Colocar o câmbio automático no neutro ameniza consumo e desgaste?

Quando você para em um congestionamento ou no sinal vermelho em um carro com câmbio automático, você coloca no neutro?

Por Boris Feldman 06/03/20 às 18h30

O câmbio automático, antigamente um tabu, está só ganhando mais e mais adeptos, a ponto de que agora, no Brasil, já se está vendendo mais carros automáticos do que manuais. Quem diria, hein? E eu disse outro dia, aqui no AutoPapo, que quando você para em um congestionamento, ou no sinal vermelho no semáforo com o câmbio automático, fica a dúvida: deixo no drive ou jogo no neutro?

E eu disse o seguinte: Se quiser jogar no neutro, pode, é até bom. E muitos me contestaram falando: “Não, mas é que deixa de haver a lubrificação da caixa”. Não é bem assim!

E tanto não é bem assim que eu quero que vocês, que me contestaram, me expliquem uma coisa: por que que vários câmbios automáticos, quando você para por qualquer motivo, sem você mexer na alavanca, ele mesmo joga no neutro, sem você perceber, e quando você acelera ele volta para o drive? Por que tudo isso?

Porque quando ele está no drive com o carro parado há uma tendência do carro de andar, você tem até que frear. Isso significa que você está aumentando desnecessariamente o consumo, aumentando o desgaste do conversor de torque e de outros componentes do câmbio automático.

Por isso tudo, se você parou em um sinal de trânsito, parou no congestionamento e quer deixar em drive, deixa em drive. Você fica mais confortável se jogar no neutro? Põe no neutro.

cambio automatico jeep compass
Foto Jeep | Divulgação
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13 Comentários
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    Faustino 17 de março de 2020

    Concordo com o Bóris eu sempre coloco o câmbio no Neutro quando paro no semáforo.

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    PEDRO LESSA OLIVIEIRA 9 de março de 2020

    Andando com o carro numa descida’ posso colocar a posição N?

    • AutoPapo
      AutoPapo 9 de março de 2020

      Olá, Pedro Lessa. Tudo bem?

      Em uma descida, não se deve colocar o câmbio em N. O ideal, inclusive, é usar o freio motor.

      Obrigado e abraço

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    gustavo donizete de castro 8 de março de 2020

    Completamente sem nexo a matéria
    “Qual séria a vantagem de se ter um câmbio automático que toda vez que se para no sinaleiro é preciso bater alavanca”

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    daisy guedes 8 de março de 2020

    Meu carro é equipado com o sistema GSM que “desliga” o carro qdo parado. Isso causa problema? Antigamente tínhamos um ‘motor de arranque’ quando se tira o pé do freio o carro meio que liga novamente. Isso pode causar dano?

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    Marco 8 de março de 2020

    Pois queria saber exatamente isso….meu câmbio é automático, da psa at6, pois quando paro no semáforo, se estiver no sequencial, ele fica vibrando, o que não acontece no D. Mas isso me leva a ficar na dúvida se devo colocar em N…..

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    José Oswaldo Pedrosa 8 de março de 2020

    Boris, bom dia. A minha dúvida é a seguinte: tenho uma Spin LTZ automática e a minha dúvida é, se quando eu estiver em alta velocidade, com o câmbio automático possivelmente em 5ª marcha, se posso passar DIRETO para a posição “M” que o câmbio irá cair direto na posição M5, ou se tenho que usar a condição “M” apenas quando for sair com o carro parado e ir aumentando as marchas manualmente de forma gradativa?

    • AutoPapo
      AutoPapo 9 de março de 2020

      Olá, José Oswaldo.

      Pode passar para o modo sequencial a qualquer momento.

      Obrigado e abraço.

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    Lauro 8 de março de 2020

    Pra que serve um câmbio automático se é preciso ficar mexendo nele? Se tem essa necessidade de pegar no câmbio, compra um manual.

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    denis zica 7 de março de 2020

    Obrigado pelo texto

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    joao 7 de março de 2020

    Que texto mal escrito… Sem sentido… Com erros ….
    Incrível… Estou bloqueando esta fonte para não receber mais….

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    Antonio Donizeti Martins 7 de março de 2020

    Perfeito. Se muitos câmbios passam para o neutro mesmo com a alavanca em D, é porque o certo é N mesmo. Além do mais, para que isso aconteça, você tem que ficar com o pé no freio. Se o carro não tiver este recurso de mudar para o N mesmo com a alavanca em D, fica forçando o conversor de torque. Essa história de que não lubrifica a caixa é besteira, o carro está em funcionamento, ela está toda lubrificada. E você não vai ficar muito tempo sem voltar a alavancao para o D. Sou PCD é só tive carros automáticos há 30 anos. Tenho um Chevette automático 1986 desde 1991.

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      Paulo 8 de março de 2020

      Tem toda razão amigo essa foi a melhor resposta fecho contigo, muita dúvida das pessoas não é bom e acreditam em tudo que falam

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