidade com os padrões técnicos reconhecidos internacionalmente. Como são relativamente novas no Brasil, nem todas as cadeirinhas com Isofix foram testadas pelo Inmetro.

Foto Shutterstock | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário