Câmbio automatizado é extinto no Brasil; Cronos foi o derradeiro

Sedã da Fiat ainda oferecia o GSR para as versões equipadas com motor 1.3; confira um breve histórico da transmissão automatizada de monoembreagem

Por AutoPapo 22/10/20 às 15h44
fiat cronos drive gsr 3
Câmbio GSR estrou no Fiat Mobi (Foto: FCA | Divulgação)
Clique para ouvir
Voiced by Amazon Polly

A Fiat retirou a opção de câmbio GSR (Gear Smart Ride) para o Cronos 1.3. A informação foi noticiada pelo Autos Segredos, que identificou a mudança no site da fabricante. O modelo foi o último do mercado a extinguir a transmissão automatizada de monoembreagem.

LEIA MAIS

A Fiat já sinalizava que deixaria de trabalhar com o polêmico GSR. A primeira iniciativa da marca nesse sentido foi abolir, em janeiro, o uso do câmbio automatizado nos hatches Mobi 1.0 e Argo 1.3.

Testamos o Cronos GSR. Veja o que achamos

O câmbio automatizado faz parte dos modelos Fiat desde 2008. Foi o Stilo quem estreou o Duologic, que em 2016 passou a ser chamado de GSR depois de uma reestilização que trocou a manopla do câmbio por botões.

Linea, Bravo, Palio e Idea também foram equipados com o câmbio automatizado. Na concorrência, Volkswagen equipou up!, Fox e outros modelos com o I-Motion, Renault apostou no Easy’R no Sandero e a Chevrolet adotou o Easytronic.

Para substituir a opção, a Fiat vai adotar, a partir de 2021, o câmbio automático CVT da marca Aisin.

cambio automatizado argo drive gsr fiat png1
Câmbio GSR estrou no Fiat Mobi (Foto: Fiat | Divulgação)
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    José Fernando 24 de outubro de 2020

    O Punto também foi equipado com o câmbio automatizado.

Avatar
Deixe um comentário