Colocar o câmbio automático no neutro ameniza consumo e desgaste?

Quando você para em um congestionamento ou no sinal vermelho em um carro com câmbio automático, você coloca no neutro?

Por Boris Feldman 06/03/20 às 18h30
bmw x3 m competition cambio automatico

O câmbio automático, antigamente um tabu, está só ganhando mais e mais adeptos, a ponto de que agora, no Brasil, já se está vendendo mais carros automáticos do que manuais. Quem diria, hein? E eu disse outro dia, aqui no AutoPapo, que quando você para em um congestionamento, ou no sinal vermelho no semáforo com o câmbio automático, fica a dúvida: deixo no drive ou jogo no neutro?

E eu disse o seguinte: Se quiser jogar no neutro, pode, é até bom. E muitos me contestaram falando: “Não, mas é que deixa de haver a lubrificação da caixa”. Não é bem assim!

E tanto não é bem assim que eu quero que vocês, que me contestaram, me expliquem uma coisa: por que que vários câmbios automáticos, quando você para por qualquer motivo, sem você mexer na alavanca, ele mesmo joga no neutro, sem você perceber, e quando você acelera ele volta para o drive? Por que tudo isso?

Porque quando ele está no drive com o carro parado há uma tendência do carro de andar, você tem até que frear. Isso significa que você está aumentando desnecessariamente o consumo, aumentando o desgaste do conversor de torque e de outros componentes do câmbio automático.

Por isso tudo, se você parou em um sinal de trânsito, parou no congestionamento e quer deixar em drive, deixa em drive. Você fica mais confortável se jogar no neutro? Põe no neutro.

cambio automatico jeep compass
Foto Jeep | Divulgação
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15 Comentários
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Faustino 17 de março de 2020

Concordo com o Bóris eu sempre coloco o câmbio no Neutro quando paro no semáforo.

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PEDRO LESSA OLIVIEIRA 9 de março de 2020

Andando com o carro numa descida’ posso colocar a posição N?

AutoPapo
AutoPapo 9 de março de 2020

Olá, Pedro Lessa. Tudo bem?

Em uma descida, não se deve colocar o câmbio em N. O ideal, inclusive, é usar o freio motor.

Obrigado e abraço

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gustavo donizete de castro 8 de março de 2020

Completamente sem nexo a matéria
“Qual séria a vantagem de se ter um câmbio automático que toda vez que se para no sinaleiro é preciso bater alavanca”

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Edmundo Pereira de Oliveira 22 de dezembro de 2020

Se você tem tanta preguiça assim de fazer uma simples batida pra neutro, compra um carro todo automatizado da volvo ou contrata um motorista… mas quanta preguiça

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Sérgio Chiva 5 de junho de 2021

Concordo plenamente! Tenho uma HR-V e a Honda recomenda manter na posição “D” o tempo todo (a não ser que seja necessário a intervenção do Motorista). Se o câmbio é automático não faz nenhum sentido usar o “neutro” o tempo todo no trânsito! Inclusive acredito que pode ocorrer um desgaste precoce o uso constante da alavanca de comando do câmbio automático.

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daisy guedes 8 de março de 2020

Meu carro é equipado com o sistema GSM que “desliga” o carro qdo parado. Isso causa problema? Antigamente tínhamos um ‘motor de arranque’ quando se tira o pé do freio o carro meio que liga novamente. Isso pode causar dano?

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Marco 8 de março de 2020

Pois queria saber exatamente isso….meu câmbio é automático, da psa at6, pois quando paro no semáforo, se estiver no sequencial, ele fica vibrando, o que não acontece no D. Mas isso me leva a ficar na dúvida se devo colocar em N…..

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José Oswaldo Pedrosa 8 de março de 2020

Boris, bom dia. A minha dúvida é a seguinte: tenho uma Spin LTZ automática e a minha dúvida é, se quando eu estiver em alta velocidade, com o câmbio automático possivelmente em 5ª marcha, se posso passar DIRETO para a posição “M” que o câmbio irá cair direto na posição M5, ou se tenho que usar a condição “M” apenas quando for sair com o carro parado e ir aumentando as marchas manualmente de forma gradativa?

AutoPapo
AutoPapo 9 de março de 2020

Olá, José Oswaldo.

Pode passar para o modo sequencial a qualquer momento.

Obrigado e abraço.

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Lauro 8 de março de 2020

Pra que serve um câmbio automático se é preciso ficar mexendo nele? Se tem essa necessidade de pegar no câmbio, compra um manual.

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denis zica 7 de março de 2020

Obrigado pelo texto

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joao 7 de março de 2020

Que texto mal escrito… Sem sentido… Com erros ….
Incrível… Estou bloqueando esta fonte para não receber mais….

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Antonio Donizeti Martins 7 de março de 2020

Perfeito. Se muitos câmbios passam para o neutro mesmo com a alavanca em D, é porque o certo é N mesmo. Além do mais, para que isso aconteça, você tem que ficar com o pé no freio. Se o carro não tiver este recurso de mudar para o N mesmo com a alavanca em D, fica forçando o conversor de torque. Essa história de que não lubrifica a caixa é besteira, o carro está em funcionamento, ela está toda lubrificada. E você não vai ficar muito tempo sem voltar a alavancao para o D. Sou PCD é só tive carros automáticos há 30 anos. Tenho um Chevette automático 1986 desde 1991.

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Paulo 8 de março de 2020

Tem toda razão amigo essa foi a melhor resposta fecho contigo, muita dúvida das pessoas não é bom e acreditam em tudo que falam

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